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- TeseAnálise de discursos de sites de Kenjinkai do Brasil: a construção de uma identidade cultural tipicamente nacionalUtsunomiya, Fred Izumi (2014-08-12)
Letras
O kenjinkai é uma associação estabelecida no Brasil que reúne imigrantes de uma determinada província japonesa e seus descendentes, com o objetivo de servir como elo de ligação entre os associados e a província de origem. O Japão possui 47 províncias e no Brasil existem 47 kenjinkai, que são formados predominantemente por um público Nikkei de nacionalidade brasileira. Essas organizações de origem japonesa estão profundamente ligadas às províncias de seus fundadores, mas passados quase cinquenta anos após o encerramento do ciclo de imigração, quando desenvolveu-se o processo de adaptação e absorção desses imigrantes na sociedade brasileira, o que elas professam ser? Entidades japonesas ou brasileiras? Esta tese investiga qual é a identidade cultural construída pelos kenjinkai no Brasil através dos discursos dos sites dessas instituições. Três sites foram selecionados para análise segundo metodologia proposta pela semiótica narrativa e discursiva e, a partir da perspectiva proposta pelos Estudos Culturais de construção de identidade cultural a partir do discurso, levantou-se que o ator da enunciação dos kenjinkai no Brasil é um ator brasileiro e que possui uma identidade cultural brasileira. - TeseO discurso da segurança na sociedade de consumo: um estudo semiótico da publicidadePessôa, Luis Alexandre Grubits de Paula (2010-08-10)
Letras
Le présent travail s‟insère dans le contexte du rôle central de la consommation dans la société actuelle et de la capacité de la communication publicitaire de réfléchir et d‟influencer lês modèles de comportement social. Ainsi, le but principal est d‟analyser, par le biais de La sémiotique discursive française, comment la publicité d‟assurances articule le sens de sécurité à partir de sentiments comme la peur, la honte et l‟honneur en essayant, à la fin, de comprendre la façon dont la société brésilienne contemporaine traite ce sujet. En outre, il est intéressant d‟identifier les points communs dans le discours sur la sécurité dans la société brésilienne actuelle et dans l‟Europe occidentale du Moyen Âge et de l‟ère Moderne, en attirant l‟attention sur l‟iconographie religieuse de cette période. À cette fin, le discours publicitaire contemporain est représenté par un corpus d‟annonces imprimées véhiculées dês années 70 à nos jours. Cette analyse indique que le discours de la publicité d‟assurances vie ET automobile, au-delà de reprendre des questions existentielles et des valeurs religieuses déjà solidifiées dans la culture brésilienne, il construit des petites mythologies de la famille et dês soins par rapport au patrimoine qui induisent à l‟adoption de comportements et de styles de vie conservatoires et menés par la consommation. - TeseDiscurso político e discurso religioso evangélico: intersecções semióticas de discursos de Jair Messias BolsonaroRios , Helio Sales (2023-11-29)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Brasil foi forjado culturalmente de acordo com uma cultura judaico-cristã. Com as leis que seguimos, com as festividades e os feriados que guardamos, nota-se que essa formação seguiu — e ainda segue — essa cultura. Em vista disso, por mais que muitas mudanças são visíveis no que tange ao aspecto de vida dos brasileiros nos últimos anos, ainda temos bem claro esse estilo de vida condizente com essa cultura. Assim, podemos ver os costumes que norteiam essa cultura sendo não apenas fortemente enraizados como também meio de discursos, inclusive os políticos. Na tentativa de vencer eleições, candidatos usam em seus discursos políticos aspectos de discursos religiosos, ou seja, utilizam-se de uma sacralização do discurso político, defendendo o que grupos religiosos baseados na cultura judaico-cristã entendem como o melhor para o país. Em vista desse contexto, este trabalho busca analisar como, em seus discursos políticos, Jair Messias Bolsonaro se apropria de aspectos religiosos, visando a alcançar, principalmente, os evangélicos, que são o foco de pesquisa de nosso trabalho. O objetivo desta pesquisa, portanto, é apresentar como o discurso político tem se apropriado de termos religiosos para o convencimento de eleitores, enquanto os objetivos específicos desdobram-se em: i) verificar como esse convencimento foi construído visando especificamente o grupo evangélico; ii) analisar