Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis por Autor "Cardoso, Pedro de Luca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEstratégias para a internacionalização das franquias brasileiras no setor alimenticioScibarauskas, Luis Felipe Reis; Silva, Davi Casemiro; Iso, William Shinji; Cardoso, Pedro de Luca (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo desse trabalho é analisar o processo de internacionalização das franquias brasileiras no setor alimentício. Foi realizada uma revisão da literatura sobre Internacionalização e Franchising. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos envolvendo três franquias brasileiras. A internacionalização de franquias ainda é um modo de entrada no exterior pouco explorado, porém vem apresentando um crescimento significativo recentemente. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de franquias. Para a análise, foram selecionadas as franquias: Spoleto, Oakberry e Giraffas como sujeitos da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de análise dos artigos e de sites. Foi constatado durante o estudo que o principal fator que motiva as franquias brasileiras a investirem no mercado externo é o aumento do valor da marca pela presença internacional. Pode-se verificar que as principais barreiras para processo de internacionalização se encontram no âmbito cultural e geográfico, que causam um receio para as franquias no processo de expansão, muitas vezes por medo de se arriscar e não obter sucesso, devido às dificuldades de custos, organização e os riscos políticos e econômicos.