Show simple item record

dc.creatorAbrahão, Cleiton Aparecido dos Santos
dc.date.accessioned2019-10-30T21:28:26Z
dc.date.accessioned2020-05-28T17:54:49Z
dc.date.available2020-05-28T17:54:49Z
dc.date.issued2019-08-06
dc.identifier.citationABRAHÃO, Cleiton Aparecido dos Santos. Decisões gerenciais orientadas por dados no segmento bancário de alta renda. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23052
dc.description.abstractThe objective of this work was to introduce the data-driven decision to Itaú Per-sonnalité. Thus, an opportunity was identified, which was the use of data related to care, which had been underutilized. It was an innovative activity in the company. Initially, Itaú Unibanco and its business are presented, highlighting its strategic fronts. The historical context of Itaú Personnalité has been demonstrated since its inception, highlighting the historical moment that justifies the generation and storage of data, until the present mo-ment where the opportunity is showing. For their understanding, a proof of concept was implemented, which demonstrated the potential of the data and, subsequently, possible scenarios were listed for its use. Due to the complexity of the decision, the decision sup-port system was used SuperDecisions, (based on the mathematical principles of the AHP-Analytic Hierarchy Process) To choose the scenario, which resulted in the hiring of data scientists, in a joint program with the Technological Institute of Aeronautics (ITA). To implement the solution, we used the process CRISP-DM (CRoss Industry Standard Pro-cess for Data Mining) to validate a predictive model in the selection of potential custom-ers to offer life insurance, which demonstrated its applicability. It is estimated, thus, an operating revenue gain of R$8 million with a first strategy and a total of R$20 million for three initial projects. Finally, we conclude the work demonstrating that the introduction of data strategies in the management and decision making of Personnalité opens the pos-sibility of new applications for the data infrastructure for other segments of Itaú.eng
dc.description.sponsorshipBanco Itaú S.A.por
dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectdecisão orientada por dadospor
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectcomplexidadepor
dc.subjectvisão baseada em recursospor
dc.subjectaplicabilidadepor
dc.titleDecisões gerenciais orientadas por dados no segmento bancário de alta rendapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração do Desenvolvimento de Negóciospor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi introduzir no Itaú Personnalité a decisão orientada por dados. Assim, identificou-se uma oportunidade, que foi a utilização de dados relaci-onados ao atendimento, até então subutilizados. Tratou-se de uma atividade inovadora na empresa. Inicialmente o Itaú Unibanco e seu negócio são apresentados, com destaque para suas frentes estratégicas. Foi demonstrado o contexto histórico do Itaú Personnalité desde a sua criação, com destaque para o momento histórico que justifica a geração e armazenamento de dados, até o atual momento onde se demonstra a oportunidade. Para seu entendimento, foi implementada uma prova de conceito que demonstrou o potencial dos dados e, em seguida, foram elencados cenários possíveis para o seu aproveitamento e, em razão da complexidade da decisão, foi utilizado o Sistema de Apoio à Decisão Su-perDecisions, (baseado nos princípios matemáticos do AHP- Analytic Hierarchy Process) para escolha do cenário, o que resultou na contratação de cientistas de dados, em um programa conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para implantar a solução utilizou-se o processo CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining) para validar um modelo preditivo na seleção de clientes potenciais para oferta de Seguros de Vida, o que demonstrou a sua aplicabilidade. Estima-se, assim, um ganho de receita operacional de R$ 8 milhões com uma primeira estratégia e um total de R$ 20 milhões para três projetos iniciais. Por fim, conclui-se o trabalho demonstrando-se que a introdução das estratégias de dados na gestão e nas tomadas de decisão do Personnalité abre a possibilidade de novas aplicações para a infraestrutura de dados para outros seg-mentos do Itaú.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0198559698507987por
dc.contributor.advisor1Medeiros Jr., Alberto de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6763664457987822por
dc.contributor.referee1Silva, Leandro Augusto da
dc.contributor.referee2Gaspar, Marcos Antônio
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4103/5/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%28a%29%20autor%28a%29.docx
dc.keywordsdata driven decisioneng
dc.keywordsinnovationeng
dc.keywordscomplexityeng
dc.keywordsresource based vieweng
dc.keywordsap-plicabilityeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Restrito
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Restrito