Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Assunto "análise do comportamento"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseManejo comportamental pelo professor em contexto de sala de aula para promoção de comportamentos de aprendizado escolar acadêmico em alunos do 3º ano do ensino fundamentalSiqueira, Alisson Rogério Caetano (2019-01-22)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Academic school learning is central to human development studies. It is verified that the school enhances a great part of this learning. But it is in the school that one perceives the majority of the difficulties of learning of the child. These difficulties can have their origin in the development of the child. The analysis of the behavior, when approaching the environmental contingencies, allows to know conditions that favor the learning in context of classroom. It is known that the teacher is the main controlling agent for modifications in classroom behavior. Thus, the objective of this work was to develop and implement a behavioral management program, applied by the teacher, in a classroom context, and to analyze its effects in increasing the frequency of behaviors compatible with learning. This program was implemented in a 3rd grade elementary school class, where 14 students, between 7 and 9, of both sexes participated in a full-time public school in Curitiba. The data were collected from the parents' and teacher's information using behavioral inventories answered by parents, Child Behavior Checklist For Ages 6-18 (CBCL / 6-18) and teachers, Teacher's Report Form for Ages 6-18 (TRF 6 -18) and the Inventory of Executive Functions and Infant Regulation (IFERA-I), the latter refers to difficulties in executive functions. The management program was elaborated from observation in the classroom and was implemented by the teacher during 3 months in the period of the school year. The teacher received a training course in Behavior Analysis and in the implementation of classroom management. The teacher received weekly guidance and video tutoring instructions. The implementation of the observed during 15 sessions of 60 min and filmed 6 sessions of 50 min. During the behavioral management implementation period, the teacher completed 16 checklists and 4 observation protocols (PO), two of which were behaviors of the ADHD model (PO1) and two of behaviors compatible with learning (PO2). The results of CBCL / 6-18 and TRF / 6-18 showed a reduction in T scores of behavior problems that directly interfere with learning. On the other hand, CBCL / 6-18 and TRF / 6-18 presented an increase in indicators of school environment and learning. The checklists presented a 98% implementation index by the teacher and PO2 showed a 20% increase in the behaviors compatible with the learning. It is concluded that the implementation of the behavioral management program by the teacher for behaviors compatible with the learning was possible and had a positive impact in providing the teacher with a new possibility to work behaviors that influence the learning. - TeseManejo comportamental pelo professor no contexto de sala de aula de alunos identificados com TDAH: desenvolvimento, implementação e avaliação de guia de intervençãoAraújo, Marcos Vinícius de (2012-02-01)
Psicologia
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é descrito, segundo o DSM-IV TR, como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e grave do que o observado em indivíduos de mesma faixa etária. Tal condição, muitas vezes, pode prejudicar o processo educacional dessas pessoas. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e implementar procedimentos de manejo comportamental no contexto de sala de aula e avaliar seus efeitos em alunos com TDAH. Para isso, foi utilizado o referencial teórico da Análise do Comportamento. Para avaliar o perfil comportamental dos participantes, foram utilizados inventários específicos (CBCL/6-18, para pais e TRF/6-18 e Escala Benczik de TDAH para professores), além de observação em sala de aula, a partir de um protocolo elaborado pelo próprio pesquisador. Participaram do estudo oito crianças do Ensino Fundamental da cidade de São Paulo diagnosticadas com TDAH. Foi elaborado um programa de treinamento com os professores para manejo comportamental em sala de aula, sob a forma de um Guia que foi aplicado em quatro dessas crianças (Grupo Experimental - GE). Os resultados foram posteriormente comparados ao grupo controle (GC), formado pelas outras quatro crianças. O Guia baseou-se na utilização de estratégias de controle de estímulos e de reforçadores. Como resultado, verificou-se que a realização de sessões de observação, somada aos relatos de pais e professores, trouxe grande contribuição para o estabelecimento do perfil comportamental dos participantes deste estudo. Ao se comparar o GE com o GC, verificou-se, na maioria dos alunos do GE, diminuição da frequência de comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, considerados incompatíveis com o processo de aprendizagem na escola; em contrapartida, no GC verificou-se aumento da frequência desses comportamentos. Tais resultados indicam a eficácia do Guia, mediante mudanças simples em procedimentos em sala de aula. Após a implementação desses procedimentos verificou-se, no decorrer das semanas, um aumento gradual na sua utilização pelo professor. Conclui-se que a aplicação do Guia, nos casos descritos neste trabalho, se mostrou viável e eficaz no manejo de diversos comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, assim como de outros problemas de comportamento comumente associados ao TDAH.