Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Assunto "acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAvaliação de usabilidade e acessibilidade de sistemas interativos com foco em indivíduos com TEANavikas, Flávio Hergersheimer (2024-12-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A acessibilidade digital trata de aspectos relacionados à inclusão de toda diversidade humana na construção de experiências unificadas e equivalentes. Ela é responsável por garantir que a inclusão e as boas práticas de design estejam alinhadas ao processo de desenvolvimento de sistemas interativos, mantendo o usuário em primeiro plano. Apesar dos constantes esforços, nem todas as condições, disfunções e deficiências são atendidas por igual, e nem todos os mecanismos que avaliam a usabilidade e a acessibilidade dos sistemas interativos são suficientes para contemplar as mais diversas características encontradas. Este trabalho tem foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), um tema que ganha cada vez mais relevância, e que apresenta escassez de recursos avaliativos na literatura de Interação Humano-Computador (IHC). Com o objetivo de contribuir nesse espaço, o trabalho apresenta uma metodologia para sistemas interativos baseada em critérios de usabilidade e acessibilidade, com foco em indivíduos com TEA, propondo uma avaliação heurística construída a partir do estudo da relação entre o TEA e a tecnologia. Para isso, a construção da metodologia percorreu um mapeamento sistemático, revisões bibliográficas multidisciplinares, entrevistas com especialistas em TEA, um cruzamento entre as características muitas vezes encontradas em indivíduos com TEA, metodologias de desenvolvimento de sistemas focadas em usabilidade e acessibilidade, metodologias de avaliação heurística existentes e metodologias para desenvolvimento de sistemas focados em indivíduos com TEA. Diferente de outras abordagens, que se apoiam apenas nas guidelines da WCAG, a metodologia presente utiliza fontes alternativas para compor a avaliação, oferecendo oportunidade de utilização em múltiplas etapas da construção de sistemas interativos. Por fim, o resultado da metodologia criada recebeu avaliação de especialistas em IHC, sendo submetida a um sistema interativo real para teste prático. O produto gerado foi a construção de um modelo de avaliação heurística fundamentada em cima de referências da área de usabilidade e acessibilidade, com foco nas características muitas vezes encontradas em indivíduos com TEA. - DissertaçãoRecomendações para acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na plataforma canvasMascarenhas, Rafael de Sá (2025-02-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Nos últimos anos, o processo de ensino e aprendizagem vem se transformando com a in tegração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). No entanto, para garantir que esses ambientes sejam acessíveis a todos, especialmente aos alunos com deficiência visual, é necessário o uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela, legendas e navegação por teclado. Este estudo investiga as barreiras de acessibilidade nos materiais didáticos e na plataforma Canvas, a fim de compreender as dificuldades enfrentadas por alunos com deficiência visual. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão da literatura e uma avaliação da acessibilidade da plataforma, utilizando técnicas automatizadas e uma inspeção manual. Os resultados fornecem uma visão das barreiras enfrentadas por esses estudantes ao interagir com conteúdos didáticos, oferecendo subsídios para a elaboração de um guia de recomendações. Além disso, foi realizada uma pesquisa com especialistas para validar as recomendações propostas. Esse guia visa orientar professores, designers instrucionais, tutores e outros profissionais da educação na adaptação de materiais didá ticos no Canvas, visando promover a inclusão social de deficientes visuais no ambiente educacional digital.