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dc.creatorPereira, Rita Aparecida Bettinipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:48Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:25Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:25Z
dc.date.issued2007-02-26pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Rita Aparecida Bettini. Ethical dilemmas related to physiotherapy practice in attendance of children with physical and mental disability. 2007. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22658
dc.description.abstractThe ethical dilemma is present in situations were two approaches are possible and defensible, generating doubts related to the choice options. On first sight Physiotherapy seams to have no familiarity with Sociology and Philosophy, areas that brings us closer to ethics discussions. Nevertheless, it is daily present to this professional. The objective of this study was verifying through a transversal study, the ethical dilemmas present in the professional practice of physiotherapists to build their relationship with disability children and their respective families. A survey study was done with physiotherapists enrolled in the Crefito-3, resident in Campinas, São Paulo State countryside. It was utilized a semi-structured questionnaire form with opened and closed questions, sent to 1,403 physiotherapists, being the main focus of the study those who currently attend children with physical and/or mental deficiencies. The results have pointed that in its majority, the physiotherapists do not recognize dilemmas or ethical questions in the attendance of such children. The low return of question forms can indicate low commitment of these professionals with the proposed theme or with participation in researches, the lack of habit to reflect about ethics and conflicting daily situations, its practical implications, as well as the repercussions that a research about the theme can have in future studies, its consequences to the professional category and quality of attendance.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbioéticapor
dc.subjectdilemas éticospor
dc.subjectfisioterapiapor
dc.subjectcrianças deficientespor
dc.subjectformação profissionalpor
dc.subjectbioethicseng
dc.subjectethical dilemmaeng
dc.subjectphysiotherapyeng
dc.subjectdisability childreneng
dc.subjectprofessional formationeng
dc.titleDilemas éticos ligados à prática do fisioterapeuta no atendimento da criança com deficiência física ou mentalpor
dc.title.alternativeEthical dilemmas related to physiotherapy practice in attendance of children with physical and mental disabilityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.description.resumoDefine-se como dilema ético situação onde duas abordagens são possíveis e defensáveis tecnicamente, existindo dúvidas quanto à adequação moral de cada escolha (GOLDIM, 2002). À primeira vista a Fisioterapia não tem familiaridade com a Sociologia e Filosofia, que são áreas que nos aproximam das discussões sobre ética. Torna-se importante estabelecer uma reflexão sobre o tema, já que a ética está presente em nossa prática profissional. O objetivo deste trabalho foi verificar a partir de um estudo transversal, os dilemas éticos presentes na prática profissional de fisioterapeutas, os quais orientam a construção de sua relação terapêutica com a criança com deficiência física e/ou mental e suas famílias. Foi realizado um estudo tipo survey , com fisioterapeutas da cidade de Campinas, interior de São Paulo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas, encaminhado a todos os fisioterapeutas inscritos no Crefito-3, sendo porém considerados para este estudo apenas os que atendem atualmente crianças com deficiência física. Os resultados apontam que os fisioterapeutas , em sua maioria, não se deparam com dilemas ou questões éticas no atendimento das crianças com deficiência física e /ou mental. O baixo índice de devolução dos questionários pode indicar pouco envolvimento destes profissionais, a falta de compreensão dos objetivos desta pesquisa, a falta de hábito de refletir sobre a ética e situações conflitantes no dia-a-dia, suas implicações na prática, assim como as repercussões que um trabalho sobre esta temática pode ter em futuros estudos e suas conseqüências para a categoria profissional e para a qualidade dos atendimentos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729797613935474por
dc.contributor.advisor1Assis, Silvana Maria Blascovi dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412por
dc.contributor.referee1Mazzotta, Marcos José da Silveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113por
dc.contributor.referee2Souza, Regina Célia Turolla dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7438273012604070por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4004/Rita%20Aparecida%20Bettini%20Pereira.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1743/1/Rita%20Aparecida%20Bettini%20Pereira.pdf


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