Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis
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Navegando Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Gutiérrez, Jorge Luis Rodriguez"
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- DissertaçãoO conceito do amor de Deus em Meditaciones Sobre los Cantares, de Santa Teresa de JesusRaymundo, Larissa de Macedo (2015-08-28)
Religião
O ponto central deste trabalho é a simbologia, usando-se de símiles, alegorias e metáforas, que Santa Teresa de Jesus usou em sua obra, Meditaciones sobre los Cantares, a fim de explicar como sentia, experimentava e intuía o amor que Deus tinha por ela e que ela se esforçava por retribuir. Para ela, a fonte privilegiada para sua inspiração estava em O Cântico dos Cânticos, o Shir Hashirim dos hebreus, El Cantar de los Cantares (na língua de Teresa). No texto de Santa Teresa, que ela não intitulou, mas que seus editores têm intitulado de Meditaciones sobre los Cantares (SANTA TERESA, 1979, p. 333), a autora descreveu o amor de Deus vivenciado como conflito (e nisso se percebe uma influência de Santo Agostinho). Deus foi sentido como falta e experimentado como desejo, desejo de se unir a Ele em corpo e alma. Essa duplicidade, por sua vez, transformou-se em amor místico. Nisso Teresa de Jesus está na mesma linha de alguns filósofos da Antiguidade, que entendiam o amor como ausência , isto é, desejo do que não temos e amor pelo que desejamos (Platão, Orígenes e Santo Agostinho). Em Meditaciones sobre los Cantares, Santa Teresa manifestou sua vontade (mística, por um lado, e corporal, por outro) de encontrar Deus e estar junto a Ele de corpo e alma. Dessa maneira, Santa Teresa mostrou estar em sintonia com a Teologia mais tradicional e ortodoxa, que afirmava que em Cristo existem as duas naturezas: completamente homem e completamente divino (Concílio de Calcedônia, 451 d.C.). Para relatar esse desejo de encontro, Teresa utilizou de símbolos de O Cântico dos Cânticos, expressando-os e renovando-os em sua obra Meditaciones sobre los Cantares, tema central de nosso projeto. - DissertaçãoHibridismo musical e religiosidade popular: DJ tudo e sua gente de todo lugarSilva, Anatote Lopes da (2018-08-21)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The Brazilian context is characterized by an ethnic diversity that contributes to racial, ideological, religious and sociocultural pluralism and in this plural and secular environment the diversity of the new and the modern, and the old and the traditional, live together. This research investigates an experience of religious renewal in the umbandist religion. The result of the synthesis of the old and the new, the reinsertion of postmodern artistic production in the brazilian cultural environment, specifically in the religion of African matrix, where popular traditions and the sophistication of the old religious traditions are recorded. The author discusses the fundamental link in the structure of the myths of the religions that make up the inner diversity of the Umbanda, general aspects of the history of ethnic identity, formation and the African pantheon and its influences in the Brazilian religious field. And, finally, the development and observed contribution of the object of the case study confirms the use of new modern technologies and new media, contributing to the preservation of the Afro-Brazilian musical tradition.