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Navegando Centro de Comunicação e Letras (CCL) por Autor "Almeida, Lara Oleques de"
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- DissertaçãoA atenuação metaenunciativa em interações face a faceAlmeida, Lara Oleques de (2017-04-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A atenuação linguística é uma estratégia discursiva que objetiva mitigar a força ilocucionária dos enunciados e o papel dos atores enunciativos atendendo a fins argumentativos na interação (BRIZ e ALBELDA, 2013). Nesta pesquisa, trataremos dos recursos atenuantes que operam por meio de atividades metaenunciativas, dentre as quais se destaca uma por colocar em evidência a presença do outro no discurso do falante. Assim, o objetivo geral do trabalho é descrever e analisar as estratégias de atenuação, realizadas por procedimentos metaenunciativos dessa natureza, nas interações face a face à luz de fundamentos da Linguística Interacional articulada com a Teoria da Enunciação. O corpus de análise é composto por segmentos de fala extraídos de inquéritos do Projeto NURC/RJ (Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta da cidade do Rio de Janeiro) e a abordagem metodológica é eminentemente qualitativa, mas sem descurar da análise quantitativa quando esta se mostrar relevante para a explicação dos fenômenos em estudo. Os resultados da pesquisa apontam que a expressão atenuadora corresponde à própria expressão metaenunciativa quando esta revela uma não-coincidência do discurso consigo mesmo (AUTHIER-REVUZ, 2004;1998), o que nos autoriza a denominar essa estratégia linguística de atenuação metaenunciativa, que se caracteriza, principalmente, pelo recurso da ocultação do eu enunciativo (ALBELDA et al., 2014; BRIZ, 2012) manifestado em diferentes graus. - TeseParadas sobre palavras: um estudo (meta)enunciativo dos parênteses na língua faladaAlmeida, Lara Oleques de (2021-11-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Partindo da perspectiva da teoria da(s) heterogeneidade(s) enunciativa(s) (AUTHIERREVUZ, 1990[1984], 1998, 2004), inserida no âmbito da Linguística da Enunciação, convocamos a teoria da parentetização (JUBRAN, 2005) para propor e compor um estudo (meta)enunciativo dos parênteses na língua falada. Trabalhamos com a hipótese geral de que as formas da modalização autonímica, consubstanciadas em não-coincidências do dizer, comportam uma face pragmática de parentetização no discurso oral. Como decorrência desta, formulamos uma segunda hipótese: a própria teoria da(s) heterogeneidade(s) enunciativa(s) apresenta elementos que permitem a aproximação teórica entre os fatos de metaenunciação e os de parentetização e a consequente identificação desses fatos no fio do discurso. Para testar essas hipóteses, elegemos como corpus de análise 20 inquéritos do Projeto NURC/SP, a modo de exemplário dos fenômenos em estudo. Partindo dessas hipóteses, traçamos como objetivo geral desta tese descrever e analisar as formas da modalização autonímica manifestadas no discurso oral para nelas reconhecer não só funções enunciativas, mas também funções pragmáticas de parentetização. Para tanto, perseguimos os seguintes objetivos específicos: 1) descrever a dinâmica de funcionamento metaenunciativo dos quatro campos de não-coincidências do dizer; para, então, 2) propor a aproximação do fenômeno da metaenunciação com o fenômeno da parentetização com base na própria estrutura de funcionamento das nãocoincidências do dizer; 3) sustentar a existência do fenômeno da parentetização de natureza metaenunciativa e, por conseguinte, a adequação do termo parentetização metaenunciativa e suas variantes. A abordagem metodológica aos fenômenos investigados é dialógica (BAKHTIN, 2011[1979]) e eminentemente qualitativa, mas sem descurar da análise quantitativa quando esta se mostrar relevante para a descrição dos mesmos. Os resultados da pesquisa apontam que o fenômeno da parentetização metaenunciativa se caracteriza pelo movimento concomitante de ruptura e coesão enunciativas (ruptura ligada), típico da dinâmica da modalização autonímica, que ocorreu, com frequência equitativa no corpus, tanto por meio de um retorno ou volta ao dizer (o que denominamos de laçada para trás) quanto por meio de uma antecipação ao dizer (o que denominamos de laçada para frente).