Construções Civis, Excelência Construtiva e Anomalias - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Construções Civis, Excelência Construtiva e Anomalias - Monografia - EE Higienópolis por Assunto "Concreto"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaEstudo da retração do concreto com a influência da adição de sílica ativa e de aditivo superplastificanteUrban, Tamara Migliorini (2012)O concreto sem adição apresenta baixa resistência, ocasionando efeitos deletérios como as fissuras por retração, as quais têm uma participação importante porque se constituem veículo condutor de vários agentes agressivos. Nas últimas décadas, os grandes avanços na tecnologia do concreto proporcionaram o surgimento dos concretos de alto desempenho, cujas características principais são a elevada resistência mecânica e maior durabilidade, obtidas com a utilização de baixas relações água/aglomerante. As adições minerais, quando incorporadas ao concreto, desempenham um papel fundamental sobre os mecanismos que atuam na microestrutura dos poros, propiciando o bloqueio e a obstrução dos vazios capilares pela atuação da finura dos grãos, caracterizando, assim, o seu efeito físico e, pela ação química, promovendo o refinamento dos poros e dos grãos, caracterizando seu efeito pozolânico. Numa ação conjunta, esses dois efeitos proporcionam um aumento da resistência à compressão pela densificação da matriz da pasta de cimento e pela diminuição da zona de transição. Os aditivos superplastificantes têm como finalidade modificar as propriedades do concreto no estado fresco e, como consequência de sua atuação na trabalhabilidade, influenciar as propriedades do concreto endurecido, promovendo o aumento da resistência à compressão, o controle de velocidade de endurecimento, o aumento da trabalhabilidade e da durabilidade. Assim, o presente trabalho teve como objetivo determinar alguns parâmetros de medida para a verificação do comportamento de alguns tipos de agregados para o concreto de alto desempenho no estado fresco e no estado endurecido, evitando o fenômeno retração.
- MonografiaPatologias e tratamentos estruturais no metrô de São PauloHerani, Thais da Silva Ambrosio Garcia (2012)Os agentes agressivos do meio e as intempéries, com o passar do tempo, causam degradação e mau funcionamento das estruturas de concreto. Este fato pode causar colapso das peças estruturais provocando riscos à estabilidade e segurança das edificações. Na impossibilidade de substituição das peças degradadas, pode-se recorrer ao tratamento, à recuperação ou reforço de estruturas de concreto, que consiste basicamente em restabelecer as condições de projeto e funcionamento. Este procedimento pode ser resumido em: levantamento do maior número de informações para o entendimento do problema através de vistoria local, do histórico da estrutura e dos resultados de exames complementares; análise e diagnóstico da situação, ou seja, entendimento completo dos fenômenos ocorridos; a definição da intervenção mais conveniente para cada caso; escolha dos materiais a utilizar, de acordo com as características de cada um; intervenção propriamente dita. Este trabalho aborda Patologias e Tratamentos nas Estruturas de Concreto na Companhia do Metropolitano de SP – Metrô, mostrando como são aplicados os conceitos acima citados, dando um breve relato sobre os tipos de anomalias mais encontrados nesta companhia. Explica-se a metodologia e padronização para vistoria, análise e diagnóstico, e sendo descrito um exemplo de Reparo e Reforço de Estruturas, que foi aplicado nesta empresa, bem como características técnicas dos materiais utilizados.
- MonografiaTratamento de estruturas de concreto : opções para o aumento da vida útil do concreto aparente no pós-obraOlivatto, Caio Augusto (2012)As patologias relacionadas ao concreto aparente é um assunto muito discutido entre os profissionais da área da construção civil. Uma das pautas discutidas é a inexistência de parâmetros bem definidos para a inspeção e verificação das estruturas existentes, o que diminui a segurança de seus usuários e os planos de manutenção efetivos. Podemos relacionar as patologias do concreto a erros de projeto e erros de execução, devendo-se atentar a sua vida útil, que varia de acordo com as condições do local onde está instalada e ao meio externo. Garantindo a eficiência dos projetos, pensando na execução e estabelecendo rotinas de manutenção preventivas, pode-se assegurar a vida útil das estruturas e gerar menos gastos, uma vez que, a manutenção preventiva chega as ser de 5 a 10 vezes, menos onerosa que a corretiva. A manutenção preventiva que gera rotinas e verificações, deveriam ser estipuladas antes da entrega da obra, com o objetivo de garantir o bom rendimento da estrutura.