Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia) por Assunto "adoração"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaAnálise do culto religioso: a forma aceitável à luz da antiga e nova aliançaVentura, Eduardo Fernando Montarroyos (2023-02-08)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do tema presente no capítulo sobre o culto religioso da Confissão de Fé de Westminster. O artigo faz análise da forma aceitável da adoração de culto à luz das Escrituras, bem como se propõe a identificar os elementos de culto e seu uso no contexto da Antiga e Nova Aliança. - MonografiaO coração do artista cristão como catalisador da falta de unidade na adoraçãoPessôa, Samuel Tito Siqueira (2023-02-09)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Em todas as denominações evangélicas há atritos entre os envolvidos na liturgia do culto. Músicos e pastores, artistas e liderança eclesiástica tem linguagem e predisposições bem diferentes. Ao mesmo tempo, fora das comunidades cristãs, o artista dedicado à sua técnica e à sua profissão tem o sucesso como alvo comum. Ele é diariamente, intencionalmente, e intensamente adestrado para o virtuosismo e a excelência técnica. Esta jornada sempre tem premissas ligadas ao aperfeiçoamento da performance a qualquer preço. Os parâmetros sempre serão exclusivamente técnicos. O artista será tão mais recompensado e admirado quanto mais apurada for sua habilidade. Para isto ele é intensamente direcionado ao oposto do biblicamente requerido de quem ministra no culto. Ao mesmo tempo, a obra e a performance de um artista nascem em seu coração, mas não há como mensurar que intenção existiu no processo criativo. Acontece que Deus requer intencionalidade e pureza de propósito na adoração prestada a Ele. Ele requer que somente o seu nome seja exaltado. Então, se o culto não acontece como deveria no coração de cada ser humano, sua expressão, ainda que permeada de excelência profissional e até mesmo de adequação litúrgica, não significará que houve louvor genuíno. Todo o descompasso certamente nasce da falta de valores consistentemente bíblicos na adoração pessoal e diária. E então, quanto de fato a liderança eclesiástica conhece de cada artista, e do ambiente em que ele é treinado? Será que sequer existe a percepção real de que, no que diz respeito à técnica, a atividade musical pode ser exercida da mesma forma dentro e fora do culto, sem que as intenções sejam notadas? Como fica o coração do artista neste contexto de conflito espiritual? O que é requerido para ajustar essas variáveis e o comportamento dos envolvidos a um modelo bíblico de adoração comunitária? O que é preciso para que pastores e líderes se tornem mentores plenamente envolvidos com gente tão estranha quanto os artistas? Que ferramentas temos à nossa disposição na caminhada cristã para um discipulado realmente transformador, promotor de unidade na adoração? O objetivo deste trabalho é ajudar nessa caminhada, promovendo a unidade no culto comunitário e público. - MonografiaEspiritualidade integral: uma visão bíblico-teológica de cuidado do corpo como adoração ao senhorOxolania, Lucas Quintino (2023-01-31)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Quem é o homem? Talvez a melhor pergunta para resolver essa definição seja: “De quem eu sou?". O homem é a obra-prima da criação de Deus, em que o Criador imprimiu a sua imagem e como parte disso somos convocados para dominar e cuidar de toda a criação do Senhor. O ser humano possui uma relação inegável com a criação e é através do seu corpo que ele cumpre os mandatos de Deus. Mas, devido à sua desobediência, pelo desejo de autonomia, o ser humano pecou e recebeu em si mesmo os efeitos do pecado que distorceu esta imagem de Deus em nós, em todos os aspectos, estrutural e funcional [1]. Pecado que afetou inclusive o corpo humano e foi a porta de entrada para doenças, problemas hormonais e anomalias genéticas. E de forma oposta como alguns pensam, isto não é o mau de uns, este é o problema de todos que nascem dia após dia. Sendo que a solução para este problema não é capaz de ser realizada por mãos unicamente humanas. Somente Deus pode remover a prisão da morte eterna em nosso corpo e nos dar vida novamente. E foi exatamente o que fez, quando Ele mesmo se encarnou e se tornou um de nós na pessoa de Jesus Cristo que, sem pecado, venceu a morte e todos os seus efeitos, que garante vida novamente a todo o que n’Ele crer, através do seu grande sacrifício vicário. Hoje temos a responsabilidade na condição de salvos, de nos unir a toda criação, nos entregando por inteiro em honra e glorificar a Deus, inclusive com nosso corpo, por entendermos que Ele é nossa origem e nosso destino. - MonografiaPrincípios para a verdadeira adoração em João 4.24 numa perspectiva missiológicaVieira, Marcos Aurélio Marques (2023-02-10)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Com base em algumas vozes importantes da missiologia contemporânea e na exposição da breve passagem de João 4.24, à luz do seu contexto literário, o objetivo é mostrar que a adoração e o trabalho missionário do povo de Deus estão indissoluvelmente ligados. Por meio de uma análise bíblico-teológica, acompanhada de suas implicações missiológicas, busca-se extrair o ensino de Jesus acerca da verdadeira adoração apresentando aspectos importantes e indispensáveis presentes na passagem, a saber: A Natureza Divina, como origem e o fim da verdadeira adoração, e o modo como tal adoração deve ser praticada, isto é, em espírito e em verdade. E assim, demonstrar que adoração precede e impulsiona o engajamento missionário da igreja de Cristo. Quando a igreja falha na sua missão de fazer o nome de Cristo conhecido entre os povos, a pergunta chave não é: onde estamos errando como missionários? A pergunta fundamental é: onde estamos errando como adoradores do Deus Único e Verdadeiro? Falhar na adoração conduzirá o fracasso no trabalho missionário.