Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis
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- DissertaçãoEllen White e a saúde na cosmovisão adventistaRibeiro, Mirtes Amaral Domingos (2006-08-01)
Religião
O objetivo desta pesquisa foi compreender como os estudos da saúde no Adventismo permitem aprofundamentos na identidade do ser Adventista. O objetivo geral deste trabalho foi organizar um campo de conhecimento que se refere à Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de seu modelo de saúde que é reflexo de sua cosmovisão. Assim, o trabalho descreveu o surgimento da Igreja em meio às reformas sociais e reavivamentos religiosos americanos do século dezoito. Apresentou Ellen White, a personagem carismática aceita pelo grupo em formação e detentora do Dom da profecia, co-fundadora da Igreja e defensora de um modelo de saúde peculiar, a partir de suas declaradas visões. Discutiu, também, a saúde na cosmovisão Adventista: seus valores terapêuticos e fundamentos teológicos; comparou os modelos holístico defendido por Capra e o Adventista whiteano. Finalmente, fundamentou-se na teoria da Antropologia da Doença de François Laplantine respondendo as questões relacionadas à identidade do ser Adventista que se reconhece a partir de um conjunto de orientações relativas à saúde, que guia não só a vida prática como também religiosa dos seus seguidores. Tais orientações compõem a religiosidade Adventista, junto com os elementos eminentemente religiosos que embasam a prática cotidiana dos indivíduos. Este trabalho se constituiu por pesquisa bibliográfica, abrangendo as áreas de Saúde, Religião, História, Sociologia e Antropologia, através das quais se abordou os conceitos de saúde, doença e cosmovisão. - DissertaçãoEllen White e a saúde na cosmovisão adventistaRibeiro, Mirtes Amaral Domingos (2006-08-07)
Religião
O objetivo desta pesquisa foi compreender como os estudos da saúde no Adventismo permitem aprofundamentos na identidade do ser Adventista. O objetivo geral deste trabalho foi organizar um campo de conhecimento que se refere à Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de seu modelo de saúde que é reflexo de sua cosmovisão. Assim, o trabalho descreveu o surgimento da Igreja em meio às reformas sociais e reavivamentos religiosos americanos do século dezoito. Apresentou Ellen White, a personagem carismática aceita pelo grupo em formação e detentora do Dom da profecia, co-fundadora da Igreja e defensora de um modelo de saúde peculiar, a partir de suas declaradas visões. Discutiu, também, a saúde na cosmovisão Adventista: seus valores terapêuticos e fundamentos teológicos; comparou os modelos holístico defendido por Capra e o Adventista whiteano. Finalmente, fundamentou-se na teoria da Antropologia da Doença de François Laplantine respondendo as questões relacionadas à identidade do ser Adventista que se reconhece a partir de um conjunto de orientações relativas à saúde, que guia não só a vida prática como também religiosa dos seus seguidores. Tais orientações compõem a religiosidade Adventista, junto com os elementos eminentemente religiosos que embasam a prática cotidiana dos indivíduos. Este trabalho se constituiu por pesquisa bibliográfica, abrangendo as áreas de Saúde, Religião, História, Sociologia e Antropologia, através das quais se abordou os conceitos de saúde, doença e cosmovisão. - DissertaçãoDelírios religiosos e estruturação psíquica: o caso Jacobina Mentz Maurer e o episódio Mucker - Uma releitura fundamentada na psicologia analíticaMódolo, Heloisa Mara Luchesi (2006-08-17)
Religião
Este projeto teve como objetivo estudar os delírios religiosos e investigar como poderiam exercer uma função psíquica estruturante, tanto para a psique individual, quanto para a coletiva. De posse dos fundamentos teóricos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, realizamos a releitura de um movimento religioso conhecido como Mucker. Esse foi um curioso episódio considerado como o único surto messiânico-milenarista protestante não pentecostal no Brasil e aconteceu num grupo étnico bem definido, isto é, de imigrantes alemães. Além disso, foi liderado por uma mulher, Jacobina Mentz Maurer. Este fato histórico ocorreu entre 1873-1874, no Rio Grande do Sul, na Colônia Alemã de São Leopoldo, na atual cidade de Sapiranga, e teve final trágico, pois quase todos os seus participantes foram mortos pelo Batalhão do Exército Imperial. Encontramos indicadores de que os delírios religiosos de Jacobina possibilitaram a ela e ao grupo Mucker um meio de estruturação psíquica frente a uma situação de caos social, cultural e religioso em que viviam aqueles colonos imigrantes. - DissertaçãoO feminino e o sagrado: um olhar contemporâneoFonteles, Maria das Graças Sá Roriz (2006-08-28)
