Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Assunto "abordagem Reggio Emilia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoUma nova lente para o professor: potencialidade da fotografia como dispositivo de pesquisa para ações pedagógicasGalvani, Vanessa Marques (2016-02-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A partir da experiência de uma professora de Educação Infantil e por meio do acervo fotográfico de suas ações pedagógicas construído entre os anos de 2012 e 2014, o presente trabalho aprofunda os processos de documentação pedagógica segundo a abordagem de Reggio Emilia, especialmente nas publicações de Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2004 e 2006), Rinaldi (2012) e Focchi (2013), para investigar a metodologia de pesquisa baseada em artes com foco na fotografia segundo Róldan e Marín-Viadel (2012) e nas conexões entre arte, pesquisa e docência preconizada por Rita Irwin (2004, 2013 e 2014). Durante a pesquisa, ao revistar as fotografias que documentavam a prática pedagógica, foram criados foto-ensaios em um processo de seleção e criação que tanto impulsionaram como foram impulsionados pela reflexão teórica. Revelou-se a potencialidade da fotografia como dispositivo de pesquisa para ações pedagógicas - na construção da memória coletiva da criança, na construção de novos conhecimentos, na superação de estereótipos e na auto-avaliação docente - oferecida como uma nova lente para o professor.