As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-12-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Dimberio, Alessandra Cieri
Orientador
Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Oliveira, Irani Tomiatto de
Stroili, Maria Helena Melhado
Stroili, Maria Helena Melhado
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Este estudo pesquisou cinco crianças repetentes, de idade entre 7 a 12 anos, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino, do Ensino Fundamental I de uma escola particular da cidade de São Paulo, a fim de investigar manifestações de sua compreensão quanto às atitudes dos pais frente às suas dificuldades de aprendizagem, sob uma ótica psicanalítica. Descreve as análises do Desenho da Família e do Par Educativo produzidos por cada participante combinadas aos respectivos inquéritos. Os sinais mais presentes obtidos por meio das análises foram afastamento, timidez e sentimento de inadequação ou culpa sobre a incapacidade de agir corretamente. A análise dos dados também mostrou que as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem demonstraram certos conflitos familiares significativos, como o distanciamento materno ou paterno. Os resultados apontam para o aprimoramento nas relações entre pais e filhos e a prevenção das dificuldades escolares.
Descrição
Palavras-chave
influências parentais , criança , dificuldade de aprendizagem , família , parental influences , children , learning difficulties , family