Faculdade de Computação e Informática (FCI)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Computação e Informática (FCI) por Assunto "adaptaçãao curricular"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoDesenvolvimento de aplicação web para extração de requisitos, tecnologias e competências presentes no mercado de trabalho para auxiliar na construção e atualização de cursos lato sensu voltados para a área de ciência da computaçãoWolski, Gustavo Coxev (2025-02-21)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma Aplicação Web baseada no Processamento de Linguagem Natural (PLN) das descrições de vagas de trabalho, com o objetivo de extrair dados como requisitos, ferramentas, competências técnicas e sociais. A ferramenta destina-se a auxiliar na estruturação e atualização de cursos lato sensu na área de computação, adaptando os currículos às demandas contemporâneas do mercado de trabalho. A necessidade de aprimoramento contínuo dos programas educacionais torna-se crítica em um mercado volátil, onde as tecnologias e requisitos evoluem rapidamente. Trabalhadores e instituições educacionais enfrentam o desafio imperativo de se adaptarem às novas exigências dos empregadores e às áreas de atuação emergentes. A volatilidade do mercado, a incerteza nas tendências, a complexidade das interações e a ambiguidade nas informações exigem que os cursos de formação sejam não apenas adaptativos, mas também proativos em antecipar mudanças futuras. A implementação da ferramenta proposta facilita esse processo, fornecendo análises baseadas em dados reais e atualizados, permitindo uma reação educacional mais rápida e eficaz às mudanças do mercado. A metodologia inclui um mapeamento sistemático, integrando-se a abordagens de outros pesquisadores no campo de construção de cursos no setor de computação e suas visões sobre o ensino nesse mercado. Além disso, a adaptação a este ambiente impulsiona a competitividade das instituições educacionais e melhora a empregabilidade dos estudantes, alinhando suas habilidades com as necessidades do mercado. A abordagem de PLN utilizada para processar e analisar textos relacionados a descrições de emprego, somada `a eliminação de palavras que não se caracterizam como tendências tecnológicas ou competências, permite uma revisão curricular mais ágil e alinhada com as transformações industriais. Este estudo não apenas contribui para a adequação dos programas educacionais, mas também serve como um mecanismo de resposta rápida às mudanças no ambiente tecnológico e profissional.