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- TeseAppressadinho: desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel para orientação a pais de bebês prematurosTropiano, Ligia Maria da Costa Canellas (2024-06-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Os pais de crianças prematuras, em geral, ficam muito apreensivos quanto aos primeiros anos de vida e quanto às possibilidades de alterações no desenvolvimento dos seus filhos, justificando-se a necessidade de apoio e orientação especializada para essa fase. Aplicativos móveis (Apps) podem contribuir no âmbito da prematuridade para empoderar os pais e orientá-los quanto aos aspectos importantes do desenvolvimento, melhorando as condições de saúde da criança e reduzindo suas ansiedades. Objetivo: Projetar, implementar e avaliar a usabilidade um App educacional denominado “Appressadinho” para pais de crianças prematuras, considerando suas necessidades e demandas. Método: Esta pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com foco na produção tecnológica. Os procedimentos foram conduzidos em Fase I: Levantamento dos saberes prévios dos pais de prematuros com o intuito de identificar demandas para criação do conteúdo do App; para realização dessa fase utilizou-se um questionário com informações sobre a gestação e condições de nascimento, entrevista semiestruturada sobre as expectativas em relação ao App e identificação sobre os saberes prévios sobre prematuridade, questionário para classificação socioeconômica Fase II: Projeto e implementação do App; com criação de protótipos, wireframes, elaboração da versão final e disponoibilização do produto na Google Play Store; Fase III: Avaliação do App, heurística por especialistas em usabilidade; validação do conteúdo e teste de usabilidade por juízes de formação interdisciplinar e avaliação pelo público-alvo (pais de bebês prematuros) por meio de teste de usabilidade e por um questionário de satisfação. Resultados: Foram entrevistadas 24 mães de bebês prematuros na Fase I, que auxiliaram na especificação do App fornecendo insights para o conteúdo e para o formato de entrega da informação. Na fase II estruturou-se uma proposta de conteúdo do App gerado a partir da demanda identificada. O App foi desenvolvido por um grupo interdisciplinar vinculado ao Laboratório de Gameterapia e Realidade Virtual e está disponível gratuitamente na Google Play Store. O conteúdo foi fundamentado em rigor científico e pesquisa bibliográfica extensiva, para identificar e compilar os principais estudos e avanços recentes na área. A seleção do material considerou as maiores referências na área como OMS, Ministério da Saúde, CDC garantindo a precisão e a atualidade das informações. A fase III foi destinada à avaliação do aplicativo por especialistas em usabilidade tanto por meio das heurísticas, quanto por juízes especialistas que avaliaram a usabilidade pelo System Usability Scale (85,4) e que validaram o conteúdo (IVC = 0,9). A testagem do App quanto à usabilidade e satisfação por parte dos pais (82,5), confirmou que o produto atende ao que se propõe, podendo ser útil como ferramenta de educação em saúde, conduzindo os pais/cuidadores em uma das etapas mais desafiadoras do desenvolvimento infantil. Considerações finais: Foi projetado, implementado e avaliado um aplicativo móvel educacional para orientar pais de bebês prematuros, baseado nas demandas levantadas junto aos familiares tendo como resultado um produto com linguagem acessível, fácil navegação e disponibilizado gratuitamente ao público-alvo chamado "Appressadinho". Pode-se afirmar que traz benefícios para pais de bebês prematuros e serve para orientá-los quanto aos aspectos importantes do desenvolvimento infantil e das condições de saúde da criança, auxiliando no enfrentamento da chegada de um bebê prematuro. - TeseDesenvolvimento e testagem de um aplicativo para auxiliar o treinamento esfincteriano em crianças com Síndrome de DownSoutinho, Renata Sampaio Rodrigues (2022-05-04)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O controle esfincteriano, um dos marcos do desenvolvimento infantil, constitui um dos desafios que a criança enfrenta, juntamente com sua família. As crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, o que determina uma dificuldade na aquisição deste controle. Tendo em vista a evolução de ações de educação em saúde e o uso cada vez maior de tecnologias para favorecer este processo, esta pesquisa teve como objetivo geral projetar, desenvolver e testar um aplicativo (App) para treinamento esfincteriano em crianças na primeira infância com SD. O método da pesquisa baseou-se na estratégia exploratória, de natureza tecnológica aplicada, tendo como objetivo a geração de um produto com finalidades imediatas, capaz de viabilizar testes e estudos em situações reais de uso. A pesquisa foi dividida em três fases: I. Desenvolvimento do App; II. Testagem: validade do conteúdo e usabilidade; III. Avaliação por pais/cuidadores de crianças típicas e com SD. O App possui conteúdos e jogos sobre o desfralde, estreitando a comunicação do binômio família/criança e estimulando o reconhecimento e desenvolvimento de sinais de prontidão. Os resultados indicam que o App atende ao que se propõe, sendo observado que todos os pais/cuidadores relataram ter gostado de utilizá-lo, e recomendariam para um amigo; a maioria achou fácil utilizar e usaria o App novamente. O ponto positivo mais relatado foi o fato de os jogos serem ambientados em cenários do dia a dia. O ponto negativo mais relatado foi à ausência de uma explicação por áudio durante a navegação no App. Pode-se concluir que a preocupação com a qualidade de vida inclui os cuidados com as conquistas da independência e autonomia na rotina diária, sendo o controle esfincteriano uma área de preocupação social, que merece maiores investigações para fundamentar programas de treinamento e orientação para as famílias de crianças com SD