Matemática (EAD) - TCC - FCI
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática (EAD) - TCC - FCI por Autor "Hakuk, Sara"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCJogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemáticoHakuk, Sara (2020)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O raciocínio lógico matemático e os jogos são instrumentos importantes no ensino da matemática. Este trabalho visa explorar e apresentar: a) o raciocínio lógico matemático e sua importância para a matemática como um todo e para a resolução de problemas; b) a importância dos jogos para a aprendizagem. Foi conduzida uma revisão integrativa usando a expressão “desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e jogos”. Restringiu-se a pesquisa a estudos dirigidos a alunos do ensino fundamental e médio. As buscas se deram no portal de periódicos da CAPES, de artigos em língua portuguesa e inglesa. Este estudo apresenta resultados de 14 publicações. Os autores observaram que o raciocínio lógico matemático permite que o aluno estabeleça relações entre seu cotidiano e a matemática, que compreenda a matemática por ser lógica, validando seu conhecimento e assim, facilitando o processo de aprendizagem. Além disso, os autores notaram que a matemática torna-se mais interessante para os alunos, e estes desenvolvem a capacidade de criar estratégias e resolver problemas. Associado à questão do raciocínio lógico, os jogos, sendo de caráter lúdico, tornam as aulas de matemática mais divertidas e assim despertam o interesse dos alunos para a aprendizagem matemática.