Administração – TCC – Campinas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração – TCC – Campinas por Autor "Santana, Thamara Cristina de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCImplantação e implementação de ferramenta tecnológica de monitoramento para gestão de entregas e melhorias na etapa last mile : um estudo de caso no setor de transportes de uma distribuidora de peças automotivasSantana, Thamara Cristina de (2022)
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
Em virtude do rápido avanço tecnológico e da transformação digital o perfil de consumo mudou e impactou diretamente o setor logístico, especialmente o last mile ou última milha, no que corresponde a etapa final do processo de entrega. Com o mercado mais competitivo, faz-se necessário investir em tecnologia para que seja possível manter posicionamento no mercado, obter vantagem competitiva e atender as exigências dos clientes que buscam cada vez mais por agilidade, visibilidade e qualidade nas entregas. Neste contexto, este trabalho descreve a implantação e implementação de uma ferramenta tecnológica de monitoramento aplicada no processo last mile em uma distribuidora de peças automotivas com o objetivo de analisar se após a implementação deste sistema o setor de transportes da empresa seria capaz de realizar a gestão de entregas, atuar de forma proativa e corretiva. Foi realizado um estudo de caso fundamentado no método indutivo, tendo como objeto de estudo o Transportador , que representava a maior parcela de reclamações de atraso na entrega. Posto isso, a partir da análise de dados com base na abordagem quali-quantitativo foram identificados alguns tipos de ocorrências que geravam impacto na distribuição das entregas, uma vez que 41,69% das ocorrências eram referentes a mercadoria enviada diferente do pedido de compra e 34,94% ao cliente fechado. Além disso foi apurado o tempo de permanência do entregador no cliente que afetava na efetividade das próximas entregas. Por fim verificou-se que após a implementação da ferramenta o índice de reclamações de atraso na entrega referente ao transportadora reduziu em 79,08%, em consequência do de acesso instantâneo as informações de rastreio das entregas na plataforma digital de monitoramento. Conclui-se que a tecnologia é de suma importância para visibilidade e resolução de problemas no last mile. Portanto, com o resultado do levantamento das ocorrências para evolução da pesquisa é necessário aprofundar os estudos em relação aos prejuízos gerados como a venda perdida, o aumento do custo de frete e a insatisfação do consumidor.