Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Assunto "ação social"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAs contribuições do Rev. Wilson de Souza Lopes na construção de um tecido social em Ribeirão Preto 1981-1991Santos, Silas Daniel dos (2007-09-04)
Religião
Este trabalho investiga as práticas pastorais do Rev. Wilson de Souza Lopes, ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, no que se refere à religião e à ação social, buscando entender a importância destas ações na construção de um tecido social na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo nos anos de 1981-1991. O tecido social que se formou durante o pastorado do Rev. Wilson constituiu as bases para a construção do Lar das Crianças e Creche Vinde Meninos e a reforma do Lar dos Velhos que atenderam as necessidades da população empobrecida. O Rev. Wilson foi ao encontro daqueles que necessitavam de carinho, acolhimento e amor. Esta população criou identidade grupal e aprendeu o sentido de pertencimento. Esses elementos constitutivos são o tecido social da cidadania, que permite ao indivíduo encontrar o sentido de sua existência. - DissertaçãoO Imigrante haitiano e a Igreja Adventista do Sétimo Dia em São Paulo: um estudo de casoMarcelino, Bernadete Alves de Medeiros (2016-12-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Nos últimos anos, mais precisamente após a catástrofe no Haiti em janeiro de 2010, o processo migratório haitiano para o Brasil marcou a nossa história. Frente a escassez de políticas públicas migratórias e o consequente desamparo por parte do Estado, a grande maioria dos imigrantes haitianos que chegavam ao país, acabavam inevitavelmente sendo recepcionados e acolhidos por instituições de cunho religioso, que atuaram na tentativa de suprir algumas de suas necessidades essenciais e emergenciais. Entre essas instituições, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, ainda que de forma sucinta, também atuou. Em São Paulo, onde um grupo de haitianos adventistas foi acolhido pela Instituição, uma relação entre esse imigrante e a Igreja Adventista do Sétimo Dia foi estabelecida. Nessa relação, a identidade do grupo haitiano adventista foi construída e estratégias missionárias e de ação social, com vistas a alcançar outros haitianos, foram estabelecidas. - DissertaçãoProjeto Criança Feliz: um estudo de caso da aplicação da cosmovisão calvinista de ação socialVasconcelos, Marisa de (2014-02-20)
Religião
A presente pesquisa tem como seu objetivo principal promover uma reflexão sobre a aplicação da Cosmovisão Calvinista de Ação Social para o Projeto Social Criança Feliz e seus protagonistas na Igreja Presbiteriana de Vila Buenos Aires, igreja que pertence ao Presbitério Leste de São Paulo na capital paulista, concílio este da Igreja Presbiteriana do Brasil. Algumas ações foram pertinentes ao tema proposto: a abordagem qualitativa, os procedimentos históricos e comparativos, junto a uma pesquisa exploratória e descritiva apoiaram o Estudo de Caso em sua análise, interpretação e avaliação sobre o Projeto Criança Feliz. Neste sentido, em sua primeira ação se conhece quais os fundamentos da Cosmovisão Calvinista para Ação Social e sua aplicação. A segunda ação apresenta a relevância e viabilidade de Projetos Sociais para Igrejas Presbiterianas no atual contexto social como prática de ação social para a igreja local e sociedade. A terceira ação analisa, interpreta e avalia os dados e relatos coletados no Estudo de Caso do Projeto Criança Feliz, mediante instrumentos de avaliação sugeridos pelo Manual de Avaliação de Projetos Sociais da autoria de Eduardo Marino, do Instituto Ayrton Senna. Deste modo, constata-se que a Cosmovisão Calvinista está ancorada no conceito de criação, queda e redenção e aponta para ação e missão integral da Igreja em relação ao homem reconhecido à imagem e semelhança de Deus, sendo seu objetivo maior a glória de Deus manifesta em tudo e em todos. Reconhece-se a relevância e viabilidade de Projetos Sociais em Igrejas Presbiterianas como uma forma de legitimar a missão integral no processo de evangelização, como expressão de solidariedade e amor ao próximo e como manifestação da vontade soberana de Deus de redimir o homem caído em todas as áreas de sua vida. Ressalta-se que a prática pedagógica deve orientar e permear todos os Projetos Sociais em sua elaboração, implementação e operacionalização, como toda a ação socioeducativa voltada para os campos de experiência que ainda são excludentes em nossa sociedade. Ao concretizar essas ações considera-se plausível e relevante a aplicação da Cosmovisão Calvinista de Ação Social para Projetos Sociais e seus protagonistas na Igreja Presbiteriana de Vila Buenos Aires para ao atual contexto social.