Religião
O principal objetivo do presente estudo foi o de analisar a compreensão e a importância do sagrado no cotidiano de mulheres de diferentes idades e religiões. Investigou-se como o sagrado é percebido pela mulher, como esta se sente diante dele, de que maneira a linguagem sagrada permeia seus sentimentos; qual a leitura que ela faz das diferentes linguagens através das quais o sagrado se manifesta e como ela as internaliza. Participaram deste estudo 14 estudantes do curso de pós-graduação stricto sensu da área de humanidades, com idades variando entre 23 e 50 anos. As entrevistas foram pautadas em um roteiro semi-estruturado, gravadas e transcritas. Os dados foram tratados e categorizados conforme o método de análise de conteúdo. As unidades de análise foram selecionadas a partir da percepção de importância em relação à evidência de núcleos temáticos revelados pelas entrevistadas. Os resultados finais conduziram a 15 núcleos temáticos: 1) Conceito de sagrado; 2) Identidade do sagrado; 3) Representação do sagrado; 4) Intimidade com o sagrado; 5) Demonstração do sagrado; 6) Sentimentos despertados; 7) Localização do sagrado; 8) Relacionamento com o sagrado; 9) O momento de contato; 10) A importância do sagrado; 11) Religião e sagrado; 12) Comunicação com o sagrado; 13) A comunicação do sagrado com o homem e a mulher; 14) A percepção feminina dos sentimentos masculinos em relação ao sagrado; 15) A liderança feminina na Igreja. Por meio da minuciosa análise e discussão dos dados colhidos foi possível se chegar à conclusão que a presente pesquisa contribuiu para o levantamento da memória histórica da relação entre o feminino e o sagrado, servindo de bússola para que uma visão renovada sobre o feminino possa colaborar na construção de papéis sociais mais igualitários. A aceitação da participação do feminino na compreensão do sagrado é uma das maiores relevâncias para as mudanças sociais neste início de século. - DissertaçãoO uso social da riqueza em João CalvinoGonçalves, Cláudio César (2006-08-30)
Religião
No pensamento social de Calvino a causa do caos econômico, da ganância e injustiça social é o pecado que entrou no mundo através da Queda no Édem. Mas a obra de Cristo, através da sua Igreja, é responsável pela reorganização moral e social da humanidade caída. Calvino denuncia o perigo espiritual das riquezas, a moderação e o dever à assistência social (dar esmolas). O que deve perdurar em qualquer transação econômica, deve ser, sempre: a honestidade, o amor, a moderação, a ética cristã e a caridade. É a mordomia cristã levada a sério. Para ele o homem exerce sua plena humanidade quando trabalha. O dinheiro, a riqueza e os bens econômicos são colocados à disposição do ser humano para a organização de sua vida e da sociedade, o qual é solidariamente responsável. Calvino combatia a teologia medieval da opção pela pobreza no ascetismo monástico. Para ele a vida material está intrinsecamente ligada à vida espiritual. A formação humanista de Calvino, a sua piedade, erudição e experiência nas instituições que atuou (Academia de Genebra, o Hospital Geral e o Fundo Francês) foram determinantes para a implantação da Reforma. Ela mudou a atitude para com o dinheiro e a pobreza. A caridade é um dever, um privilégio recompensável, é uma responsabilidade social de todos. O conceito de Calvino sobre o uso social da riqueza deve nos atingir por inteiro, em todas as áreas da nossa vida, no âmbito espiritual e material. - DissertaçãoProtestantismo de exílio: Kalley e os refugiados da Ilha da Madeira em IllinoisMarques, Gilmar de Araújo (2006-08-30)
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Robert Reid Kalley, Scottish missionary and doctor, certainly is considering one of the principal personages exile s protestantism in the history of the world protestantism. However he s a few know and few appreciated in the church history and mission protestantism, considering that he was pioneer of the protestantism in Brasil. This project aspire to ransom the Kalley s biography, with enphasis in his thinking and his work made in Madeira Island and Illinois State, in the United States of America, before arrived to Brazil. The literature about the biography and Kalley s work and personal records from Madeira s remaining refugees in Illinois, show some feature of the exile s protestantism practiced for those communities, whose origin happened in missionary