Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) por Autor "Ali, Salim Augusto Amed"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoRelações com investidores e geração de valor: um estudo das percepções de profissionais da área de RI, analistas de investimentos e de investidores individuais no BrasilAli, Salim Augusto Amed (2010-08-16)
Administração
A presente dissertação objetivou coletar a percepção de três públicos em específico acerca do entendimento dos mesmos quanto à geração de valor por meio da atividade de Relações com Investidores em companhias abertas brasileiras. O primeiro grupo, formado por 16 profissionais e especialistas em Relações com Investidores, e o segundo grupo, formado por 11 analistas de investimento e gestores de carteiras, foram entrevistados pessoalmente por intermédio de entrevistas estruturadas do tipo survey. O terceiro grupo, dos investidores individuais, respondeu a questionário via internet, totalizando 457 respostas válidas. Os achados mostram que na percepção dos três grupos, RI agrega valor à companhia. Os mesmos ainda apontaram diversas atividades e estruturas presentes em Relações com Investidores que se demonstram mais relevantes no sentido de agregar valor à companhia, bem como aquelas que se demonstram menos relevantes. Espelhando essas atividades ou estruturas, foi possível dividi-las em cinco grupos: Comunicação, Atividades, Reuniões com o Mercado, Estratégia e Métricas Diretas de Mensuração. A Comunicação foi a de maior relevância, apontando que RI e a companhia devam ser transparentes, apresentando as informações de modo rápido, claro e fundamentado, sendo o website de RI e as mídias eletrônicas apontadas como os principais meios. Nas Atividades realizadas por RI tomam relevância o contato e atendimento aos investidores estrangeiros; a política de distribuição de resultados; eventos futuros relevantes, como novos investimentos; a diversificação da base acionária; as análises comparativas do setor em que a companhia atua e; as atividades que favoreçam a liquidez das ações da empresa. Nas Reuniões com o Mercado, as reuniões públicas, individuais (com sell side, buy side e institucionais) e road shows, se evidenciaram como relevantes. Quanto à Estratégia em RI, evidenciou-se que a mesma deve ser traçada na Diretoria Executiva, e a área subordinada ao Presidente Executivo. Por fim, as Métricas Diretas de Mensuração apontam três itens como principais, quais sejam a quantidade de casas cobrindo a ação da empresa, o valuation médio de mercado comparado ao valuation elaborado pela própria companhia e a diminuição na volatilidade no preço da ação comparado com as companhias pares do setor. O estudo busca contribuir para que em futuras pesquisas seja possível a construção de proxies objetivas e mais justificadas para a qualidade do RI, na tentativa de quantificar o valor que a atividade de Relações com Investidores agrega à companhia aberta.