Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis por Assunto "atenção farmacêutica"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCPerfil de saúde de alunos universitários: uma abordagem com foco no cuidado farmacêuticoAlves, Mariana Rodrigues Chagas (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A população brasileira tem sofrido diversas mudanças no seu perfil de saúde e isso é decorrente do aumento das doenças crônicas e do envelhecimento da população. O profissional farmacêutico tem um importante papel na atenção primária a saúde, pois visa buscar maneiras de propor mudanças de estilo de vida e de garantir uma farmacoterapia racional, voltada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, o presente trabalho visa traçar o perfil de saúde de estudantes universitários. Para isso, foram incluídos 51 ingressantes do curso de farmácia acompanhados durante 3 semestres. Os mesmos passaram por uma avaliação clínica feita por meio de anamnese farmacêutica, exames laboratoriais e prestação de atenção farmacêutica. Ao final do estudo, foi observado que 73% dos estudantes fazem uso de bebidas alcoólicas, 22% fazem uso de cigarro e a mesma porcentagem, de narguilé, 49% não praticam atividade física, 43% não consideram sua alimentação saudável, 34% utilizam medicamento de uso contínuo e 88% fazem uso de automedicação; 24% já usaram alguma droga ilícita sendo que 14% são usuários de alguma droga. No decorrer do estudo foram propostas as mudanças de estilo de vida e realizados encaminhamentos para outros profissionais, de modo a garantir o acompanhamento farmacoterapêutico e clínico dos alunos. Com isso, foi possível traçar o perfil de saúde dos alunos, através de estudos de casos, e prestar uma atenção farmacêutica individual, obtendo-se resultados positivos conforme a adesão dos estudantes. - TCCTratamento farmacológico para esclerose múltipla disponível na rede pública de saúde do Brasil e a atuação do farmacêutico no cuidado aos pacientes acometidos por esta doençaSousa, Priscila Bastos Evers de (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A esclerose múltipla é uma doença idiopática, autoimune, crônica e progressiva que normalmente atinge pessoas entre 20 e 40 anos de idade, pode seguir 4 cursos distintos e caracteriza-se pelo ataque e destruição da mielina que envolve os axônios dos neurônios do sistema nervoso central. Cada vez mais a evolução das técnicas de diagnóstico e terapias medicamentosas possibilita um melhor prognóstico para os pacientes, no entanto, a falta de conhecimento destes sobre a doença e os possíveis eventos adversos derivados do tratamento farmacológico podem levar à baixa adesão terapêutica e consequente falha no tratamento. Em razão do caráter crônico desta doença, presença de polifarmácia e grande quantidade de efeitos adversos inerentes à terapia medicamentosa a atenção farmacêutica é fundamental para evitar falhas terapêuticas e melhorar a adesão ao tratamento. Em vista do exposto, justifica-se o desenvolvimento deste trabalho cujo objetivo consiste em realizar uma revisão bibliográfica da literatura para apresentar quais são e como agem os medicamentos atualmente disponibilizados no componente especializados do SUS para tratamento da esclerose múltipla, bem como citar como o farmacêutico pode contribuir para melhora da qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento farmacológico.