Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por Autor "Aguiar, Viviani Massad de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoInclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) – um modelo de escola em São Paulo.Aguiar, Viviani Massad de (2022-08-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Um dos maiores desafios da atualidade é proporcionar uma educação sem distinções, além de assegurar um trabalho educativo organizado e adaptado para atender a todos os alunos. A inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve estar muito além da sua presença na sala de aula; deve aspirar, especialmente, à aprendizagem e ao desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades, sobrepujando as dificuldades. Esta pesquisa teve como objetivo descrever o trabalho de inclusão de alunos com Transtorno do espectro do autismo (TEA) nível 1 e 2 na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em uma escola particular da cidade de São Paulo. Para tanto foi aplicada uma entrevista semiestruturada à coordenadora do programa de inclusão e à uma professora de Ensino Fundamental I. Utilizou-se de observação da estrutura física da escola e do levantamento do perfil profissional dos professores envolvidos com o processo de inclusão. Como referencial teórico, o trabalho revisitou o conceito de inclusão e o histórico da inclusão no Brasil, principalmente, no que diz respeito ao TEA. Como resultado encontramos um colégio que tem um programa estruturado de inclusão com um currículo adaptado e personalizado caso a caso, um espaço físico organizado para receber todos os alunos, programa de formação continuada para os profissionais que atuam com os alunos e, sobretudo, que tem o objetivo de incluir os alunos com TEA nas salas de aulas regulares.