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- TeseTransferência e absorção de conhecimentos em franquiasFeitosa, Iratan Lira (2010-08-11)
Administração
O conhecimento é, na atualidade, tema de muitos estudos na área de Administração de Empresas. Neste campo, os processos de transferência e de absorção de conhecimentos despertam interesse por mostrarem-se fundamentais aos ganhos de competitividade, especialmente em atividades que dependem do uso intensivo de conhecimentos, tal como ocorre em redes de franquia. O relacionamento entre a franqueadora e os franqueados pauta-se em ambigüidades, alternando a necessidade de cooperação e os conflitos de interesses das partes. Estas questões, entretanto, quando bem administradas, podem tornar-se harmônicas e geradoras de resultados satisfatórios para os integrantes da rede, na busca de maior competitividade. Nesta pesquisa, discute-se o valor do conhecimento em franquias, visando ampliar o saber nesta área. Para concretizá-la realizou-se uma pesquisa multi-paradigmática, em redes de franquia no Brasil e na França, envolvendo 103 unidades de franquia. A pressuposição central desta tese é que, quando o conhecimento é adequadamente transferido pelas franqueadoras e apropriadamente absorvido pelos franqueados, constitui-se fator condutor da presença de evidências de competitividade na rede. O objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar como ocorrem os processos de transferência, de absorção e de uso do conhecimento para desenvolvimento de produtos, serviços e processos em redes de franquias, avaliando se este conhecimento, quando é transferido e absorvido pelas unidades franqueadas, constitui-se evidências de competitividade das empresas. Os dados coletados no estudo de campo foram analisados utilizando-se as técnicas de análise de conteúdos e de análise estatística multivariada (análises fatoriais e de clusters). Os resultados obtidos reforçam os pressupostos adotados e validam a hipótese central do estudo. Avaliaram-se os atributos constitutivos dos construtos transferência de conhecimentos, absorção de conhecimentos e evidências de competitividade e constatou-se a existência de relação entre eles, permitindo o esboço de um modelo que relaciona os processos de transferência e de absorção de conhecimentos com as evidências de competitividade percebidas em unidades de franquia.