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- TeseValores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholdersDomenico, Silvia Marcia Russi de (2007-06-29)
Administração
Os desafios que se impõem ao planeta neste início de século XXI, requerem das organizações um novo olhar sobre seu funcionamento e as conseqüências de suas atividades, como vêm apontando autores de diferentes áreas das ciências humanas e sociais. As organizações agem em seu cotidiano por meio de seus stakeholders, que se relacionam em interações mediadas por linguagem, de forma estratégica ou comunicativa, visando à obtenção de recursos necessários à sua participação em ambientes competitivos. Um dos aspectos que subjazem às ações de entidades sociais são valores. Definimos valores relativos à competição organizacional (VRCO) como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, que consistem em princípios-meta, que orientam as ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos em ambiente competitivo. Este estudo visou compreender como os VRCO se reproduzem nas interações entre stakeholders de organizações que atuam em economia de mercado. A pesquisa foi realizada sob a ótica da psicologia social sociológica, mediante a abordagem do interacionismo simbólico, em uma das maiores empresas coligadas ao projeto da Economia de Comunhão na liberdade (EdC), no Brasil. Configurando um estudo de caso, de natureza exploratório-descritivo-explicativa, os dados foram coletados mediante entrevistas, observação participante, conversas espontâneas e documentos, e a análise e interpretação dos resultados, inspiradas na pragmática e na hermenêutica. Vis-à-vis o recorte teórico, os resultados sugerem os valores relativos à competição organizacional como sendo fruto da busca de equilíbrio dinâmico entre as visões de mundo do fundador − do mundo como deveria ser e do mundo como ele é − e, as necessidades da organização, ora privilegiando ações estratégicas, ora baseadas em entendimento. Os VRCO foram definidos em função de diferentes stakeholders, revelando anti-valores e, ao mesmo tempo em que são produzidos nas interações, reproduzem os aspectos culturais das sociedades das quais os stakeholders fazem parte.