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- DissertaçãoUma análise da estrutura literária do evangelho de Marcos como base para a pregação expositiva de cada Perícope: da estrutura para o sermãoSimoncelos, Daniel Leite (2023-01-11)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho aborda a interpretação da estrutura evangelho de Marcos como base para a pregação expositiva. Considera os princípios hermenêuticos para o gênero de narrativas e ferramentas hermenêuticas para interpretação do texto levando em conta os quiasmos, paralelismos e inclusios presentes no evangelho, e a intenção do autor ao estruturar o texto dessa maneira. Este trabalho aborda ainda como podemos pregar uma perícope levando em conta a sua estrutura literária. Por fim, são apresentados quatro sermões como exemplo de uma pregação que parte da estrutura para a pregação expositiva. - DissertaçãoEgo lógico ou ego religioso: Kant, Dooyeweerd e a crítica transcendental da razãoConterato, Luis Sergio Vieira (2023-01-17)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho propõe uma aproximação entre a crítica transcendental da razão de Kant e Dooyeweerd com o objetivo de investigar interesses comuns e distanciamentos. Por um lado, há uma aproximação contextual, metodológica e semântica, mas, por outro lado, há um distanciamento contextual, conceitual e semântico. Esses distanciamentos marcam um afastamento entre Kant e Dooyeweerd, sobretudo em relação ao sujeito cognoscente. Se a epistemologia kantiana e dooyeweerdiana são diferentes é, em boa medida, porque suas noções de sujeito são distintas, ou seja, há uma ligação interna entre noção de sujeito e conhecimento em ambos os projetos de crítica transcendental da razão. A fim de se verificar a crítica de Dooyeweerd a crítica transcendental de Kant, busca-se apresentar ambos os projetos de crítica transcendental, sob a guia da noção de sujeito. Por fim, mostrar-se-á a crítica de Dooyeweerd ao Idealismo Transcendental, bem como a tensão que há entre Ego Lógico e Ego Religioso. Parte-se da hipótese de que, o subjetivismo epistemológico kantiano não toma em consideração a natureza religiosa do EU, tampouco a estrutura estabelecida por Deus na criação como condição de possibilidade do conhecimento e, por esta razão, Kant assume o dogma da autonomia religiosa do pensamento teórico. Portanto, conclui-se, de acordo com a análise dooyeweerdiana: o projeto de crítica transcendental de Kant errou ao tomar a razão como ponto de referência para a síntese teórica, porque ela é um dos termos da relação antitética. A realidade não-lógica pode ser explicada por categorias lógicas, não por causa de uma “razão pura”, mas porque sua unidade de significado, e todas as dimensões da realidade temporal estão concentradas no coração do homem, o ponto de referência que transcende a diversidade modal, que é o responsável pela síntese teórica. - DissertaçãoO uso neotestamentário do contexto do Antigo Testamento : uma aplicação do método interpretativo de Gregory K. Beale nos textos neotestamentários que citam a apostasia da congregação de IsraelCunha, Wisner Rodrigo (2023-12-14)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como os autores do Novo Testamento utilizaram o Antigo Testamento, especificamente no que diz respeito às citações de passagens que se referem à apostasia de alguns membros da congregação de Israel. A análise abrangerá todas as citações formais que relatam sobre a apostasia de alguns dos membros da referida congregação. Estas citações ocorrem em: Atos 7.42-43, 1 Coríntios 10.7, Hebreus 3.7-11, 3.15, 4.3, 4.5 e 4.7. Os textos do Antigo Testamento que foram citados nestas passagens do Novo Testamento, respectivamente, foram: Amós 5.25-27, Êxodo 32.6 e Salmo 95.7-11. A exegese das referidas citações abrangeu as seguintes análises: contexto do Novo Testamento, contexto do Antigo Testamento, uso da citação no judaísmo anterior e posterior, uso textual, uso da citação na literatura cristã primitiva, e por fim, uso interpretativo. Assim, a presente pesquisa defende que os autores do Novo Testamento respeitaram o contexto do Antigo Testamento ao efetuarem as citações referentes a apostasia de alguns membros da congregação de Israel e demonstra que tais citações foram utilizadas para advertir seus ouvintes, a fim de que eles não seguissem o exemplo dos apóstatas, os quais tiveram acesso à Palavra de Deus, porém esta não lhes aproveitou, pois não creram e não foram obedientes à voz de Deus, sendo que a consequência final foi terminarem debaixo do juízo divino com o próprio Deus se afastando deles.