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- DissertaçãoOnce upon a time... As contribuições da contação de histórias para o ensino interdisciplinar de inglês por meio da abordagem CLILMinorelli, Aline (2024-02-20)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A aprendizagem de línguas estrangeiras tem se mostrado cada vez mais relevante na sociedade contemporânea, em que a globalização e a internacionalização das relações comerciais e culturais tornaram o conhecimento de uma segunda língua uma habilidade essencial para a formação de profissionais competentes e cidadãos globais. Nesse contexto, o ensino de inglês como língua estrangeira tem ganhado destaque nas escolas de todo o mundo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as contribuições da contação de histórias para o ensino interdisciplinar de inglês, por meio da abordagem CLIL, no contexto da Educação Infantil e os objetivos específicos são: conhecer a relevância da contação de histórias para o ensino de inglês na Educação Infantil; identificar e analisar situações didáticas do ensino de inglês, por meio da contação de histórias, considerando a abordagem CLIL, partindo da hipótese de que a contação de história pode ser um recurso pedagógico eficaz para promover a integração do conteúdo curricular com o ensino da língua estrangeira. A metodologia escolhida para confeccionar esta dissertação foi a pesquisa qualitativa, pois, em educação, é uma abordagem metodológica que busca compreender e interpretar os fenômenos educacionais por meio da análise de dados não quantitativos. Ao contrário da pesquisa quantitativa, que se concentra na mensuração numérica e na generalização de resultados, a pesquisa qualitativa se concentra na compreensão em profundidade, na interpretação e no significado dos fenômenos sociais e educacionais. A proposta foi estruturar as aulas em uma sequência didática que permitisse organizar o tempo didático para enfatizar o processo de aprendizagem, favorecendo a edificação de conhecimentos mais detalhados e aprendizagens com maior complexidade e significado. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de Jardim II e envolveu a participação desta professora/pesquisadora e 13 crianças. Todas as crianças envolvidas no estudo são de nacionalidade brasileira e têm o português como língua materna, sendo monolíngues. Embora não possuam fluência em nenhum outro idioma, esses estudantes possuem conhecimentos básicos de inglês adquiridos em aulas de 50 minutos, uma vez por semana, desde o Jardim (3 anos de idade). Após a definição dos objetos do conhecimento e a concordância com o cronograma da escola, as aulas foram preparadas e ministradas pela pesquisadora, seguindo o horário definido pela grade curricular do Colégio para o componente de Inglês, que segue o que é determinado pela legislação. Com o objetivo de criar atividades em que há uma intencionalidade educativa definida e uma organização para que o participante seja o protagonista da sensibilização, da construção de sua compreensão, da análise subjetiva e da ação processual concebida, a pesquisa propôs e realizou 11 aulas para a análise da abordagem CLIL. De um modo geral, os resultados foram considerados totalmente positivos. A participação da criança como membro de grupo social é importante para explorar a imaginação, a memória e o registro de suas experiências. A aplicação da abordagem CLIL se mostra pertinente no contexto do ensino de língua inglesa na fase inicial da educação, trazendo vantagens tanto do ponto de vista linguístico quanto cognitivo para o desenvolvimento infantil. No entanto, é crucial atentar para a falta de uniformidade na preparação dos professores de língua inglesa, no Brasil.