Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - TCC - FCI Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 6
- TCCMonitoramento animal na pecuária extensiva através de sistema embarcadoMarcelo, Diego Marcuz; Andrade, Joao Henrique M. J. de (2021-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Projeto dedicado a producção de um dispositivo embarcado que permite monitoramento animal, na pecuaria extensiva, através de GPS e radio-frequência, com o objetivo de melhorar a gestão dos animais, por parte do proprietáio, auxiliando no manejo sanitário e na segurança física dos rebanhos brasileiros. - TCCBitcoin, uma evolução monetária descentralizada ética e segura ?Castilho, Giovani Giglio de; Paggio, Gabriel Rinaldo Del; Buim, Gabriel Mota Cardozo; Villela Filho, Otavio (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O artigo em questão trata de maneira, direta e objetiva, sobre a história e evolução das criptomoedas, levando como base a mais famosa atualmente, o Bitcoin - uma moeda digital que nasceu com o intuito de ser uma alternativa aos meios de pagamentos já conhecidos. O foco principal é examinar os problemas que ela pode trazer na ética computacional, analisando, se é viável ou não substituir os métodos de pagamentos atuais. Apresentaremos os aspectos e funcionalidades do Bitcoin, assim como o funcionamento da tecnologia que atua por trás do mesmo (o Blockchain), apresentando também possíveis problemas éticos que podem-se decorrer. Com todas informações colidas no decorrer das pesquisas, entrevistas e questionários realizados, voltaremos a questão inicial, concluindo se o Bitcoin pode ser considerado uma evolução monetária ética e segura. - TCCA influência das fake news nos processos eleitorais do Brasil e dos Estados UnidosSouza, Giovana Rodrigues de; Araújo, Felipe Moraes de; Bueno, Marcos Felipe (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Fake News (notícias falsas) são criadas com o objetivo de legitimar ou invalidar determinado ponto de vista, pessoa ou grupo de pessoas. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo a respeito das fake news e da forma como estas vêm ganhando espaço na sociedade. Em especial, no cenário dos processos eleitorais para presidente no Brasil e EUA, fazendo uma análise comparativa de como essas notícias falsas ganharam força - TCCIndexação e recuperação de recursos educacionais abertos em repositórios suportados por licenças creative commons e versionamento de códigoDeodato, Felipe Augusto de Oliveira; Barioni, Gabriel Paz da Silva (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho buscar relevar a importância e colocar em perspectiva o uso de licenças de conteúdo autoral, usando de um repositório que indexa e recupera arquivos para preservação dos mesmos e da propriedade intelectual de seus autores, voltados para o mundo acadêmico e conteúdos didáticos, a fim de oferecer aos seus devidos autores créditos e reconhecimento por suas obras. Neste mesmo artigo, serão apresentados os conceitos de repositórios aberto e licenças Creative Commons, e como os mesmos podem se relacionar com o intuito de criar um ambiente acessível e de possível propagação de informação, além de um protótipo de repositório criado para este projeto. Por fim, espera-se incentivar a produção científica e a solidariedade no mundo acadêmico. - TCCEstudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagemFilho, Joaquim Pessoa; Ramo, Fabio M; Meira, Guilherme chevis (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Jogos digitais e objetos de aprendizagem são cada vez mais utilizados no contexto educacional e existem diversas abordagens de desenvolvimento e implementação destes recursos. Por ser um mercado que cresce continuamente, surge a necessidade da utilização de metodologias para avaliação destes. Logo, neste trabalho, são estudadas diferentes abordagens para avaliação de objetos de aprendizagem e jogos digitais educativos, dentre elas, o Learn Object Review Instrument, que foi escolhido para ser testado no contexto do projeto de desenvolvimento de jogos para o Sistema Mackenzie de Ensino. Concluiu-se que é viável a aplicação desta metodologia para projetos como este, porém com algumas modificações para melhor aproveitamento dos resultados obtidos.