Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "5 Forças de Porter"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCVantagem competitiva: um estudo das estratégias adotadas no mercado de aplicativos de compartilhamentoMitaini, Gabriella Grancini; Prado, Guilherme Izzo do; Inocencio, Raissa Virgine Mendes; Hauache, Tales Thury Vieira (2019-12-13)
Escola de Engenharia (EE)
Essa pesquisa tem como proposta estudar quais estratégias capazes de garantir vantagem competitiva são adotadas pelos diferentes aplicativos de compartilhamento dentro do mercado de economia compartilhada na cidade de São Paulo. Em um ambiente de negócios, dotado de alta competitividade, contínuo desenvolvimento tecnológico e inovações, optou-se pelo mercado de compartilhamento para estudar como os principais players se posicionam e quais são suas estratégias, a fim de entender as dinâmicas de competitividade desenvolvidas nesse mercado. Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se por técnicas de natureza qualitativa, qualificada como exploratória. Foram realizadas entrevistas com gestores de áreas estratégicas de aplicativos de compartilhamento que atuam no mercado estudado e por meio de uma análise de conteúdo, foi possível compreender e elencar as principais estratégias adotadas por estes aplicativos para se obter vantagem competitiva. Através deste estudo, tanto gestores, quanto interessados no assunto e no mercado de economia compartilhada, poderão repensar, identificar e adotar tais estratégias em seus modelos de negócio, podendo de certa forma causar impacto significativo no movimento de tomadas de decisões corporativas e em seu planejamento estratégico. Os resultados da pesquisa apontam algumas estratégias importantes para garantir vantagem competitiva no mercado estudado, usando de novas tecnologias como alicerce para desenvolver e implementá-las.