se tal convencimento pode ser ferramenta suficiente para a eleição de um político; iii) apontar os caminhos utilizados para se chegar a esse convencimento; e iv) apontar, se nesses discursos, aparecem tentativa de troca de favores entre o candidato Jair Messias Bolsonaro e os líderes evangélicos. Sob esse intuito, o arcabouço teórico se fundamenta em essência nos estudos semióticos de Algirdas Julius Greimas, cujos aprofundamentos e contribuições sustentam as análises. Diante da análise de três discursos de Jair Messias Bolsonaro — 1) o discurso do candidato Jair Messias Bolsonaro para a eleição presidencial; 2) o discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro em uma homenagem a um músico; e 3) o discurso do candidato à reeleição presidente Jair Messias Bolsonaro —, observa-se que Jair Messias Bolsonaro, nos três discursos, mesmo em situações diferentes, manteve a mesma base discursiva de convencimento no intuito de agradar e aumentar o número de seus eleitores, principalmente no meio evangélico. Por fim, as conclusões alcançadas nos apresentam uma hipótese que, apesar de sair derrotado na última eleição, diferentemente do que ocorreu na primeira, os resultados da votação, em números, mostraram que Bolsonaro teve um aumento no convencimento de seus eleitores evangélicos (bem como no convencimento dos não evangélicos), isto é, ele soube convencer esse grupo específico (com potencial para aumentar) por meio de seus discursos o que poderá, mostrar, assim, uma possível consolidação do “bolsonarismo” nos próximos pleitos. - TeseO dito do “eu” que se foi: o exame semiótico do discurso apaixonado das cartas dos suicidasAzevedo Junior, Jose Bernardo de (2022-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
À luz da Semiótica de linhagem francesa, esta tese objetiva compreender como se constituem os efeitos de sentidos nas cartas dos suicidas publicadas na rede social Facebook, nos anos de 2018 a 2020, e como se dá a articulação das estratégias linguísticas-discursivas no reconhecimento e nas transformações das competências modais do sujeito que põe um fim a própria vida. Em minha jornada acadêmica como docente no Ensino Superior, recebi uma postagem de um suicida que era aluno na universidade em que trabalhei. A partir daí, surgiram algumas inquietações. Será possível reconhecer os traços de um suicida por meio das redações, dos textos verbais, ou dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula? Se o docente fosse competencializado por meio dos estudos discursivos, será que ele teria a percepção de que o aluno seria um futuro suicidado? Assim, iniciou-se a pesquisa norteada pelas indagações: não seria o suicídio um gesto de comunicação como sendo a transmissão de uma mensagem solitária para a sociedade? O ato violento do suicidado faz com que o sujeito busque se comunicar com sua última mensagem porque, possivelmente, a sociedade não lhe permitiu antes que o fizesse? Qual é o sentido em tornar pública uma carta de suicídio pela Internet? Partimos de duas hipóteses. A primeira sendo que o suicidado acreditou em alguém, e frustrado, ele se decepciona com a sociedade – ou com ele mesmo – e resolve fazer mal a quem ele acredita ser o causador dessa decepção. A segunda é o uso da Internet como uma maneira de eternizar a sua morte como forma de revolta às pessoas envolvidas em suas frustrações. Como o suicidado publicou uma carta, é possível investigar os efeitos de sentido passionais derivados de organizações provisórias de modalidades, de intersecções e combinações entre modalidades diferentes, o que nos permite apurar se a postagem foi marcada pela paixão malevolente do querer/poder fazer mal ao sujeito que não cumpriu o contrato fiduciário. Isto posto, a mola propulsora desta pesquisa está alicerçada no objetivo de detectar e estabelecer as características discursivas das cartas dos suicidados publicadas no Facebook, sobretudo no que tange as organizações enunciativas e narrativas, temático-figurativas e passionais. Nos dias de hoje, não são bilhetes escritos manualmente. A comunicação no século XXI se apresenta como o tempo das mídias digitais e interativas. Dentro dos estudos do texto e do discurso, debruçamo-nos no arcabouço teórico-metodológico da Semiótica Discursiva que tem por objeto o texto e concebe o modo de sua produção como um percurso gerativo, num processo de enriquecimento semântico, enxergando o texto como um conjunto de níveis de invariância crescente, cada um dos quais suscetível de uma representação