Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis por Assunto "análise de eventos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCGuerra Russo-ucraniana e seus impactos para o agronegócio brasileiro: o caso do caféNogueira, Gabrielle Nascimento; Santos, Mateus Moraes de Oliveira; Min, Sun Hong (2023-11-21)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O comércio internacional é muito impactado por conflitos entre países. Dessa forma, o presente trabalho busca entender de que maneira a Guerra entre Rússia e Ucrânia pode, eventualmente, ter afetado o agronegócio brasileiro em termos de importação de fertilizantes russos e sua disponibilidade para a produção cafeeira nacional, refletindo no preço doméstico do produto e no volume exportado. Para tanto, são elencados como pilares do estudo: o contexto intrínseco à Guerra entre Rússia e Ucrânia; os conceitos de importação e exportação; e as características do agronegócio brasileiro, notadamente a importância dos fertilizantes para a produção cafeeira e a importância do produto para a o comércio exterior brasileiro. A partir da técnica de estudo de eventos, que permite comparar dados entre períodos distintos relacionados a um dado evento, são analisados volumes e preços, antes do início da guerra com depois da invasão russa, para as variáveis selecionadas. Além disso, são realizadas investigações das ocorrências imprevisíveis caracterizadas como não recorrentes e possíveis influenciadoras nas eventuais variações em preços e volumes. Com isso, a proposição apresentada (a Guerra entre Rússia e Ucrânia pode ter impactado o volume importado de fertilizantes russos pelo Brasil, mas não a exportação e nem o preço doméstico do café brasileiro) é confirmada. Portanto, conclui-se que a guerra teve influência no volume importado de fertilizantes russos, contudo, as oscilações identificadas nas comparações entre os períodos pré e pós-evento, sozinhas, não explicam as variações em volume de exportação e tampouco no preço doméstico do café brasileiro, uma vez que outros fatores podem ser apontados como os responsáveis para o resultado obtido.