Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Assunto "ADDH (Attention Deficit Disorder and/or Hyperactivity)"
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- DissertaçãoAvaliação da atenção em crianças do ensino fundamental I: comparação de procedimentos tradicionais e computadorizadosLellis, Vera Rocha Reis (2011-02-23)
Psicologia
A atenção pode ser compreendida enquanto conjunto de processos neurais que possibilitam a seleção adequada de informações do ambiente e que por isso orientam respostas adaptativas. Desse modo, seu estudo é necessário para a compreensão dos processos cognitivos e de como suas alterações se expressam por dificuldades adaptativas, tais como as observadas em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). O objetivo deste estudo foi o de fazer uma avaliação neuropsicológica e comportamental centrada na análise do processo atencional de 78 crianças do Ensino Fundamental I, matriculadas em uma escola particular e com idade entre 6 e 11 anos. Foram empregados testes tradicionais de realização em lápis e papel e testes computadorizados para avaliação da atenção. Os instrumentos utilizados foram: WISC-III; Wisconsin; Atenção Concentrada (AC e TECON) e Atenção Difusa (TEDIF). Na avaliação comportamental foi utilizada a Escala Comportamental (CBCL/6 18) aplicada aos pais. Para os professores foram empregadas a Escala de Sinais de Desatenção e Hiperatividade (Benczik), além de Escala Comportamental (TRF). Os testes computadorizados avaliaram a orientação voluntária e automática, o direcionamento temporal e a manutenção da atenção. Foram comparados os resultados dos instrumentos computadorizados com os resultados dos testes tradicionais de respostas em lápis e papel e com as escalas comportamentais e de sinais de desatenção e hiperatividade. Não foram observados nos participantes indicadores de problemas de comportamento relato dos pais (CBCL) ou pelos professores (TRF). Os resultados dos testes tradicionais relacionados à Atenção Concentrada (AC, TECON-1 e TECON -2, TEDIF-1 e TEDIF-3) demonstram aumento significativo de acertos e pontos em função da escolaridade. Já nos testes computadorizados houve uma diminuição sistemática do tempo de reação em função do aumento da escolaridade. Entretanto, à medida que a escolaridade aumenta há uma diminuição das diferenças entre a condição válida e inválida, tornando os participantes mais eficientes em perceber estímulos fora dos locais indicados. Outro fator que apresentou diferença significativa foi quanto ao tempo de reação para a condição aonde pista alvo vêm na mesma posição (condição ipsolateral) é menor do que o tempo de reação para a condição na qual a pista e o alvo vêm em lados opostos (condição contralateral). No teste Wisconsin é possível verificar que com o aumento da escolaridade há uma diminuição no número de ensaios administrados e também um aumento de número de categorias completadas bem como diminuição no total de erros e de número de respostas perseverativas, e que tal fato se correlaciona com a diminuição do tempo de reação nos testes computadorizados, demonstrando que as habilidades avaliadas por cada um desses testes também estão correlacionadas.