Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Moraes, Gerson Leite de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO debate entre Agostinho e Pelágio sobre a questão do mal e sua contribuição para a sistematização da doutrina do livre-arbítrio entre os campos da teologia e da filosofiaSantos, Hercílio José da Silva (2019-08-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho tem por objetivo discutir as controvérsias entre os pensamentos de Santo Agostinho e Pelágio acerca do Mal e do Livre-arbítrio. A pesquisa expõe as divergências entre ambos os pensadores no que concerne às doutrinas cristãs e seus fundamentos básicos. Além disso, são analisadas as influências doutrinárias do mundo em que viviam e, por fim, discute-se como as propostas desses diálogos influenciaram a doutrina cristã no mundo contemporâneo historicamente e em que os debates contribuíram para a Teologia e para as Ciências relacionadas à Religião. Partindo das indagações se de fato é possível detectar o bem e o mal em torno da controvérsia de Santo Agostinho e Pelágio, se é possível perceber as contribuições para a sistematização da doutrina do livre-arbítrio, os materiais usados têm como base os livros de Santo Agostinho, tais como Graça I e Graça II, e pesquisas e leituras de diversos livros. O tema norteador para tal estudo do presente trabalho enfatiza “A controvérsia entre Agostinho e Pelágio sobre a questão do mal e sua contribuição para a sistematização da doutrina do Livre-arbítrio entre os campos da Teologia e da Filosofia”. Pode-se dizer, com base nos estudos realizados, que as questões mencionadas nos pensamentos e debates em estudos realizados sobre Santo Agostinho e Pelágio servem de fundamento para os debates do contexto da Reforma, destacando-se o embate entre Lutero e Erasmo, na sequencia no que diz respeito à doutrina do Calvinismo e do Arminianismo no século XVII, e o problema do mal mencionado por Descartes. Ainda hoje, os temas em destaque são estudados e pesquisados por estudiosos e teólogos, pois tais doutrinas cristãs tocam em questões concernentes à origem do mal e à soberania de Deus, podendo, assim, esta pesquisa contribuir, ainda, para o estudo no campo das Ciências da Religião. - DissertaçãoA influência do protestantismo calvinista na cidade de Alto JequitibáMoura, Adenilson Soares de (2019-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A influência do protestantismo no Brasil é um tema importante para o estudo das religiões. A vida e a história dos pastores e missionários são pontos fundamentais nessa influência. A construção de igrejas e o atendimento aos necessitados nas questões sociais e espirituais foram e continuam sendo uma marca do protestantismo. Na cidade de Alto Jequitibá, percebe-se essa influência, principalmente no desenvolvimento da cidade e a criação da escola. As famílias dos imigrantes alemães protestantes, que chegaram na cidade, influenciaram na educação, trabalho, política e religião do local. Todas essas áreas giravam em torno da influência do protestantismo, principalmente do presbiterianismo, que criou escola, igrejas, internato, banda de música, desfile cívico e outras realizações. Sendo assim, a cidade cresceu estruturalmente e ficou conhecida pela influência da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá. - DissertaçãoVocação, Glória de Deus e serviço ao próximo: conceitos teológicos e implicações práticas da ética protestante do trabalhoTracci, Eduardo (2018-08-02)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise de três conceitos teológicos que se encontram na ética protestante do trabalho. Estes conceitos estão fundamentados nos ensinos bíblicos sobre o trabalho, e tiveram uma enorme influência sobre as sociedades que os adotaram. O primeiro conceito é o do trabalho como vocação, o qual afirma que Deus vocaciona pessoas para cumprirem determinados ofícios e, o labor humano, fruto dessa vocação é, na verdade, um instrumento da providência divina. O segundo conceito está relacionado ao fato de que todo trabalho é realizado, antes de tudo, a Deus, e, por isso, Ele é adorado e glorificado por meio dele. Por último, será apresentado o conceito do trabalho como serviço ao próximo, que afirma que o trabalho não é um fim em si mesmo, mas aponta para um objetivo maior que inclui o auxílio ao semelhante. Ao final da análise de cada conceito, serão apresentadas implicações práticas de como eles podem influenciar o labor diário dos trabalhadores.