Engenharia de Produção – TCC – Campinas

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  • TCC
    Aplicação do lean manufacturing : o uso da ferramenta Single Minute Exchange of Die (SMED) no centro de usinagem - um estudo de caso
    Sousa, Wesllayne de Kássia Silva de (2024)

    Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)

    O presente trabalho de pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que foi realizado no setor de usinagem de uma empresa que fabrica motores elétricos, equipamentos eletromecânicos, peças injetadas em termoplásticos e alumínio, além de realizar fundição em alumínio. O objetivo principal se concentrou em aplicar o Lean Manufacturing para reduzir desperdícios, com ênfase na técnica de Single- Minute Exchange of Die (SMED) que visa diminuir o tempo de setup para menos de 10 minutos. O setup é o processo de troca de ferramentas e ajustes necessários para produzir de uma peça A para uma peça B, incluindo limpezas durante essa transição. Para auxiliar na implementação do SMED foi adotada também a metodologia 5S, outra ferramenta Lean. Além disso, o estudo abordou o conceito de Overall Equipment Effectiveness (OEE) e identificou que longos períodos de setup e ajustes contribuem significativamente para as perdas de OEE no centro de usinagem. Durante a pesquisa, foi realizada uma cronometragem do setup, classificando as atividades em internas e externas e, em seguida, reclassificando as atividades internas possíveis para externas. As melhorias implantadas com o uso do SMED resultaram em um tempo de setup inferior a 10 minutos.
  • TCC
    Avaliação de estratégias para o aprimoramento do uso de recursos hídricos como fator impactante na produtividade do setor agroindustrial
    Serafim Neto, Jamil (2024)

    Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)

    A sustentabilidade é um assunto amplamente discutido na Engenharia de Produção e está ganhando cada vez mais destaque devido ao aumento do foco no desempenho sustentável das empresas. Com o aumento da demanda mundial por alimentos, a pressão sobre os recursos hídricos se intensificou. Na agroindústria, a água é utilizada em diversas etapas do processo produtivo, desde a irrigação de cultivos até o processamento e a lavagem de alimentos. No entanto, a falta de planejamento e o uso inadequado da água têm gerado impactos negativos no meio ambiente e na sociedade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar estratégias e alternativas destinadas ao aprimoramento do uso de recursos hídricos como fator impactante na produtividade do setor agroindustrial. Uma das abordagens propostas é a adoção de tecnologias de irrigação eficientes, como a Irrigação por aspersão, essa técnica moderna minimiza o desperdício de água, garantindo que as plantas recebam a quantidade ideal necessária para o seu desenvolvimento, promovendo a uniformidade na distribuição da água. Outra estratégia discutida é o monitoramento e a automação da irrigação. Este estudo contribuiu para o avanço do conhecimento sobre sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, ofereceu uma perspectiva abrangente sobre empresas do agronegócio brasileiro, avaliando seu desempenho econômico, ambiental e social. Recomenda-se para futuras pesquisas uma abordagem empírica com gestores de empresas comprometidas com a sustentabilidade, especialmente no contexto do uso eficiente da água, como a irrigação por aspersão.
  • TCC
    A importância da segmentação de público-alvo em marketing de atração para melhoria da taxa de conversão em campanhas de marketing digital : uma revisão bibliográfica
    Castro, João Marcos de Souza (2024)

    Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)

    Neste trabalho, é investigada a importância da segmentação de público-alvo no contexto do Marketing de atração para a melhoria da taxa de conversão em campanhas de marketing digital. Por meio de uma revisão bibliográfica, foi analisada a literatura acadêmica e práticas do setor, destacando a influência positiva da segmentação na eficácia das estratégias de marketing digital. Os resultados enfatizam a necessidade de direcionar conteúdo específico para diferentes segmentos de público, resultando em taxas de conversão mais elevadas e maior satisfação do cliente, contribuindo assim para o sucesso das organizações em um ambiente altamente competitivo.
  • TCC
    Utilização de elementos de jogos para desenvolvimento profissional : um estudo de múltiplos casos
    Valverde, Douglas Santos (2024)

    Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)

    A evolução tecnológica ocorre de maneira exponencial globalmente, trazendo inúmeros benefícios à sociedade, como o acesso facilitado à informação e o surgimento contínuo de inovações. Esse cenário sugere a adaptação mandatória das gerações mais jovens. Os conhecidos nativos digitais, nasceram na era das tecnologias e das redes sociais. Surge, então, a indagação sobre como melhorar os métodos de aprendizagem nas instituições de ensino e treinamento de colaboradores no contexto corporativo. Neste contexto, a integração de elementos de jogos, com sistemas de recompensa e competição, como os existentes em aplicativos voltados para o público jovem, torna-se uma estratégia promissora para engajar tanto alunos quanto jovens funcionários do ambiente corporativo. Essa abordagem frequentemente envolve a nova geração por meio de um sistema de treinamento que também estimula a produtividade por meio da competição e indicadores performance. A partir desta contextualização, este estudo teve como objetivo investigar a utilização de elementos de jogos para o desenvolvimento profissional tanto no ambiente corporativo quanto no ambiente de ensino superior. Para isso, propõe-se uma análise por meio de estudo de caso múltiplo envolvendo duas instituições de ensino superior e uma empresa multinacional. Os resultados sugerem que a adoção de jogos sérios no ensino superior decorre de sua capacidade de proporcionar uma experiência educacional imersiva e alinhada aos objetivos curriculares, mas que há trade-offs importantes relacionados à seleção de conteúdo e tempo de jogo a serem levados em consideração. Enquanto a gamificação no treinamento corporativo é impulsionada principalmente pela busca por resultados e competição. Essa diferenciação pode ser atribuída às características específicas de cada abordagem e aos objetivos distintos que visam alcançar.