Engenharia de Materiais e Nanotecnologia - Teses - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais e Nanotecnologia - Teses - EE Higienópolis por Orientador "Munhoz Junior, Antônio Hortêncio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseConcreto aditivado com pseudoboemita e poliacrilato de sódioPacheco, Caroline Valadão (2020-04-16)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
A pseudoboemita é um oxihidróxido hidratado de alumínio obtido a partir de precursores inorgânicos pelo processo sol-gel sendo utilizado como precursor da alumina e como reforço na obtenção de nanocompósitos. Neste trabalho foi utilizado pseudoboemita com adição de poliacrilato de sódio com a finalidade de promover um aumento no espaçamento das particulasde pseudoboemita, que tendem a se aglomerar no material. O material obtido foi adicionado ao concreto com o objetivo de melhorar a sua trabalhabilidade e a sua resistência. O novo concreto obtido foi caracterizado por meio de ensaio reológicos, mecânicos e microestruturais. Os resultados mostraram que a adição da pseudoboemita com o poliacrilato de sódio aumentou a significadamente a resistência a compressão e melhorou a trabalhabilidade do concreto. Para avaliação destas propriedades foram realizados ensaios de abatimento tronco cone, ensaio de resistência à compressão, ultrassom e caracterização do nanomaterial. Os dados de resistência a compressão mostraram uma tendência de aumento da resistência adicionado ao concreto a compressão com adição de pseudoboemita e poliacrilato de sódio. - DissertaçãoConcreto de cimento Portland com adição de pseudoboemitaEmilio, Romualdo (2019-01-24)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
O cimento Portland (CP) é a principal matéria-prima para a produção do concreto armado, componente estrutural de grande prestígio por contribuir na tradução do requinte e conforto das edificações urbanas. Patenteado há pouco menos de 200 anos, o CP pode receber diversas adições com componentes que auxiliam em seu desempenho e melhoram suas propriedades aglomerantes, resistência e impermeabilidade. Este trabalho inédito apresenta a síntese em laboratório do nanomaterial pseudoboemita, em grande quantidade, onde, parte da qual foi utilizada na forma de gel úmido e outra liofilizada. O nanomaterial foi adicionado ao CP nas seguintes porcentagens em massa: 5,0% na forma gel, 2,5% e 5,0% gel liofilizado para obtenção de corpos de prova de concreto. Esses corpos-de-prova moldados com e sem adição, utilizando o mesmo traço de concreto, foram avaliados quanto ao calor de hidratação, plasticidade (slump), resistência à compressão (fck) e propagação de onda ultrassônica aos 7, 14, 21 e 28 dias. Os resultados mostram que a adição de pseudoboemita no CP que melhora as propriedades do concreto é 5,0% na forma de gel, pois no caso da adição na forma liofilizada, a água de amassamento compete entre a reação química do concreto e a reidratação da pseudoboemita, necessitando maior fator água/cimento no concreto de CP que recebe adição na forma liofilizada.