Análise de emoções em expressões faciais: veracidade das emoções e rastreio ocular
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-02-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Busin, Yuri
Orientador
Macedo, Elizeu Coutinho de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Boggio, Paulo Sérgio
Orsati, Fernanda Tebexreni
Orsati, Fernanda Tebexreni
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
As emoções consistem em reações a ações significativas nos indivíduos, mais especificamente, a respostas que envolvem uma experiência afetiva, podendo ser expressadas verbalmente ou não. A face humana pode expressar muitas emoções possibilitando a troca de informações sobre os estados afetivos, facilitando a interação entre indivíduos. Nem todas as expressões faciais são genuínas, pois nas interações sociais existem mentiras e dissimulações que podem variar desde motivações altruístas até mentiras por medo de punição. Estudos mostram as regiões cerebrais relacionadas com a identificação e sentimento de cada emoção, e como a lateralidade cerebral pode influenciar no reconhecimento e expressão das mesmas. Assim, o lado esquerdo do rosto tem sido identificado como mais informativo para identificar emoções, revelando a existência de assimetria facial na identificação das expressões de emoções. Objetivo do estudo é avaliar o padrão dos movimentos oculares em tarefas de julgamento de expressões de emoções reais e falseadas. Participaram do estudo 33 sujeitos, os quais serão instruídos a assistir grupos de vídeos, cada um contendo 48 vídeos com expressões falseadas e verdadeiras. Os vídeos apresentam a área esquerda do rosto maior. Estes vídeos foram editados de forma que apresentem as emoções espelhadamente e normais. Todos os vídeos foram apresentados em um computador com equipamento de Eye-Tracking para o rastreamento dos movimentos oculares. As expressões apresentadas foram: Alegria, Medo e Tristeza. Os participantes indicaram se a expressão vista era ou não verdadeira. Os resultados apontam que o campo visual direito é mais utilizado e mais rápidos para julgamento das emoções, sendo assim há uma maior ativação do hemisfério esquerdo cerebral. O julgamento de emoções genuínas obteve um melhor índice de acertos.
Descrição
Palavras-chave
expressão facial , julgamento de emoções , movimentos oculares , facial expression , judgment of emotions , eye moviments
Assuntos Scopus
Citação
BUSIN, Yuri. Análise de emoções em expressões faciais: veracidade das emoções e rastreio ocular. 2014. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.