metalinguística adequada. A pesquisa contou com os estudos discursivos instituídos por Algirdas Greimas e sua aplicação por Jacques Fontanille na semiótica das paixões. Também utilizamos os trabalhos dos semioticistas Diana Barros, Erick Landowski e José Luiz Fiorin. O que se concluiu nas postagens é o surgimento de uma pessoa decepcionada e frustrada que acreditou no autoextermínio como forma de vingança e revolta a quem lhe fez algum mal. Os temas como a intolerância, a negligência, o heroísmo, a depressão e o próprio suicídio – sendo formas discursivas marcadas pela afetividade, nascidas de percursos passionais que o sujeito assume -, ocuparam lugar de destaque e engendraram, em meio a uma prática semiótica, uma forma de vida específica. A investigação revelou também a presença de seis aspectos comuns às narrativas sendo subjetivação subvertida; impotência e frustração; sofrimento; culpa/infelicidade; gratidão e agradecimento; recados e posteridade. - TeseDor, negritude e resistência em discursos poéticos "da ponte pra cá"Reis, Cristiano Lima de Araujo (2019-02-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The present study revolves around the production processes of the meanings of suffering and blackness in the works of Santa Catarina-born poet João da Cruz e Sousa and of São Paulobased rap group Racionais MC’s. With a corpus restricted to the 1898 book Evocações and the 2002 album Nada como um dia após outro dia, our aim has been to analyze the shifts and continuities in the aforementioned meanings within the selected works, far apart in space as well as in time, with the ultimate goal of identifying linguistic patterns which allowed us to outline, if only in a preliminary fashion, a poetics of blackness. In this interest, we turn to the theoretical and methodological framework of French-school discourse semiotics, on the grounds that this framework offers us the tools needed for the intended analysis. Thus, Sousa’s prose poems Triste, Dor Negra, Asco and Emparedado, as well as Racionais MC’s’ tracks Sou + Você, Negro Drama and Da Ponte pra Cá, were analyzed from the standpoint of the generative trajectory of meaning (percurso gerativo do sentido), which includes the fundamental, narrative and discourse levels, with an emphasis on the latter, where the thematic and figurative trajectories were analyzed. Similarly, we investigated aspects of the plane of expression which are responsible for the formation of semi-symbolisms within the texts of both the poet and the rap group. The in-depth analysis of the discourse level and of the plane of expression enabled what we here refer to as the aesthetics of resistance. Within the context of this research, this label points to the process of aestheticization of suffering through black voices, which may occur in two ways: 1) centripetally, when the subject of enunciation “draws” the addressee into his subjectivity and invites him to share in his suffering, thus carrying out, by means of a kind of “cognitive revenge”, a retribution for the hostility he must face from society as of consequence of his ethnic and social condition; 2) centrifugally, when the subject of enunciation also shares his suffering with the addressee, but does so in a more objective and practical manner, in order to socially mobilize the latter into adopting of posture of resistance himself. - TeseUma imagem caleidoscópica de Jesus: o éthos de Cristo depreendido dos evangelhos canônicosPostal, Jairo (2010-12-16)
Letras
Esta tese alicerçada na teoria Semiótica de linha francesa e nos estudos sobre o éthos discursivo analisará alguns discursos dos evangelhos canônicos a fim de mostrar que a imagem de Cristo que perpassou os séculos foi construída em facetas pelos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. A igreja cristã desde o primórdio acredita que Mateus tenha escrito para os judeus; Marcos, para os romanos; Lucas, para os gregos; e João, para a comunidade cristã em geral. Considerando que enunciador e enunciatário são os sujeitos da enunciação, pode-se afirmar que cada evangelista enfatizou um aspecto peculiar de Cristo, tendo em vista o enunciatário a que se dirigia. Desse modo, essa imagem multifacetada de Jesus será desmontada para que se possa examinar como cada um dos enunciadores dos evangelhos construiu discursivamente a imagem e o éthos de Cristo. Por meio da análise das estratégias discursivas empregadas pelos evangelistas para fazer-crer que seu discurso é verdadeiro, será possível depreender características