s work of the Madeira Island. For to characterize practice protestantism for Madeira s refugee like exile s protestantism aspired showed the origen of protestant moviment through Protestant Reform sixteenth century and developping social and politcs fight according with confront with religious supremacy in the european continent around politic power of the roman catolicism. Delivery from similar situations, turn back the moviment happened in religious persecution period of Church History. Aspiring to show analogy betwen these moviments and the persecution suffering Kalley and the Madeira Exiles and developping in the Caribean Islands and Illinois. The analylis of the Kalley s missionary work reveal how he always standed context with ecclesiastic politics and social question arised during his life. The analysis of evolution portuguese community in Illinois, to observe that religious origin and tongue was the central estructure of the social life refugees in early arrived in America and during long time of years, the Madeira community crossed process of aculturation being absolving for culture of the country that received them. In this view, gathering this several elements in six category or axis can to trace the type of protestantism that they practiced and identify us alike exiles protestantism. These category are: Persecution, Dispersal, Diffusion, Adhesion, Opposition, Dissension or Assimilation. - DissertaçãoÁlvaro Reis pastor, pregador e polemista: uma breve análise sobre seu discursoRibeiro, Ademir (2006-09-06)
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This dissertation as its objective a short analysis of the polemic discourse of Alvaro Reis, as seen in part of one of his works, The Caldaic Origins of Bible. This text was initially written as a polemic debate with José Campos Novaes, a scholar of the times. We mean to analyze the first chapter, dealing with authenticity of the first five chapter of the Bible known as Pentateuch. Since our analyses has the Bible and its relation with the protestant context, as base of the discourse, we discuss the coming of the Protestants to the country, its cultural, political and religious context, as far as it is a par of Alvaro Reis s life. The research included his functions as minister and preacher of Brazilian Presbyterian Church. Through the readings of the work mentioned above, and one of his other words, The Spiritism, both part of his polemic discourses, we found the means of his function as a polemist and his refutations. - DissertaçãoPresbiterianos na periferia da zona sul da capital de São Paulo: análise crítica de sua atuação em uma comunidade carenteDias, Glaucia Candida Vicente (2006-09-19)
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O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que propõe uma análise crítica de dados, colhidos através de bibliografias, questionários e entrevista, verificando, por meio de um estudo de caso da Igreja Presbiteriana Nova Canaã, situada na região periférica do extremo sul da capital de São Paulo, a influência exercida pelo protestantismo na formação educacional de seus membros. Essa Igreja traz a marca protestante calvinista de que o conhecimento da doutrina cristã é fundamental para uma vida de fé eficaz em todos os segmentos da sociedade, particularmente na educação. Portanto, constata-se que orientar e estimular os fiéis no campo educacional tem sido uma marca fundamental da Igreja Presbiteriana Nova Canaã nos dias de hoje. - DissertaçãoA música no culto protestante: convergências entre as idéias de Martinho Lutero e João CalvinoMódolo, Parcival (2006-11-06)
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Falta o abstract... verificar o que ocorre!!?? - DissertaçãoO empréstimo a juros em João CalvinoSouza, Mauricio de Castro e (2006-12-05)
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A prática do empréstimo a juros sempre esteve presente na vida das pessoas, visto que a Bíblia, o Código de Hamurabi e o Direito Romano já tratavam do assunto. O empréstimo a juros na Idade Média foi importante para promover o desenvolvimento, sendo utilizado no comércio, nas viagens marítimas, e até mesmo nas épocas das Cruzadas. A Igreja Cristã, ao mesmo tempo em que condenava a prática da usura, isto é, empréstimo a juros, por muitas vezes não só autorizou mas, também, usufruiu de ganhos adquiridos com juros. Calvino, apesar de contrário à prática do empréstimo a juros, mas por perceber que seria impossível aboli-lo, manifestou-se de certa forma favorável à temática em questão. Todavia, separou o empréstimo de consumo, do empréstimo de produção, o qual foi utilizado para promover o desenvolvimento. No entender de Calvino, o empréstimo de produção era justo, pois, o que empresta nesta linha de ganho, pretende ganhar outro tanto superior o valor emprestado. Mas, consciente que os juros afetam diretamente o custo de vida, e os menos favorecidos financeiramente serão os mais afligidos, restringe e sistematiza o empréstimo a juros, com a dupla finalidade: 1) que as nossas atitudes glorifiquem a Deus; 2) que devem beneficiar a comunidade em que vivemos. - DissertaçãoO pensamento reformado no presbitério de Piratininga: um estudo do culto presbiterianoDias, Edson (2006-12-06)
