Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Costa, Hermisten Maia Pereira da"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAlteridade de Jonathan Edwards na prática missiológica junto aos índios moicanos durante os anos 1751 a 1758 nos limites da Nova InglaterraLima, Sérgio Paulo de (2017-02-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a alteridade na prática missiológica do teólogo e filósofo congregacional americano Jonathan Edwards junto aos índios Mohicans (Moicanos), Housatonics, Mohawks, Onohquaugas e Oneidas entre os anos 1751 e 1758 em Stockbridge nos limites da Nova Inglaterra. Como estratégia adotou-se uma pesquisa histórica tendo como referencial teórico o conjunto dos seus escritos na aldeia e textos primários de outros autores como Samuel Hopkins, um amigo pessoal e historiador que analisou o tema em si e suas ações que destacaram-no com um teórico-prático no século XVIII. Tal pesquisa ressalta as influências, as motivações, os princípios norteadores de seu ministério, e sua aplicabilidade num tempo de conhecidas dificuldades políticas, sociais e econômicas da novíssima nação americana. Os resultados esperados desta investigação apontam para um pequeno acréscimo no entendimento acerca da alteridade edwardiana nas práticas missiológicas como um legado a ser repropagado em tempos posteriores. Entre outros aspectos, pelo seu grau de referência mundial, espera-se que seus conceitos, suas ações e seus resultados contribuam para um desenvolvimento, crescimento e sucesso na gestão do processo missiológico atual e futuro. - DissertaçãoAlteridade de Jonathan Edwards na prática missiológica junto aos índios moicanos durante os anos 1751 a 1758 nos limites da Nova InglaterraLima, Sérgio Paulo de (2017-02-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research aims to study the alterity in the missiological practice of the American congregation theologian and philosopher Jonathan Edwards with the Mohicans (Mohicans), Housatonics, Mohawks, Onohquaugas and Oneidas between 1751 and 1758 in Stockbridge on the border of New England. As strategy was adopted a historical research having as theoretical reference the set of his writings in the village and primary texts of other authors like Samuel Hopkins, a personal friend and historian that analyzed the subject in itself and its actions that distinguished it with a theoretician-practical in the eighteenth century. Such research highlights the influences, motivations, guiding principles of its ministry, and its applicability at a time of known political, social, and economic difficulties of the brand-new American Nation. The expected results of this investigation point to a small increase in the understanding of edwardian alterity in missiological practices as a legacy to be reprobated in later times. Among other aspects, it is expected that its concepts, actions and results contribute to a development, growth and success in the management of the current and future missiological process. - DissertaçãoA contribuição de João Calvino na administração da economia de Genebra no século XVI e seu impacto no mundo contemporâneoOliveira, Antonio José (2009-03-03)
Religião
Aborda a evolução do sistema econômico em três momentos da história, e as contribuições realizadas pelo reformador João Calvino, na economia de Genebra do século XVI. Para isso, utiliza-se uma abordagem da economia Medieval em seu sistema primitivo de economia. Passa pelos pontos da Reforma Protestante, apresentando as formas e as causas que levaram os reformadores, mais especificamente Calvino, a contribuírem para a elaboração de um sistema econômico mais eficiente e justo, tomando como base as Escrituras Sagradas. Apresenta, em seu final, as discrepâncias do sistema capitalista atual com os pressupostos dos reformadores, verificando-se que o distanciamento que o sistema econômico atual se encontra com os postulados dos reformadores. - DissertaçãoConvergências e divergências conceituais sobre o livre arbítrio em Santo Agostinho e CalvinoPiva, Daniel (2010-02-23)
Religião
Neste trabalho o autor faz uma pequena introdução histórica sobre Santo Agostinho, João Calvino e o tema Livre-Arbítrio para tratar especificamente das convergências e divergências entre estes dois teólogos sobre o referido tema. Seu objetivo é contribuir para o maior entendimento sobre a questão da vontade humana e suas limitações sob o ponto de vista das Ciências da Religião, ampliando assim o campo do conhecimento das humanidades. - DissertaçãoA ética profissional do secretário executivo e sua relação com a ética de João Calvino: uma aproximaçãoReis, Jamili Paulo Kury dos (2012-02-15)
Religião