de cada um dos enunciadores e dos respectivos enunciatários. Em seguida da totalidade dos discursos delegados a Cristo por desembreagem interna será possível definir os traços de caráter do Jesus instalado em cada um dos quatro evangelhos. - TeseItinerários semióticos em “Caramujo-flor”, curta-metragem de Joel Pizzini, sobre a poesia de Manoel de BarrosGama, Anailton de Souza (2016-08-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Cette recherche vise à analyser les procédures sémiotiques utilisées par Joel Pizzini dans le court métrage (Caramujo-Flor) lorsque la lecture du poète travail Manoel de Barros. Parmi les procédures sémiotiques, cherche à analyser comme une poésie visuelle texte traite du texte verbal poétique, qui est, comment est le passage d'un système sémiotique verbale système sémiotique visuelle parfois du court-métrage; comment construire semissimbolisme un texte syncrétique et comment articuler les aspects verbaux et visuels de l'oeuvre de Manoel de Barros et courts métrages Caramujo-Flor. Les hypothèses théoriques et méthodologiques sont les sémiologie discursives d'origine française. Pour les Sémiotique français tout le texte a un plan de contenu, au lieu de concepts, ou "où le texte dit ce qu'il dit", et un plan d'expression, de „trucs‟ ou „sensible‟ d'un texte, qui prend en charge le contenu . Cette recherche vise à analyser, sur la base de ces hypothèses, le contenu du plan, en mettant l'accent sur des thèmes et des figures de discours, le plan de l'expression, visuelle et sonore, et les relations entre les deux textes syncrétique prévoit „Caramujo-Flor‟. Aborder les relations qui peuvent être établies entre l'expression et le contenu que nous allons exposer les systèmes de semissimbolices construits dans le processus de (re) lecture utilisée par Pizzini. En la mise en oeuvre de la recherche, nous utilisons principalement les approches sémiotiques par Greimas (1976); Greimas; Courtes (1979); Floch (1985, 2001) et Barros (2000), entre autres. Il FLOCH analyse de la proposition semissimbolisme et syncrétisme dans le texte, des processus qui nous permettent de travailler la relation entre l'expression et le contenu et la visualité et le son texte signifie. Compte tenu des contributions apportées par les propositions de la sémiotique et Floch, en particulier, il est prévu que son application à un grand nombre d'objets peut conduire à une clarification de la construction des sens dans les textes syncrétiques et poétiques, comme court-métrage examiné cette thèse. - TeseLinguagem e ensino: identidade e diversidade discursiva em livros didáticos brasileiros e francesesTocaia, Luciano Magnoni (2014-03-12)
Letras
Esta tese pretende estudar o livro didático para o ensino de língua materna como um discurso, no Brasil e na França, e analisar os diferentes tipos de estratégias discursivas utilizadas pelo enunciador para persuadir o enunciatário, para fazê-lo crer em seu discurso. Entre essas estratégias, visamos a depreender nos discursos analisados temas e figuras que reproduzem nos textos o imaginário social, além de ajudarem a construir a imagem do ator da enunciação, imagem concreta a que se destina o discurso e que orienta o modo de presença do sujeito no mundo. O quadro teórico-metodológico desse estudo é o da semiótica discursiva de linha francesa, tal como proposta por Greimas (1983, 1994), Greimas &Courtés (2011), Barros (2002a, 2008), Fiorin (2008a, 2008b, 2009), e também a noção de gênero discursivo discutida por Bakhtin (2006). Juntam-se a esse quadro teórico principal, noções advindas da Análise do discurso de linha francesa (Maingueneau, 1995, 1997a, 1997b, 2001, 2008), da História das ideias linguísticas (Barros, 2007, 2010, 2011; Leite, 2005) e da Didática de língua materna (Simard, Dufays, Dolz, Garcia-Leblanc, 2010). A escolha dos livros didáticos analisados se deu mediante o critério de vendas de acordo com dados fornecidos, no Brasil, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e na França, por editoras. Analisou-se, neste trabalho, em um primeiro momento, para as questões de sintaxe discursiva, uma unidade de cada livro didático, verificando em que medida essa unidade contém as demais; em um segundo momento, para questões de semântica discursiva, voltou-se um olhar às obras em sua totalidade. No cotejo dos livros didáticos analisados, os resultados apontam tanto para duas formas distintas de conceber o discurso do livro didático, no Brasil e na França, quanto para a construção de paradigmas