O domínio de atividades de vida autônoma e social referentes à alimentação de crianças surdocegas com fissura lábio palatal

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2006-08-23
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Frederico, Carlos Eduardo
Orientador
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Título da Revista
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Membros da banca
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Essa pesquisa consiste no depoimento de mães e professores sobre o domínio de atividades de vida autônoma e social referentes à alimentação de crianças surdocegas com fissura lábio palatal. A presente pesquisa fundamentou-se em estudos sobre a história da surdocegueira, seus principais aspectos, etiologias, a importância da comunicação e linguagem do surdocego, os modelos curriculares básicos que possam ser facilitadoras para a aprendizagem do surdocego em relação as suas atividades de vida autônoma e social, bem como para identificar como se estrutura a comunicação na organização das atividades de vida autônoma e social desta criança referentes a alimentação, buscando seu desenvolvimento pessoal e social, tendo em vista a sua independência e convivência social. Teve como objetivo analisar a intervenção da família e dos professores na aquisição dos hábitos alimentares e mostrar a importância dessa aquisição à família e sociedade. Para alcançar esses objetivos foi realizada a coleta de dados no setor do surdocego (CENTRAU) em Curitiba, por meio de entrevistas com mães e professores sobre as formas de como ocorre a alimentação dessas crianças. Buscou-se analisar o significado da amamentação e a relação da alimentação com a família e escola considerando sua influência cultural, social, psíquica e biológica no decorrer da vida do surdocego. O processo de análise ocorreu em três etapas: 1) leitura e releitura do material registrado, referentes às entrevistas; 2) organização dos dados em quadros referentes às respostas das mães e professores; 3) reflexão sobre os itens analisados nas duas etapas anteriores. A análise mostrou a falta de informações recebidas pelas mães após o nascimento da criança pelos profissionais da área médica, a falta de estímulos recebidos de forma adequada por esta criança, a falta de informações dos professores sobre esta criança sobre aquilo que poderia facilitar sua aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
surdocegueira , alimentação , atividades de vida autônoma e social , fissura lábio palatal , deafblindnes , feeding , daily life
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Citação
FREDERICO, Carlos Eduardo. O domínio de atividades de vida autônoma e social referentes à alimentação de crianças surdocegas com fissura lábio palatal. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.