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Navegando Teses por Orientador "Aguiar, Cristhiano Motta"
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- TeseA experiência do eu nas obras autobiográficas de Bell Hooks: Bone Black e Wounds of PassionPavan, Jussane Cristine Orlandeli (2022-08-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
bell hooks, autora, professora, pensadora, teórica feminista e ativisata antiracista tem um obra vasta de mais de 40 livros e contribuiu muito não somente para os estudiosos dentro da área de ciências humana, mas também na contrução de críticas literárias e artísticas que passam dentro da área das linguagens. Portanto, a autora possui uma relevância grande nos EUA - local onde nasceu - e também em várias partes do mundo. Porém, no Brasil, bell hooks ainda não é uma autora renomada e começou a ganhar novas traduções e espaço nas livrarias recentemente. Dessa forma, o trabalho aqui presente tem como objetivo apresentar a pessoa de bell hooks e também as suas obras. Além dessa apresentação, relevante para a comunidade científica brasileira que pouco conhece sobre a pensadora estadunidense, o trabalho também possui como objetivo geral a análise de duas de suas obras autobiográficas. Por meio da escrita autobiográfica - ferramenta escolhida como forma de analisar não somente a autora, mas como ela se enxerga e se constrói como pessoa - é possível resgatar duas facetas da mesma pessoa: a primeira é a pequena Gloria Jean Watkins que passou por diversas experiências marcantes que formaram a sua pessoa e a sua cabeça em relação à sociedade em que vivia e a segunda é a própria bell hooks que olhando para trásinterpreta os fatos e as experiências ocorridas como forma de justificar a pessoa em que se tornou. Dessa maneira, o trabalho pretende utilizar e se aprofundar dentro da escrita autobiográfica não somente como forma de autoconhecimento e de revelar por escrito aquilo que aconteceu com determinada mulher e sua interpretação atual desse acontecimento, mas o trabalho procura, por meio da escrita autobiográfica, revelar uma ferramenta possível de construção de um documento por escrito que permita o autoconhecimento, a inserção em um grupo social determinado - e a percepção dessa comunidade ao qual a pessoa está inserida - e também a participação política na hora de escrever e deixar registrado uma vivência única e particular que, assim como outras vivências particulares, fazem parte de um contexto maior social. São por esses motivos, portanto, que a obra autobiográfica de bell hooks seja, talvez, o melhor exemplo para trabalhar a construção do eu dentro de uma perspectiva social em que as questões de raça, classe e gênero são temas primordiais - TeseO Senhor dos Anéis e a série Os Anéis de Poder: intermidialidade, teoria da adaptação e o conceito de possível adjacente nas adaptações audiovisuais de J. R. R. TolkienOliveira, Jonatas Lopes de (2024-12-04)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Em novembro de 2017, o Tolkien Estate anunciou a venda dos direitos das narrativas referentes a Segunda Era da Terra-Média para a Amazon. Cinco anos mais tarde, foi lançada a primeira temporada da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder na plataforma Prime Video. Ao longo de sua primeira temporada, a série conta narrativas com arcos em lugares novos, como Eregion, Khazad-dûm e Númenor e personagens novos, como Elendil, Gil-Galad, Durin IV, Celebrimbor entre outros. Contudo, alguns personagens são familiares ao público, como Isildur, Elrond, Galadriel e o grande vilão Sauron. Estes aspectos de familiaridade, porém, não são exclusivos àqueles que leram os livros que se referem a esta Era (especialmente O Silmarillion), mas se referem especialmente à adaptação de Peter Jackson, lançada 20 anos antes. A intenção de estabelecer paralelos com a obra de Peter Jackson têm como objetivo tornar a série familiar ao público porque os filmes tiveram um impacto maior, isto é, alcançaram uma quantidade maior de pessoas do que o material original (mesmo que os livros sejam um sucesso de venda). Duas fortes evidências de que há uma tentativa de tornar o material familiar ao público são: o título da série, que inclui o nome dos livros referentes à Terceira Era (“O Senhor dos Anéis”) e o arco dos Pés-Peludos cujo material é escasso nos livros. Esta tese – baseado neste contexto e com base nas teorias de Intermidialidade de Lars Elleström e da Teoria da Adaptação de Linda Hutcheon – propõe que, quando um conteúdo de mídia migra de uma mídia para outra, caso esta tenha um alto alcance e um modo de engajamento mais potente, o conteúdo incorpora aspectos desta segunda mídia, tornando-a uma referência tão fortes (senão mais) quanto o material original para adaptações futuras. Como objeto de estudo, analisou-se a primeira temporada da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, lançada em 2022 e como a adaptação de O Senhor dos Anéis, no início dos anos 2000, formou um arcabouço de linguagem audiovisual que influenciou como a Amazon estruturou o seu produto. A partir de evidências visuais, musicais e temáticas, a tese encontra sua conclusão no fato de que a obra de J. R. R. Tolkien, quando for adaptada novamente, não deverá levar em conta exclusivamente o material do escritor inglês, mas de seus adaptadores também.