Design - TCC – FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 7
- TCCMesa de centro 339: design simbólico e representativo da família OdaMoraes, Felipe Oda de (2021-06-16)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A memória é uma das fundações que dá sentido à vida e para que ela seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos ou ter registros de fatos. Com um projeto de mobiliário que resgata a memória histórica da família Oda, de origem japonesa, não é diferente. Preservar é fortalecer e manter viva a história da família. Este trabalho teve como propósito preservar e promover conhecimento histórico-familiar aos descendentes de um importante Clã japonês do século XV, os Odas. O projeto da mesa de centro 339 teve por objetivo geral projetar um móvel, contemporâreno, de uso doméstico, inspirado na história do Clã Oda e sua imigração do Japão para o Brasil e como objetivos específicos promover aos descendentes da família Oda o conhecimento da história de sua ancestralidade, com a representação de um móvel simbólico e também propiciar aos usuários do móvel conforto e bem-estar. Para o desenvolvimento do projeto empregou-se a metodologia operacional para o design de Bruno Munari como norteadora do processo com adição de algumas técnicas e procedimentos de outros teóricos como Mike Baxter, IDEO - HCD e Alex Milton e Paul Rodgers. - TCCConstrução da marca de moda WageRangel, Elora Scarpa (2021-06-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho apresenta o processo de criação do Branding da marca de moda WAGE. A empresa WAGE possui uma loja física desde 2018, mas diante do mercado e do contexto de pandemia, ficou ainda mais evidente sua necessidade de expandir e aderir a novos formatos como e-commerce. Dessa forma, percebeu-se a falta de estratégia da marca, consequentemente sem posicionamento e uma identidade visual desatualizada. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é proporcionar à marca uma solidez e consequentemente uma comunicação assertiva aos usuários. E também, oferecer ao usuário uma experiência de marca e não somente a compra e utilização dos produtos. - TCCBranding e design de identidade de marca da padaria artesanal OLIELO Pan & CaféOlielo, Carla Regina Rodrigues (2021-06-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente projeto propõe desenvolver um projeto de branding e a criação da identidade de marca da padaria artesanal Olielo Pan & Café. O projeto compreende demonstrar a importância do design na criação de um novo negócio, através do posicionamento de marca. Para a realização do projeto, foi feito o estudo e análise da literatura sobre branding e design de identidade de marca que deram base para todo construção do mesmo. O projeto foi desenvolvido a partir da proposição de método baseado no Design Thinking de Maurício Viana et. al. e Rodolfo Fuentes, composto por 3 etapas principais: Imersão, Ideação e Prototipação. Como resultado obteve-se a criação de estratégia de marca da padaria, nome, identidade de marca e principais pontos de contato necessários para a construção de uma nova marca sólida no mercado. - TCC#TelaPreta: design editorial para uma reflexão sobre a luta antirracistaSousa, Hemelin Feitosa de (2021-06-15)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho apresenta o processo de elaboração do projeto editorial que emprega recursos gráficos para criação de um livro que propõe ao leitor - através de entrevistas -, uma reflexão sobre o racismo. Visto que o racismo possui uma raiz histórica e que, para que haja ações afirmativas é necessário agir de imediato, o #TelaPreta: design editorial para uma reflexão sobre a luta antirracista, tem como propósito provocar o vetor, o propagador, o ponto central da problemática, em outras palavras: tocar na raiz do problema, convidar o branco para o debate. Aqui, livro torna-se alicerce e ferramenta transmissora, desempenha o papel de expressar, documentar e acima de tudo, manifestar. É necessário que haja compreensão dos papéis em relação à luta antirracista para estimular a prática de ações que visem combater a discriminação racial de forma efetiva e coletiva. - TCCDesign Editorial: livro experimental da narrativa poética autoral "Pegadas não calçadas"Dias, Helena Junqueira (2021-12-13)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O projeto tem como finalidade a criação de um livro-objeto poético, ressaltando o potencial expressivo que um livro pode proporcionar para o leitor quando o suporte faz uma mediação interpretativa com o conteúdo textual. Desenvolvido a partir de uma narrativa poética autoral, o trabalho contempla publicações independentes que partem para um lado mais criativo e conceitual ao explorar as diversas possibilidades de linguagem dentro do design gráfico.