Este projeto de pesquisa versa sobre a ética profissional do secretário executivo e sua relação com a perspectiva ética de João Calvino. O secretariado executivo é uma profissão regulamentada no Brasil e procura se reger pelo conhecido Código de Ética, o qual foi elaborado em julho de 1973 pela Associação das Secretárias do Brasil (ASB). Desde então, a Federação Nacional das Secretárias e Secretários orienta os profissionais a entenderem o Código de Ética, como instrumento básico de direcionamento profissional. Dadas a importância desse documento e as nuances éticas que ele defende, este projeto procura fazer uma aproximação com a ética cristã do reformador francês João Calvino. - DissertaçãoOs fundamentos teológicos da educação infantil: um estudo do diálogo entre protestantismo e educação infantil nas cartas sobre educação infantil de PestalozziLins Neto, Nicanor Malaquias (2007-03-14)
Religião
O educador suíço Jean-Henri Pestalozzi (1746-1827), devotou sua vida para amar os pobres e necessitados. Sua abnegação foi sem limite, abriu mão de seus interesses por amor ao próximo, teve infância pobre, ficou órfão de pai aos cinco anos. Foi educado por sua mãe e uma governanta. Passava parte de suas férias com seu avô que era pastor. Sua mãe sempre deixou bem claro que a autêntica paternidade é de Deus, então desde a tenra idade já compreendia sua dependência exclusiva da providência divina. Aos dezenove anos foi membro da sociedade maçônica Helvética. Em 1771 inicia o trabalho com meninos pobres, uma proposta que unia educação e trabalho, na fazenda em Neuhof, com uma série de problemas encerra esta atividade em 1780 e publica Crepúculos de um eremita . Em 1781 publica a primeira parte de Leonardo e Gertrudes. Torna-se redator do jornal Folha Popular Helvética . No ano de 1797 tem a publicação de Minhas indagações sobre a marcha da natureza no desenvolvimento da espécie humana . Abre escola e seminário de professores no Castelo de Burgdorf; fecha este instituto e reabre em Yverdon, neste momento luta para incluir ensino para meninas. Sua resiliência é contínua, apesar de todas as adversidades continua sua luta para dar qualidade ao ensino, procurando formar profissionais qualificados, trabalha com a realidade buscando um ideal a partir do coração, sempre buscando em Deus forças para continuar sua tarefa. Suas idéias de aprendizagem com base no aluno foram repercutidas pela Europa e América, chegando ao Brasil por intermédio de Rui Barbosa. - DissertaçãoA Igreja Presbiteriana do Brasil no contexto evangélico brasileiroGóes Filho, José Antônio de (2017-08-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho tem por objetivo compreender as características da Igreja Presbiteriana do Brasil como uma instituição de origem teológica reformada, atuando no contexto multicultural e plurirreligioso brasileiro. Para isso, analisaremos as suas raízes históricas, bem como as suas características, que partem de sua teologia e liturgia, passando por seu sistema de governo, e desembocando no que se espera de uma conduta ética cristã de um presbiteriano, procurando distingui-la das demais igrejas evangélicas brasileiras. Também, faremos uma observação panorâmica do contexto étnico, cultural e religioso, demonstrando as complexidades da sociedade brasileira para o estabelecimento de uma igreja histórico-reformada. Avaliaremos como se dá a presença presbiteriana no Brasil, a partir de sua estrutura organizacional e seus métodos de expansão, e também observando os dados estatísticos do Censo 2010, realizado pelo IBGE, os dados estatísticos da Secretaria Executiva da denominação e o Censo Presbiteriano de 2008. Além disso, as heranças do período Moderno e os impactos do período denominado de Pós-Modernidade e Modernidade Líquida em nossa sociedade contemporânea serão considerados, analisando-se quais as consequências e seus desafios para as igrejas históricas do Brasil. - DissertaçãoO impacto da Reforma Protestante na disseminação do livro ImpressoSantos, Eliezer Lírio dos (2012-09-26)
Religião
A imprensa de tipos móveis, difundida por Gutenberg, contribuiu decisivamente para produção de livros em grande escala, influenciada principalmente pelo novo suporte de impressão, o papel. Desta união, surge o livro impresso, que a partir deste momento é produzido em grandes quantidades em um curto espaço de tempo, em relação ao livro manuscrito. É neste cenário que a Reforma Protestante tem efetivamente seu início. A pesquisa aborda como os dois maiores expoentes da Reforma Protestante, Lutero e Calvino, se beneficiaram desta nova tecnologia e suporte, e ao mesmo tempo demonstra que, ao se utilizarem esta tecnologia, acabaram contribuindo para a disseminação e aceitação da imprensa e seu produto principal, o livro impresso. - DissertaçãoA influência do Saltério de Genebra na solidificação da fé reformadaCardoso, Dario de Araujo (2011-02-22)
Religião