distintos de cultura. - TeseO discurso da violência doméstica contra a mulher no Brasil: um estudo semiótico-discursivo sobre a perspectiva das vítimasMola, Iara Cristina de Fátima (2024-05-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Conforme assinalam os dados que retratam o cenário da segurança pública no Brasil, os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher seguem, ano a ano, alcançando índices alarmantes, não obstante as iniciativas diversas empenhadas no combate a esse tipo de crime. Nesse contexto, com vistas não só a que seja dada mais luz à temática igualmente por meio das pesquisas em Letras, como também no sentido de que os estudos de natureza enunciativo discursiva possam somar a esse combate mediante uma outra perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo central compreender como se configura o discurso da violência doméstica sob a perspectiva das vítimas, nele tendo sido aventada a possibilidade de que, por intermédio dessa compreensão, seria possível identificar uma série de regularidades comuns ao plano do conteúdo dos 22 textos que compuseram o corpus. Sobre estes, todos foram coletados de uma página de rede social dedicada a “sobreviventes de abusos”, guardando em comum o fato de serem enunciados por sujeitos discursivos que se apresentam como mulheres e cuja situação de violência doméstica vivenciada, envolvendo dois ou mais dos cinco tipos de agressão que esse crime prevê, é reportada como tendo sido perpetrada pelo seu próprio “parceiro”. Assim, a fim de que o objetivo pudesse ser alcançado, respondendo-se às cinco perguntas nas quais ele se desdobrou, o trabalho se apoiou no ferramental teórico-metodológico disponibilizado pela Semiótica Discursiva, mobilizando os conceitos sintáticos e semânticos constitutivos de cada uma das etapas do percurso gerativo de sentido (PGS): os percursos narrativos e as modalizações, no nível narrativo; os cinco procedimentos de discursivização, no nível discursivo; e a oposição semântica mínima, no nível fundamental. Para esse exame mais completo e minucioso, foram selecionados três dos 22 textos, dos quais sobressaíram três tipologias discursivas que, por sua vez, orientaram a análise dos demais: a dos contratos sociais de constituição e manutenção da família, de felicidade conjugal e de persistência no amor “acima de tudo”. Quanto às regularidades identificadas nessas tipologias, o estudo permitiu observar que elas se aplicam a todas as etapas do PGS, destacando-se aí: a oposição semântica mínima comum a todos os textos contemplados, dominação vs. liberdade; a existência de dois destinadores-manipuladores persuadindo as suas destinatárias na aceitação delas em relação aos acordos – o destinador social, sempre pressuposto, e o destinador agressor, ainda na condição de “parceiro”; os valores modais que ambos lhes doaram – o dever-fazer e o querer-fazer; a sanção negativa que encerrou a narrativa de todas elas, sobretudo por parte do destinador julgador agressor; os percursos temáticos envolvendo a busca pelo seu estado conjuntivo com o objeto-valor em questão em cada contrato e a violência doméstica daí decorrente; e as figuras que recobriram, em especial, o primeiro percurso temático, denotando, no conjunto, o alinhamento ideológico das vítimas à própria visão de mundo de um destinador notadamente pautado pelos valores que visam à perpetuação de um sistema sociopolítico patriarcal, no qual às mulheres continuem cabendo os mesmos deveres-fazer – que, não por acaso, ele também as leva a querer. - TeseA produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXICoelho, Márcio (2010-04-10)
Letras
This thesis aims at identifying and analyzing those values which are present in contemporary sports shoes advertising from the semiotic theory of the French-origin text perspective, showing how speech both reflects and updates these values in a dialogic relation with other texts in order to achieve its communicational ends. Given that the sports shoes market is one of the segments which have received significant investments in the development of new technologies during the three last decades of the 20th century and the first decade of the 21st century, this work examined the ads placed in the two most popular newsmagazines in Brazil. Throughout the analysis, it was verified what values were present in those ads, how they were communicated, and, comparing the two time periods researched, whether or not there was any alteration in those values and how they were advertised.