Intervenção coletiva com o uso de Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada em crianças da recuperação do ciclo I
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-02-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Mei, Chi Kow
Orientador
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Boggio, Paulo Sérgio
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O fracasso escolar no Brasil tem se agravado consideravelmente. Há estudos que mostram diversos tipos de relações entre o desempenho escolar e uma multiplicidade de variáveis. É necessário investir na formação continuada de professores, fazer uma revisão crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como introduzir métodos de ensino eficazes que desenvolvam as diferentes habilidades necessárias para solucionar ou remediar os atrasos na aquisição de leitura e escrita. O presente projeto teve como sujeitos de pesquisa um grupo de crianças da Recuperação do Ciclo I. Os objetivos do estudo foram avaliar habilidades não verbais de raciocínio abstrato dessas crianças, avaliar o nível de leitura e escrita, aplicar em um subgrupo de crianças o treino de consciência fonológica em tarefas de leitura e escrita com o uso do Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada, avaliar o nível de leitura e escrita das crianças treinadas após as sessões de treinamento e comparar ambas as avaliações de leitura e escrita entre ambos os subgrupos com os resultados da avaliação do professor de sala de aula. Participaram do estudo 23 estudantes de uma Classe de Recuperação do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município São Paulo. A média de idade da amostra foi de 11,4 anos, 15 eram meninos e 8 eram meninas. A avaliação do desempenho das crianças foi realizada a partir do uso dos seguintes instrumentos: - Bateria de Avaliação de Leitura e escrita On-Line - BALE On-Line;- Resultados da avaliação de desempenho executada pelo professor da Recuperação do Ciclo I;- Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP);- Teste de compreensão de Letras do Alfabeto e, - Teste Não Verbal de Inteligência Test of Non Verbal Intelligence TONI-3. Os procedimentos de coleta de dados ocorreram em três etapas. Uma etapa inicial de avaliação e divisão do grupo em duas amostras. A segunda etapa de treinamento fônico com o auxílio do Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada em um dos grupos e uma terceira etapa de avaliação. Embora o desenho do estudo não permitisse inferir diferenças estatisticamente significativas entre ambos os grupos, os principais resultados apontaram que a leitura e escrita dessas crianças ocorre pela rota fonológica, isto é, pela decodificação grafo fonêmica estrita, sem fazer o uso da rota lexical. Encontrou-se que as avaliações do professor a partir dos conceitos satisfatório não são compatíveis com os escores nos testes da BALE On-Line. Verficou-se que alunos que participaram do presente estudo ainda não atingiram os estágios de leitura e escrita ortográficos e não são capazes de acessar o léxico semântico a partir da identificação de unidades morfêmicas.
Descrição
Palavras-chave
Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada , recuperação do ciclo I , intervenção fônica , avaliação de desempenho , Phonic Literacy Computerized Program , recovery class of cycle I , phonic intervention , performance assessment
Assuntos Scopus
Citação
MEI, Chi Kow. Intervenção coletiva com o uso de Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada em crianças da recuperação do ciclo I. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.