A presente pesquisa tem como seu objeto a proposta de Calvino de produzir salmos metrificados para o cântico litúrgico da igreja reformada e que culminou na confecção do Saltério de Genebra. O objetivo é demonstrar como o Saltério de Genebra serviu de instrumento de expressão e propagação da teologia reformada. Procura demonstrar como o cântico de salmos se inseriu na prática devocional da Igreja Cristã e seu estado antes da Reforma. Trata então da retomada do canto congregacional por Lutero e Calvino e os princípios que levaram-no a defender o cântico de salmos metrificados e outros textos bíblicos. Essa proposta deu origem ao Saltério de Genebra que se tornou uma marca do protestantismo reformado e influenciou de maneiras diversas a hinologia das igrejas reformadas. - DissertaçãoJonathan Edwards: protagonista e crítico do fenômeno religioso conhecido como o “Grande Avivamento do Século 18”Arantes, Paulo Corrêa (2017-08-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa lida com o papel de protagonista e de crítico do Grande Avivamento desempenhado por Jonathan Edwards; procurando expor seus argumentos e ações na defesa desse fenômeno religioso dentro do cristianismo protestante, bem como apresentar suas críticas e posição de equilíbrio entre os “Old Lights” e os “New Lights”; dentro do con-texto histórico, social, político e religioso da América Colonial da primeira metade do século 18. Jonathan Edwards (1703-1758), um cristão reformado, protestante e puritano, exerceu seu ministério como pastor na Igreja de Northampton, Massachusetts, EUA. Ali, ele testemunhou a ocorrência, dentro do cristianismo protestante, do fenômeno religioso conhecido como o Grande Avivamento do Século 18. Edwards, todavia, não foi apenas uma testemunha ocular desse fenômeno, ele se tornou um de seus protagonistas mais famosos e um de seus críticos mais perspicazes. Como protagonista, ele alcançou fama internacional como avivalista e “teó-logo do coração” após publicar A Faithful Narrative of the Surprising Work of God (1737), na qual descreve o avivamento espiritual ocorrido em sua igreja. Essa obra serviu como modelo empírico para os avivalistas americanos e britânicos. Como crítico, Edwards tornou-se um brilhante apologista ao escrever The Distinguishing Marks of a Work of the Spirit of God (1741), Some Thoughts Concerning the Present Revival (1742) e A Treatise Concerning Reli-gious Affections (1746). Nessas obras, ele procurou isolar os sinais da verdadeira santidade cristã da falsa fé religiosa. Ele construiu uma estrutura intelectual do avivalismo, nessas obras pioneiras, que inaugurou uma nova psicologia e filosofia das afeições. - DissertaçãoJonathan Edwards: protagonista e crítico do fenômeno religioso conhecido como o “Grande avivamento do século 18”Arantes, Paulo Corrêa (2017-08-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research deals with the role of protagonist and critic of the Great Awakening pla-yed by Jonathan Edwards; looking to expose their arguments and actions in defense of this religious phenomenon within Protestant Christianity and present their critical and balanced position between the “Old Lights” and the “New Lights”; within the historical, social, politi-cal and religious context of Colonial America in the first half of the 18th century. Jonathan Edwards (1703-1758), a reformed, Protestant and Puritan Christian exercised his ministry as a pastor in the Church of Northampton, Massachusetts, USA. There, he has emphasized the Witness-occurrence within Protestant Christianity, the religious phenomenon known as the Great Awakening of the Century 18. Edwards, however, was not only an eyewitness of this phenomenon, he became one of his most famous protagonists and its keenest critics. As a pro-tagonist, he achieved international fame as a revivalist and “theologian of heart” after publis-hing A Faithful Narrative of the Surprising Work of God (1737), which describes the spiritual revival, occurred in his church. This work served as an empirical model for the American and British revivalists. As a critic, Edwards became a brilliant apologist writing The Distin-guishing Marks of a Work of the Spirit of God (1741), Some Thoughts Concerning the Present Revival (1742) and A Treatise Concerning Religious Affections (1746). In these works, he sought to isolate the signs of true Christian sanctity of false religious faith. He built an intel-lectual structure of revivalism, these pioneering works, which inaugurated a new psychology and philosophy of the affections. - DissertaçãoO pensamento reformado no presbitério de Piratininga: um estudo do culto presbiterianoDias, Edson (2006-12-06)
Religião
