A relação entre desempenho em leitura, motivação autorregulação e ambiente familiar do aluno do ensino fundamental I
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-02-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Strelciunas, Djiane
Orientador
Macedo, Elizeu Coutinho de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Mecca, Tatiana Pontrelli
Mecca, Tatiana Pontrelli
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
A leitura é um processo de aquisição de informação, baseado na decodificação de símbolos escritos e na interpretação de um texto atrelado a um contexto acadêmico, cultural; competência indispensável no caminho que o aluno percorre na escola. O bom desempenho em leitura é fundamental para que ocorra aprendizagem e um desenlace acadêmico satisfatório. O presente estudo tem por objetivo avaliar a relação do desempenho em leitura do aluno do Ensino Fundamental I com as variáveis: motivação acadêmica, ambiente familiar e autorregulação. Dele, participaram quarenta e cinco alunos do Ensino Fundamental I de uma escola pública de São Paulo, com idades entre nove e dez anos. As avaliações foram realizadas no ambiente escolar e em visitas domiciliares, onde foram aplicados os Testes: matrizes progressivas coloridas de Raven, TCLPP, escala de avaliação da motivação escolar infanto-juvenil, inventário HOME para avaliação do ambiente familiar, inventário de recursos do ambiente Ffmiliar, escala de autorregulação adaptada (Ryan e Connel). Também foram conduzidas correlações de Pearson e os resultados demonstraram que o desempenho em leitura não difere entre os gêneros no total do TCLPP; nos itens palavras CI e PH, meninas apresentaram média maior e significativa. Na correlação significativa entre motivação e notas de língua portuguesa; os itens CR, PH e TV apresentaram correlações significativas de magnitude moderada com as referidas notas, ao passo que o item TS apresentou correlação significativa de baixa magnitude com as notas de língua portuguesa. Houve correlações positivas com magnitude moderada nos índices da regulação identificada com TCLPP, em notas de 2º, 3 º bimestres e médias de língua portuguesa; no RAI e nos quatro itens que o compõem ocorreu correlação positiva, significativa de baixa magnitude entre regulação externa e palavras TF, em notas de 2º e 3º bimestres e palavras com TS. A correlação foi positiva e significativa do total do HOME e no item ambiente físico com palavras CR e PH. Conclui-se que o desempenho em leitura dos alunos do Ensino Fundamental I se correlaciona com as variáveis propostas, com diferença entre elas.
Descrição
Palavras-chave
desempenho , leitura , motivação , ambiente familiar , autorregulação , performance , reading motivation , family environment , self-regulation
Assuntos Scopus
Citação
STRELCIUNAS, Djiane. A relação entre desempenho em leitura, motivação autorregulação e ambiente familiar do aluno do ensino fundamental I. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.