Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) por Orientador "Caldeira, Adilson Caldeira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoTransformando a capacitação em tecnologia: estratégias para um futuro digital no BrasilDantas, Silvio (2024-08-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Este trabalho apresenta o projeto de desenvolvimento de um modelo de negócios para aproveitamento da oportunidade decorrente da demanda por capacitação de profissionais, suprindo uma alta demanda observada no mercado de tecnologia brasileiro. Aplicação: O produto resultante do projeto aplica-se em promover o desenvolvimento dos profissionais com conteúdo dinâmico e adaptado à realidade da transformação digital, capacitando-os a criar soluções tecnológicas e disruptivas. Isso inclui programas de inclusão social, suporte ao crescimento das empresas e aumento da força de trabalho em tecnologia. Inovação: A inovação contemplada inclui o uso de inteligência artificial na plataforma de cursos como meio de interagir com os alunos e com as empresas, cruzando as informações e proporcionando experiências e conteúdos atualizados online e offline, trazendo flexibilidade, integração com comunidades técnicas e potenciais empregadores. Os patrocinadores e investidores oferecerão bolsas de estudo de tecnologia e se conectar na plataforma. Complexidade: A criação da plataforma não é tecnologicamente complexa, mas requer compreensão do mercado e das tendências de tecnologia. Impacto: O projeto impacta positivamente a carreira dos profissionais, aumentando sua empregabilidade. O aumento de profissionais qualificados beneficia as empresas, gerando mais negócios e contribuindo para o desenvolvimento da economia e da sociedade. O método utilizado envolve a obtenção de dados secundários e primários por meio de entrevistas, possibilitando a identificação de alternativas para explorar a oportunidade identificada. Método: O método utilizado foi o intervencionista, alinhado ao Design Science Research. Para compreender a oportunidade, foram obtidos dados secundários de fontes públicas e dados primários por meio de entrevistas com profissionais do mercado. A análise desses dados permitiu diagnosticar a situação e identificar alternativas para explorar a oportunidade, considerando a escolha mais apropriada para cada situação.