Religião
Esta dissertação apresenta um estudo do pensamento reformado no Presbitério de Piratininga, fazendo uma leitura desse pensamento por meio de sua expressão de culto. O texto, inicialmente, retroage ao movimento da Reforma do século XVI, definindo em Calvino a síntese do pensamento reformado, particularmente seu entendimento de culto. Também é feito um exame de como o pensamento reformado foi desenvolvido nas Igrejas norte americanas para, posteriormente, chegar ao Brasil, especialmente no âmbito do Presbitério de Piratininga. Segue, apresentando, uma análise dos posicionamentos sobre o culto do Presbitério de Piratininga e do Rev. Boanerges Ribeiro. Finalmente, analisa-se a liturgia praticada nas Igrejas do Presbitério à luz do pensamento reformado, ressaltando o que foi preservado da herança reformada e o que se perdeu. Dentro deste contexto, a Igreja Presbiteriana do Brasil é apresentada como sendo uma Igreja confessional de identidade reformada, que deve expressar a sua fé por meio de seus cultos, renovando a cada dia seus cuidados com possíveis distorções. - DissertaçãoO arquétipo do sagrado, a religião e o sentido da vida em Carl Gustav JungAgostinho, Márcio Roberto (2006-12-13)
Religião
A presente pesquisa trata da postulação junguiana de que o pensamento religioso se originou da alma. Em outras palavras, Jung fez uma fundamentação psicológica para o pensamento religioso. O objetivo desse trabalho então foi tentar compreender o sagrado a partir da psique onde repousa ativamente uma imago Dei. Procurou ainda, constatar a possível relação desse pensamento religioso (imago Dei) com o sentido da vida. Essa imago manifestada pelo Self -arquétipo do divino - é a resposta à questão última da alma: o anseio que ela tem pelo sentido da vida. Como a alma pertence ao mundo interior do indivíduo, somente fazendo uma volta para dentro de si mesmo é que se trilhará o caminho que leva ao sentido da vida e, em última instância, à cura para a sua personalidade. - DissertaçãoThomas Reid: o senso comum como matriz filosófica do presbiterianismoLadeia, Donizeti Rodrigues (2006-12-14)
Religião
Esta pesquisa introduz o estudo da filosofia de Thomas Reid, como matriz filosófica, através do presbiterianismo norte americano, representado pela denominação da Igreja, Presbiteriana Norte Americana, e de como a Igreja Presbiteriana do Brasil recebeu as influências desta filosofia, através das missões estrangeiras. Analisou-se o período de crise, no qual eclodiu a filosofia escocesa. Os fatores analisados neste ambiente foram a crise que atinge o pensamento filosófico principalmente na área do conhecimento em um período que vai dos questionamentos da Escola Inglesa na Idade Média até o contexto epistemológico do período vivido por Thomas Reid. Posteriormente, estudou-se a formulação do pensamento de Reid, o senso comum. Nesta parte temos o estudo sobre como Reid enfrentou o ceticismo formulado nas concepções de David Hume. A parte final mostra como a filosofia do senso comum se tornou a matriz filosófica do protestantismo através da Igreja Presbiteriana da América do Norte, e depois pela atuação dos missionários formados em Princeton no Brasil. - DissertaçãoCapelania hospitalar evangélica e o sagrado: um meio de reelaboração do sofrimentoSouza, Ismael Paula de (2006-12-15)
Religião
A presente dissertação discorre sobre uma análise do papel do sagrado na reelaboração do sofrimento, por meio da capelania evangélica hospitalar. Para tal, apresenta uma visão histórica do trabalho da Capelania e, em geral, da Capelania Evangélica Hospitalar de Limeira, SP, local onde foi realizada a pesquisa de campo. Apresenta, também, uma visão conceitual e relacional do sagrado e do simbolismo religioso com sua linguagem e sua legitimação social. Analisa e conceitua a questão da reelaboração do sofrimento por meio da força do sagrado, como instrumento de cura, estabelecendo a relação e a união entre medicina, religião e saúde. Finalmente, por meio de pesquisa de campo, comprova a eficácia do sagrado e da capelania evangélica hospitalar como meio de auxílio ao doente na reelaboração do seu sofrimento e da sua vida. Conclui que, quanto mais o doente dá importância e intensifica sua devoção religiosa, mais rápido se recupera e encontra o sentido do sofrimento e da vida. - DissertaçãoA religião na caserna: o papel do capelão militarAlmeida, Marcelo Coelho (2007-02-02)
