Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) por Assunto "astroinformática"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoParalelização OpenMP do gerador de modelos fotométrico-analíticos de trânsitos planetários ELLCMendonça, Raphael Alonso de (2018-02-05)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Desde o descobrimento e confirmação do primeiro exoplaneta no final do século 20 e a crescente melhoria dos métodos de detecção de planetas e das tecnologia aplicada a detecção e confirmação. Toranram possível o descobrimento de diversos exopalnetas, um dos métodos mais utilizados é o Método de Trânsitos Planetários, que trabalha com dados de fotometria, processo de observação do fluxo luminoso de estrela. A série temporal de fluxos observados configura um objeto importante de análise de dados chamado curva de luz. Curvas de luz (sintéticas) também podem ser produzidas através de modelos analíticos de trânsitos planetários. Com o advento de novas missões para estudo de exoplanetas como a TESS e a PLATO, curvas de luz de alta qualidade e grandes volumes de dados serão geradas nos próximos anos. Assim, o desenvolvimento de modelos analíticos e de análise de dados que sejam capazes de lidar com a complexidade, qualidade e volume de dados é de grande interesse da Astroinformática, área de interface entre Astronomia, Astrofísica e Computação. Dentro deste contexto, esta dissertação propõe uma otimização paralela, utilizando a implementação em C da arquitetura OpenMP presete no compilador em C do pyhon, do gerador de modelos fotométrico-analíticos de trânsitos planetários ELLC, visando ao tratamento de dados de futuras missões com a TESS e a PLATO. Este gerador, além de conter parâmetros complexos para trânsitos planetários como modelos de escurecimento de limbo anisotrópicos, efeitos de reflexão e manchas estelares, possui código-fonte em regime de software livre e pode ser integrado facilmente com esquemas de ajuste de parâmetros de trânsitos via MCMC. Obtendo, no laço do código que foi paralelizado, uma aceleração de 288,36 em um computador com processador i7 e 12 GB de memória e de 452,04 em um computador com processador i5 e 16GB de memória. e uma aceleração de 1,275 vezes na execução total da simulação código. Esta paralelização será disponibilizada em regime de software livre para a comunidade de pesquisa em trânsitos planetários. - TeseServiço local de periodograma em GPU para detecção de trânsitos planetáriosBasile, Antonio Luiz (2017-06-13)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Understanding other stellar systems is crucial to a better knowledge of the Solar System, as is the study of extrasolar planets orbiting the habitable zone of their host star central to the understanding of the conditions that allowed life to develop on our own planet. Presently there are thousands of confirmed planets, mostly detected by the Kepler satellite as they eclipse their host star. This overload of data urges an automatic data search for planetary transit detection within the stellar light curves. Box-Fitting Least Squares (BLS) is a good candidate for this task due to the intrinsic shape of the transiting light curve. Further improvement is obtained by parallelization of the BLS according to the number of bins. Both the sequential and parallel algorithms were applied to six chosen Kepler planetary systems (Kepler-7, Kepler-418, Kepler-439, Kepler-511, Kepler-807, Kepler-943) and to different light curve lengths. In all cases, speedup increased from 3 to 45 times as the number of bins increased, because the performance of the sequential version degrades with an increase in the number of bins, while remaining mainly constant for the parallel version. For smaller planets with longer orbital periods, a large number of bins is necessary to obtain the correct period detection.