Engenharia Elétrica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Elétrica - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Motoki, Edison Massao"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise de cargas sensíveis a afundamentos momentâneos de tensão em plantas industriaisVeiga, Tadeu Luiz Xavier (2020-12-10)
Escola de Engenharia (EE)
Os Afundamentos Momentâneos de Tensão (AMTs) são distúrbios intrínsecos à operação do sistema elétrico de potência, sendo um dos principais fatores que ocasionam problemas de Qualidade de Energia Elétrica (QEE) principalmente nos sistemas de distribuição. Sua ocorrência pode resultar em aplicação de penalidades financeiras por órgão regulador às concessionárias, perdas financeiras e diversos transtornos principalmente aos consumidores industriais, bem como na diminuição da confiabilidade e eficiência do sistema elétrico. No presente trabalho foram selecionados para análise dois equipamentos considerados como cargas de maior utilização nos processos de controle e automação industriais e de maior sensibilidade aos AMTs: o contator eletromagnético de Corrente Alternada (CA) e o inversor de frequência, do termo inglês “Adjustable Speed Drive (ASD)”. Ambos os equipamentos foram submetidos a AMT através de simulação em bancada, sendo posteriormente realizado o levantamento das suas curvas de sensibilidade considerando-se a magnitude e duração do AMT e então realizada a análise dos efeitos provocados em cada uma das cargas. Os resultados atestam os dados teóricos anteriormente consultados na revisão da literatura, confirmando alto nível de sensibilidade do contator CA e do inversor de frequência. - TCCAnálise técnica e comercial para implantação de sistema de minigeração distribuída fotovoltaicaLuna, Carlos Coutinho de; Wissinieuski, Felipe Cury; Silva, Luiz Henrique Cabral da (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho avaliou o dimensionamento de um sistema de minigeração distribuída fotovoltaica, através do modelo de autoconsumo remoto definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em sua Resolução Normativa 482/2012 e 687/2015 para gerar economia para uma universidade particular localizada no estado de São Paulo. Foi dimensionada a geração de 500kW que demandou 1520 módulos fotovoltaicos policristalinos com potência nominal de 335W e 4 inversores de frequência com potência nominal de 100kW integrados a rede de distribuição de energia elétrica, além de todos os demais componentes necessários para o seu efetivo funcionamento. O projeto exigiu uma área de aproximadamente 20.000 m², onde foi selecionado um terreno localizado no município de Juquitiba, SP, para sua implantação, respeitando a área de concessão da distribuidora para a qual o consumidor interessado está alocado. Foi realizada a simulação do funcionamento do projeto a partir do software PV*Sol, que possibilitou analisar suas características e, por fim, calculou-se o tempo de retorno do investimento do sistema fotovoltaico que foi de aproximadamente 9 anos, concluindo a respeito da sua aplicabilidade técnica e comercial. - TCCAplicação de Self-healin em redes smart grid para melhoria dos índices de continuidadeSilva, Pedro Henrique Martins da (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho, tomando como referência o setor de distribuição de energia elétrica, estuda a problemática da falta de recursos tecnológicos que possibilitem um melhor desempenho de sistemas de proteção. Destarte, é apresentado primeiramente a partir de revisão da literatura os principais conceitos de redes de distribuição de energia, assim como os equipamentos de proteção e suas aplicações na topologia. Por conseguinte, é determinado como as redes inteligentes implicam em uma melhoria nos sistemas de proteção da infraestrutura, dentre eles, tem-se o Self-healing que, a partir de uma região de falha do circuito, a isola e realimenta parte do trecho desenergizado em um lapso de tempo curto e que possibilite a solução da falha de maneira prática. Com o intuito de apontar a aplicabilidade do método de Self-healing, foi elaborada uma topologia via software SinapGrid que aplique as manobras de isolamento e reenergização dos trechos. Este trabalho apresenta, através de relatórios informativos obtidos pelo software SinapGrid, que a operação do Self-healing é efetiva na realimentação de circuitos que aponte falhas em trechos pontuais, assim como também a previsibilidade de novas falhas em detrimento do novo trecho energizad - TCCDesenvolvimento de um protótipo para monitorar a temperatura bucal para uso odontológicoCarvalho, Marcus Vinicius dos Santos (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Os aparelhos ortodônticos ficaram populares com o aprimoramento na fabricação de bandas, bráquetes e fios. Desde então, a busca por esse tipo de tratamento aumentou. Dentre tantos métodos de tratamento podemos destacar o uso do aparelho móvel, que na maioria dos casos é usado combinado a outras técnicas. Com o avanço da tecnologia e o surgimento do IoT, um método chamou a atenção por ser capaz de melhorar esse tipo de tratamento. Contudo, apesar