Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis

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  • TCC
    Guerra russo-ucraniana e seus impactos para a balança comercial brasileira
    Zulin, Guilherme Prado; Almeida , Lucas dos Santos; Leite, Polyana Ferreira; Bispo, Vinicius Messias de Souza (2023-06-13)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    O vigente estudo tem como objetivo compreender os potenciais impactos gerados pela guerra russo-ucraniana na balança comercial brasileira em relação aos países Rússia e Ucrânia, através do levantamento do histórico comercial da última década entre as duas nações, da comparação de volumes e valores nas operações de importação e exportação entre os doze meses anteriores e os doze meses a partir do início da guerra, além da identificação dos setores e produtos mais afetados pelo conflito. Os resultados são obtidos por meio de pesquisa exploratória e descritiva, com método misto, por meio da plataforma Comexstat para dados quantitativos e de artigos não científicos, publicações de centros de pesquisa, artigos de opinião e análise de jornais e revistas para dados qualitativos. Em conclusão, infere-se que a balança comercial brasileira sofreu alterações devido a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, impactando as importações e exportações de produtos como carne, petróleo e grãos desde o início do conflito.
  • TCC
    Estratégias para a internacionalização das franquias brasileiras no setor alimenticio
    Scibarauskas, Luis Felipe Reis; Silva, Davi Casemiro; Iso, William Shinji; Cardoso, Pedro de Luca (2022-12-08)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    O objetivo desse trabalho é analisar o processo de internacionalização das franquias brasileiras no setor alimentício. Foi realizada uma revisão da literatura sobre Internacionalização e Franchising. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos envolvendo três franquias brasileiras. A internacionalização de franquias ainda é um modo de entrada no exterior pouco explorado, porém vem apresentando um crescimento significativo recentemente. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de franquias. Para a análise, foram selecionadas as franquias: Spoleto, Oakberry e Giraffas como sujeitos da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de análise dos artigos e de sites. Foi constatado durante o estudo que o principal fator que motiva as franquias brasileiras a investirem no mercado externo é o aumento do valor da marca pela presença internacional. Pode-se verificar que as principais barreiras para processo de internacionalização se encontram no âmbito cultural e geográfico, que causam um receio para as franquias no processo de expansão, muitas vezes por medo de se arriscar e não obter sucesso, devido às dificuldades de custos, organização e os riscos políticos e econômicos.
  • TCC
    Principais desafios na importação independente de veículos de luxo no Brasil
    Souza, Amanda Zanatta de; Pavani, João Victor Colombo; Bonella, Raian Scaramussa; Galante, Yuri Andre Rodrigues Mirra (2022-12-06)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    O presente trabalho tem o objetivo de entender os principais desafios enfrentados por empresas que realizam importação independente de veículos de luxo no Brasil. Embasado pela revisão da literatura, o estudo se aprofunda nos temas que rondam a pesquisa, como a sistemática de importação, as importadoras independentes, a história da indústria automobilística brasileira e o mercado de luxo nacional, caracterizando os pontos essenciais. A partir da triangulação de dados primários e secundários, a metodologia qualitativa é utilizada para analisar os dados coletados. Considerando os dados, pode-se entender que a estrutura tributária brasileira, a volatilidade das moedas utilizadas nas compras internacionais e a dependência do modal marítimo para transporte dos veículos são os fatores que mais dificultam a prática de importação independente de veículos de luxo no Brasil.