Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Assunto "abstração procedural"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCognição do modelo paramétrico de projeto de arquiteturaWills, José Ernesto Bueno (2022-10-26)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Arquitetura e Urbanismo é uma área de conhecimentos multidisciplinar, de profissionais generalistas, que precisam integrar conhecimento de outras áreas. Esta característica sempre fez parte da sua natureza e dificuldade; porém, a partir da Quarta Revolução Industrial, a demanda por integração é maior. Aqueles que se dedicam às tarefas projetuais em etapas iniciais de projeto devem abordar a modelagem paramétrica (MP). A atual MP é um tipo de programação. Isto adiciona demandas de conhecimento sobre computação, geometria analítica e diferencial, dentre outras. Os objetivos deste trabalho são caracterizar os fatores da dificuldade cognitiva dos modelos paramétricos para estudantes concluintes e arquitetos recém-formados e, para isto, desenvolver uma métrica para a dificuldade cognitiva, que seja útil para o planejamento e avaliação do treinamento em MP. Existem precedentes sobre cognição em projeto paramétrico, relacionadas à: aplicação de conhecimentos, problemas de criatividade, complexidade e flexibilidade de uso dos modelos paramétricos. Porém, há uma lacuna sobre a abstração procedural. Aplica-se o conceito de abstração no sentido de encapsulamento de operações e conhecimento, que se esconde em níveis para agilizar processos mentais, podendo focar em operações de alto nível, no contexto dos conceitos de projeto, em vez de investir esforços em operações com dados primitivos. Partiu-se da hipótese de que a dificuldade cognitiva do modelo paramétrico deva ser influenciada pela complexidade do modelo e pela abstração procedural. Para a definição das métricas de abstração, se acessou a informação de conjunto de biblioteca e classe de objeto à que pertencem os componentes, classificando-os em níveis de abstração, com valores normalizados. Implementou-se um meta-algoritmo que acessou coleções de modelos, mediu as variáveis e calculou a complexidade, abstração e dificuldade cognitiva de cada um. Demonstrou-se que a dificuldade cognitiva é influenciada, não só pela complexidade do modelo, mas também pela abstração procedural; mas que a influência desta última é menor do que a da complexidade. Os resultados indicam que, no planejamento de cursos de treinamento em MP, os instrutores podem mensurar e administrar quantitativamente a dificuldade dos modelos usados como tutoriais ou exercícios, de maneira a garantir uma progressão e se adaptar as particularidades de uma turma. Contribui-se com a formulação de duas métricas para análises quantitativas de algoritmos: uma de abstração procedural, e a outra de índice de dificuldade cognitiva; assim como os algoritmos para a medição destas. Estas métricas também podem ser aplicadas em outras áreas do conhecimento, onde a prática também evolui para o uso da programação visual.