de promissor, esse método ainda pode ser estudado e melhorado. Evidenciando as medições de temperatura como elemento chave no trabalho, foram estudadas tecnologias capazes de monitorar e facilitar o processo. Assim, este projeto realizou o estudo e a elaboração de um sistema melhorado para monitoramento da temperatura em tempo real e visualização dos parâmetros obtidos através de um site HTML. Por meio da avaliação do sistema, coleta e análise de dados, constatou-se que o sistema obteve uma boa resposta, mostrando, com base nos testes realizados, o tempo em que o sistema ficou em determinado ambiente considerando a sua temperatura. Como fator importante para o funcionamento do protótipo, os dispositivos e tecnologias empregadas não apresentaram erros graves nem travamentos, mesmo submetidos a condição proposta, simulando um ambiente bucal. Os parâmetros coletados foram precisos e demonstram o sucesso dos testes. - TCCFatores de projetos para instalação de religadores automáticos com foco na qualidade de energiaCorreia, Danilo Yuji Alves (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O trabalho apresenta um estudo de caso de uma instalação de religador automático em redes primárias de distribuição. A implementação dos religadores auxiliou na redução dos indicadores de continuidade, todavia para consumidores que possuem cargas sensíveis, principalmente no setor industrial, os distúrbios de tensão da rede elétrica provocados pelo religamento da rede se tornaram um problema grave, causando prejuízos monetários imensuráveis. Para tal foram realizados estudos aprofundando os conceitos de proteção de redes de distribuição, tendo como foco o religador automático trifásico apresentando seus conceitos e princípios de funcionamento. Além disso, foi direcionado estudos na área de qualidade de energia, sobretudo, com relação aos seus indicadores de qualidade, através da leitura do módulo 8 do Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST). Foi modelado utilizando o software SINAPgrid, uma ferramenta computacional que permite o estudo e modelagem de sistemas de redes elétricas aéreas e suas propriedades, com a finalidade de demonstrar a viabilidade do uso dos religadores trifásicos. O estudo foi desenvolvido e testado demonstrando a viabilidade da instalação do equipamento de proteção. Em uma das simulações obteve-se um índice DEC de 2,03 sem a atuação do religador, após sua implementação obteve-se um índice DEC de 1,99, demonstrando assim a redução dos indicadores de continuidade do serviço. - TCCIdentificação de fraudes em medidores de energia eletromecânicosJesus, Alicia Alves de; Raunheitte, Isabela Medeiros (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
A interferência do campo magnético causado por um ímã próximo ao medidor de energia elétrica, gera alterações na leitura do medidor, o que pode fazer com que a concessionária cobre abaixo do valor real consumido, caracterizando uma possível fraude. A concessionária de energia elétrica deve efetuar o flagrante com provas juridicamente consistentes para que se confirme a irregularidade. Diante do problema apresentado, este projeto propõe uma solução capaz de identificar a interferência de campos magnéticos externos ao medidor eletromecânico, de forma a facilitar o flagrante de fraude de energia elétrica. Foram realizadas simulações em software e medições em bancada a fim de se comprovar as alterações do campo magnético próximo ao medidor. Com esses valores, foram tabulados resultados de medidas de campo magnético em diferentes posições do ímã próximo ao medidor. A partir dos valores aferidos, seria possível que durante uma ação em campo as equipes utilizassem um dispositivo dedicado à medição de campos magnéticos para identificarem a presença e posição de um ímã causador da fraude e, com isso, realizar o flagrante. - TCCMetodologia de projeto de sistema de proteção contra descarga atmosférica.Santos, Tiago Candeo (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
As descargas atmosféricas possuem potencial de danos diretos e indiretos muitas vezes irreversíveis, a implantação de um sistema de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) é o principal fator de minimização dos prejuízos causados por essas descargas. O tema proposto por este trabalho tem como objetivo demonstrar de forma sucinta e clara todas as etapas para o desenvolvimento de um projeto de sistema de proteção contra descarga atmosférica respeitando a NBR-5.419/2015. As principais etapas de um projeto de SPDA foram levantadas através de análise da própria NBR e de artigos selecionados através de critérios como tempo de publicação e origem, tais etapas para desenvolvimento do SPDA são: análise de risco, classificação, métodos de captação e posicionamento de descidas e aterramento. Ao final demonstra-se a aplicabilidade dos conceitos em um estudo de caso que engloba os principais pontos em questão, além disso, foi realizada uma análise técnica sobre o tema. Concluiu-se que as etapas propostas como metodologia de desenvolvimento para SPDA atendem a necessidade de proteção de indivíduos e equipamentos.