Computação Aplicada (Mestrado Profissional) - Dissertações - FCI Higienópolis
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Navegando Computação Aplicada (Mestrado Profissional) - Dissertações - FCI Higienópolis por Autor "Passos, Fabiano Romeu Henry"
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- DissertaçãoSistema de acompanhamento acadêmico para neuroatípicos no ensino superiorPassos, Fabiano Romeu Henry (2025-03-21)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta dissertação de mestrado teve como objetivo trazer uma proposta sobre a utilização de tecnologia para abordar a inclusão de alunos neuroatípicos no Ensino Superior. A ideia central foi estudar as estratégias adotadas na universidade e por professores do Ensino Superior para acomodar alunos com padrão neurocognitivo diverso, mais especificamente abordando os que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) e oferecer uma proposta de mudança processual, de forma a acolher necessidades que hoje não são atendidas. Como instrumento para mudança, a pesquisa oferece um protótipo de sistema para armazenamento das práticas adotadas pelos docentes e núcleos de apoio psicossociais a fim de favorecer a comunicação entre estes envolvidos, considerados fundamentais durante os anos de vida acadêmica de um aluno neuroatípico. Foi possível medir, a partir deste protótipo, quais funcionalidades a serem desenhadas em um sistema de informação para monitorar o progresso acadêmico destes alunos. Este sistema de informação também apoia na colaboração interdisciplinar e na troca de conhecimento entre docentes, promovendo práticas de ensino mais eficazes e inclusivas. Aqui, incluem-se práticas pedagógicas adotadas, dificuldades enfrentadas, estratégias de sucesso, necessidades específicas dos alunos, feedback sobre intervenções e atualizações sobre o progresso acadêmico. Durante a pesquisa, foi realizada uma avaliação do protótipo com a participação de docentes, núcleos de apoio psicossociais e alunos neuroatípicos. Os resultados dessa avaliação demonstraram que o protótipo de sistema proposto contribui para a melhoria da comunicação e do acompanhamento acadêmico. Além disso, foram observados avanços na personalização das estratégias de ensino, com destaque para o monitoramento contínuo das necessidades individuais dos alunos. O protótipo também mostrou potencial para reduzir a fragmentação das informações e integrar as práticas adotadas ao longo da jornada acadêmica, promovendo um suporte mais efetivo e inclusivo. Esses resultados confirmam a relevância da solução proposta e sua aplicabilidade como uma ferramenta de apoio essencial para atender às necessidades específicas de estudantes neuroatípicos no Ensino Superior.