Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Lopes, Cristiano Camilo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoUma análise da teologia da prosperidade no discurso religioso do pastor Silas MalafaiaBrandão, Mateus de Fátima (2018-04-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa objetiva responder a seguinte questão: A Teologia da Prosperidade faz parte do discurso do pastor Silas Malafaia? Se sim, em que medida? Quais são as marcas de um discurso da prosperidade? Para responder a essa pergunta, esta pesquisa partirá da apresentação da formação religiosa, ministerial e profissional de Silas Malafaia com o intuito de se detectar os pilares que serviram para sua formação. Em seguida, fazer-se-á uma discussão a respeito do discurso da prosperidade com base nas ideias da linguagem discursiva, Michel Foucault a fim de aplicarmos esse conceito à possível adequação e contextualização que Silas Malafaia tem demonstrado em seu discurso em um ambiente plural. Também faz parte do eixo teórico da pesquisa a definição do que vem a ser a chamada Teologia da Prosperidade (onde surgiu? como se desenvolveu? e quais são os seus principais representantes?) Como corpus de análise, esta pesquisa avalia o discurso de Silas Malafaia por meio de duas pregações do referido pastor: uma no início de sua atuação ministerial (nos anos 1980), e outra em um momento de transição em sua trajetória (no início dos anos 2000). Vale destacar que essa mudança na trajetória foi indicada também pelas parcerias com os televangelistas como, por exemplo, Mike Murdok e Morris Cerullo. Destaca-se neste trabalho o perfil midiático de Silas Malafaia e a adaptação do seu discurso às novas realidades. - DissertaçãoCenas de enunciação e o ethos discursivo nos hinos de Sarah Poulton KalleyAlves, Jeremias Romualdo (2019-02-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tenciona discutir a constituição do ethos discursivo e as cenas de enunciação em quatro hinos religiosos, cujas composições pertencem à Sarah Polton Kalley. As letras foram escritas em 1873 com a finalidade de serem aplicadas em classes de estudos. A fundamentação teórica da pesquisa insere-se na Análise do Discurso de linha francesa, especificamente alicerçada nas contribuições de Dominique Maingueneau (1995, 1996, 1997, 2006, 2013), pois, a metodologia aplicada por este autor se propõe a analisar a linguagem considerando sua exterioridade nas condições sócio-históricas. O objetivo desta pesquisa é examinar o modo de construção do ehtos, conhecer a vida e a obra de Sarah Kalley e sua importância para a hinologia protestante no Brasil, além de analisar os hinos compostos pela autora tendo como ferramenta as noções de cenas enunciativas. O trabalho busca, ainda, analisar o contexto sócio-histórico brasileiro no século XIX, a fim de compreender como a identidade do enunciador religioso se constrói no ethos discursivo presente nas composições. A pesquisa apresenta-se com valor social e acadêmico, pois amplia os estudos sobre a inserção do protestantismo no Brasil e a relevante contribuição de uma das maiores compositoras na hinologia cristã brasileira. Para maior enriquecimento do trabalho, as análises receberão um olhar sociológico pela perspectiva de Pierre Bourdieu com relação ao campo, habitus e capital. Assim é possível entender como os hinos protestantes tiveram aceitação no campo religioso brasileiro e como colaboraram para a formação de um novo ethos religioso. Destaca-se que, embora em outras obras se dê ênfase também à importância musical como elemento constituinte do ethos, este trabalho limita-se enfatizar apenas a dimensão verbal. As opções teórico-metodológicas e o recorte histórico definido para a seleção do corpus se justificam pela importância da hinologia no crescimento das igrejas protestantes na segunda metade do século XIX. Por meio das aplicações propostas, as análises permitem observar que o ethos do enunciador comunica-se com a visão de mundo ético-religioso social e corresponde aos anseios do indivíduo religioso, que almeja uma relação pessoal com o divino. - DissertaçãoDom Sebastião, Padre Vieira e Antônio Conselheiro: sombras e luzes de um messianismo luso-brasileiroSantos, Adonias Clemente dos (2019-08-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This paper the objective to discuss political and historical aspects carried out by important people, such as one of the kings of Portugal named Sebastião, a priest who was a politician sagaz by the name of Antônio Vieira and Antônio Conselheiro, who was a religious leader and political questioner. The actions of these men in their areas will be observed realizing that they legitimized their intentions and actions by the religion. In this way, it should be noted that religion is, throughout history, a great legitimator for human actions. It is observed that human actors seek to legitimize and explain their actions in the most diverse ways. Validated by religion, man goes to war and kills, but not only does he kill, for he also dies. In the name of religion man changes his theological perspective and his discourse to conform to current politics. In her name a wandering leader faces a powerful army not only to correct injustices but also because of her dissatisfaction with the political regime.