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Esta pesquisa procura avaliar o trabalho de um capelão militar. O foco central é analisar sua influência e a validade de seu trabalho dentro de uma Organização Militar. A partir de constatações históricas, teológicas, técnicas e práticas, no transcurso do trabalho procura-se comprovar a hipótese de que a capelania sempre foi, é nos dias atuais, e sempre será de extrema relevância para as Forças Armadas. O serviço de capelania em nível de influência, validade e importância está para uma Organização Militar tal qual a espiritualidade e a religião estão para o ser humano. O caminho percorrido nas constatações obtidas passa primeiramente por uma via histórica desde os primórdios até sua regularização e prática expansiva nos dias atuais. Depois, passa pela questão religiosa. Analisa, por um lado, a pessoa humana, sendo esta dotada de espiritualidade e, portanto, necessitada do encontro com o sagrado; e por outro lado, analisando o ambiente militar como uma instituição total, cujo conceito aponta inexoravelmente para uma intervenção de ajuda no que tange aos recursos oferecidos pelas crenças religiosas. Por fim, este caminho é trilhado em meio á prática profissional do autor, como capelão evangélico da Aeronáutica. A profissão militar de um capelão é abordada separadamente quanto ao militarismo e ao trabalho religioso, não deixando de lado a intersecção dos dois, formando assim um conceito de capelania militar. - DissertaçãoA igreja católica apostólica ortodoxa russa no exílio em São Paulo: etnicidade e identidade religiosa: um estudo de casoLoiacono, Mauricio (2007-02-26)
Religião
O presente trabalho tem como tema, A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Russa no Exílio em São Paulo. O desenvolvimento do tema em questão objetivou-se a demonstrar como essa denominação da Igreja Ortodoxa voltada para a Imigração atua junto aos russos que a ela são congregados, não apenas limitando-se a uma relação no espaço sagrado onde estão instalados seus templos para onde os fiéis acorrem nos dias de Liturgia e Festas Santificadas, mais que isso, a sua forma de agir no cotidiano dessas pessoas que fora da Rússia foram obrigadas à reconstrução de sua identidade em um país totalmente estranho para eles. O texto que ora é apresentado, teve como subsídios uma pesquisa feita junto a sacerdotes dessa Igreja, principalmente o padre responsável pela Paróquia de São Sérgio de Radonej no Bairro de Moema-SP. Além dessas entrevistas concluídas junto aos clérigos, foram realizados ainda nessa pesquisa, trabalhos de observação in loco, participando além das Liturgias Dominicais, em celebrações como a da Páscoa e Festa da Fundação da Paróquia entre outras. Assim sendo, espera-se que esse trabalho pioneiro em relação ao assunto venha a apresentar-se como uma contribuição para os estudiosos das Ciências da Religião, bem como outros estudos correlatos a Diversidade Religiosa no Brasil. - Dissertação"Cantai ao Senhor um cântico novo": influência da teologia da libertação no canto protestante brasileiroFatareli, Ueslei (2007-02-26)
Religião
Esta tese tem como foco a influência da Teologia da Libertação na música protestante feita no Brasil durante as décadas de 1960, 1970 e 1980 e as possíveis razões que este contexto religioso em questão teve a ainda tem dificuldades em desenvolver uma canção que trate de assuntos relacionados com temas sociais, como é proposto pela Teologia da Libertação. Com relação a este tipo de trabalho musical produzido no Brasil, autores como João Dias de Araújo, Jaci Maraschin e outros são mencionados. Esta tese tem também a intenção de estimular a reflexão em torno de dois legados teológicos. O primeiro é aquele que chegou ao Brasil com os missionários vindos dos Estados Unidos no começo do século dezenove, e o segundo é aquele deixado pelo primeiro hinário editado no Brasil chamado Salmos e Hinos. - DissertaçãoOs fundamentos teológicos da educação infantil: um estudo do diálogo entre protestantismo e educação infantil nas cartas sobre educação infantil de PestalozziLins Neto, Nicanor Malaquias (2007-03-14)