Esta dissertação apresenta um estudo do pensamento reformado no Presbitério de Piratininga, fazendo uma leitura desse pensamento por meio de sua expressão de culto. O texto, inicialmente, retroage ao movimento da Reforma do século XVI, definindo em Calvino a síntese do pensamento reformado, particularmente seu entendimento de culto. Também é feito um exame de como o pensamento reformado foi desenvolvido nas Igrejas norte americanas para, posteriormente, chegar ao Brasil, especialmente no âmbito do Presbitério de Piratininga. Segue, apresentando, uma análise dos posicionamentos sobre o culto do Presbitério de Piratininga e do Rev. Boanerges Ribeiro. Finalmente, analisa-se a liturgia praticada nas Igrejas do Presbitério à luz do pensamento reformado, ressaltando o que foi preservado da herança reformada e o que se perdeu. Dentro deste contexto, a Igreja Presbiteriana do Brasil é apresentada como sendo uma Igreja confessional de identidade reformada, que deve expressar a sua fé por meio de seus cultos, renovando a cada dia seus cuidados com possíveis distorções. - DissertaçãoPresbiterianismo e Maçonaria: uma análise da contribuição maçonica ao presbiterianismo brasileiro no período de 1859 a 1889Souza Neto, Wilson Ferreira de (2008-08-12)
Religião
É no século XIX que ocorrem as grandes mudanças na Europa e, com o tempo, em todo o mundo; são estas novas idéias que chegam ao Brasil. As novas idéias tendem a renovar a sociedade brasileira em vários aspectos, inclusive no religioso. A Maçonaria é considerada uma instituição que atua na sociedade com base em seu lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Assim, no desenvolvimento da história, vemos sua influência em inúmeros eventos. Talvez a Revolução Francesa venha a ser a de maior destaque. Sua chegada ao Brasil é por meio de estudantes que retornam da cidade de Coimbra com novos ideais; são estes estudantes que irão colocar em prática estas idéias que estão ocorrendo na Europa. É neste cenário, de mudanças, que chegam imigrantes protestantes em solo brasileiro e iniciam suas atividades religiosas, ganhando espaço através do auxilio de maçons e de Lojas Maçônicas; algo que pode ser claramente observado neste trabalho. Portanto, concluímos definindo que o papel exercido pela Maçonaria no Brasil, especificadamente aos presbiterianos, foi de suma importância para a fixação e desenvolvimento desta tradição reformada em solo brasileiro que vem até os nossos dias. - DissertaçãoQueixadas e pelegos: participação dos presbiterianos na greve de CajamarMorilha Júnior, Francisco (2015-08-19)
Religião
Esta pesquisa aborda a inserção do presbiterianismo na Cidade de Cajamar e a contribuição deste ramo do protestantismo no crescimento da cidade, fazendo uma retrospectiva da chegada deste grupo religioso ao Brasil até os dias atuais. Averigua também a participação de presbiterianos nas questões sociais e trabalhistas, elegendo como estudo de caso o engajamento destes na greve da Companhia de Cimento Perus Portland nos anos de 1962 a 1969, que foi considerada uma das mais longas greves da história brasileira. Para este estudo foi utilizado como referências: João Calvino, Max Weber, Boanerges Ribeiro, assim como jornais, periódicos, documentos oficiais cedidos pela Câmara Municipal, prefeitura e pela própria igreja, por meio de seus livros de atas e por entrevistas qualitativas com personagens e protagonistas que viveram no período e seus descendentes. Nas considerações finais é apresentado um desafio às futuras gerações para refletirem sobre o binômio fé e ação! - DissertaçãoO uso social da riqueza em João CalvinoGonçalves, Cláudio César (2006-08-30)
Religião
No pensamento social de Calvino a causa do caos econômico, da ganância e injustiça social é o pecado que entrou no mundo através da Queda no Édem. Mas a obra de Cristo, através da sua Igreja, é responsável pela reorganização moral e social da humanidade caída. Calvino denuncia o perigo espiritual das riquezas, a moderação e o dever à assistência social (dar esmolas). O que deve perdurar em qualquer transação econômica, deve ser, sempre: a honestidade, o amor, a moderação, a ética cristã e a caridade. É a mordomia cristã levada a sério. Para ele o homem exerce sua plena humanidade quando trabalha. O dinheiro, a riqueza e os bens econômicos são colocados à disposição do ser humano para a organização de sua vida e da sociedade, o qual é solidariamente responsável. Calvino combatia a teologia medieval da opção pela pobreza no ascetismo monástico. Para ele a vida material está intrinsecamente ligada à vida espiritual. A formação humanista de Calvino, a sua piedade, erudição e experiência nas instituições que atuou (Academia de Genebra, o Hospital Geral e o Fundo Francês) foram determinantes para a implantação da Reforma. Ela mudou a atitude para com o dinheiro e a pobreza. A caridade é um dever, um privilégio recompensável, é uma responsabilidade social de todos. O conceito de Calvino sobre o uso social da riqueza deve nos atingir por inteiro, em todas as áreas da nossa vida, no âmbito espiritual e material.