Religião
O educador suíço Jean-Henri Pestalozzi (1746-1827), devotou sua vida para amar os pobres e necessitados. Sua abnegação foi sem limite, abriu mão de seus interesses por amor ao próximo, teve infância pobre, ficou órfão de pai aos cinco anos. Foi educado por sua mãe e uma governanta. Passava parte de suas férias com seu avô que era pastor. Sua mãe sempre deixou bem claro que a autêntica paternidade é de Deus, então desde a tenra idade já compreendia sua dependência exclusiva da providência divina. Aos dezenove anos foi membro da sociedade maçônica Helvética. Em 1771 inicia o trabalho com meninos pobres, uma proposta que unia educação e trabalho, na fazenda em Neuhof, com uma série de problemas encerra esta atividade em 1780 e publica Crepúculos de um eremita . Em 1781 publica a primeira parte de Leonardo e Gertrudes. Torna-se redator do jornal Folha Popular Helvética . No ano de 1797 tem a publicação de Minhas indagações sobre a marcha da natureza no desenvolvimento da espécie humana . Abre escola e seminário de professores no Castelo de Burgdorf; fecha este instituto e reabre em Yverdon, neste momento luta para incluir ensino para meninas. Sua resiliência é contínua, apesar de todas as adversidades continua sua luta para dar qualidade ao ensino, procurando formar profissionais qualificados, trabalha com a realidade buscando um ideal a partir do coração, sempre buscando em Deus forças para continuar sua tarefa. Suas idéias de aprendizagem com base no aluno foram repercutidas pela Europa e América, chegando ao Brasil por intermédio de Rui Barbosa. - DissertaçãoA Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil: uma questão doutrináriaCosta, Flávio Antônio Alves da (2007-06-19)
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A implantação do Protestantismo, particularmente do Presbiterianismo, em nossa Pátria foi iniciada pelo missionário Rev. Ashbel Green Simonton no ano de 1859. No quadro existente do século XIX, ainda que o Catolicismo romano estivesse desorganizado e quase na condição de abandono na Sé Romana, mesmo assim era a maior força religiosa. O Presbiterianismo de missão passa a ser um contraponto de opção para os patrícios. A trajetória do Presbiterianismo, no seu longo processo de implantação, desenvolvimento e estruturação, é marcada por sucessos e rupturas internas. Em 1888, o Presbiterianismo torna-se autônomo administrativamente, dando origem a Igreja Presbiteriana do Brasil. Contudo, o Presbiterianismo não se mantém como um movimento protestante homogêneo. Em 1903, ocorre o primeiro cisma e assim surge, no cenário nacional brasileiro, a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Passados alguns anos, mais precisamente trinta e sete anos, é deflagrado um debate teológico dentro daquela igreja. Os debates representam as tendências e as correntes já existentes ali. O elemento que desencadeia a ruptura é a chamada doutrina das Penas Eternas . Além da pedra de toque apresentada acima, a presente dissertação apresentará outros aspectos que indiretamente contribuíram para a organização da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil; e como esta Igreja se consolidou no cenário do Protestantismo nacional. - DissertaçãoA doutrina da justificação pela fé em João Calvino e São Bernardo de Claraval: uma abordagem na perspectiva da análise do discursoBatista, Mário Sérgio (2007-08-13)
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Este trabalho pretende analisar o tema: A doutrina da justificação pela fé em João Calvino e São Bernardo de Claraval: uma abordagem na perspectiva da Análise do Discurso, baseando-se nos princípios metodológicos da Análise do Discurso e aspectos da Semântica Argumentativa, de acordo com alguns teóricos da área, como: Dominique Maingueneau, Eni P. Orlandi, Ingedore G. Villaça Koch, e José Luiz Fiorin. Os textos que serviram de base estão registrados na obra Institutas da Religião Cristã, de João Calvino, especificamente no Livro III, com destaque à doutrina da justificação pela fé. O objetivo desta pesquisa foi o de descobrir a significação e os efeitos de sentido que surgem a partir da construção e reconstrução da força argumentativa no uso das citações que João Calvino faz de São Bernardo de Claraval em seus textos, reconhecendo que ao recorrer a tal prática a intenção argumentativa de Calvino era a de validar o seu ensino diante dos seus enunciatários. Por isso, se trabalhou com a formação discursiva que expressa à ideologia do falante e as idéias de lugares tanto do sujeito-enunciador como do enunciatário.