Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Guatelli, Igor"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA mediação e o espaço recriado: a arquitetura de Lina Bo Bardi revisitada pelas lentes de Anish Kapoor e Olafur EliassonLippi, Giovana Diniz Giosa (2024-02-06)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A pesquisa tem como tema mais amplo construir intertextualidades entre arquitetura e arte a partir de elementos de mediação, ativadores dessas inter-relações. Este trabalho pretende identificar e problematizar o espaço recriado a partir de relações intertextuais provindas de elementos e situações dentro/fora da obra. Trata-se de um diálogo cruzado advindo de aproximações e distanciamentos entre obras dos artistas Anish Kapoor e Olafur Eliasson e obras da arquiteta Lina Bo Bardi. Bo Bardi, Eliasson e Kapoor partilham da criação de receptáculos pulsantes, à espera de significações. Constantemente aproximando e colocando em contato peças heterogêneas, suas obras preservam pontas soltas, atuando como obras abertas à interpretação do usuário. Encontram-se obras isentas de pré-determinações fixas que desejam romper com estruturas monológicas e discursos dominantes. Contrapondo-se à imunização dos espaços, são obras que desejam ser contaminadas pelo que vem de fora, revelando, assim, a importância da pluralidade e instabilidade que resultam em espaços em permanente estado de mutação. - DissertaçãoAtivismo ambiental comunal e a construção de alianças imprevistas no espaço público urbano, periurbano e rural: Os casos do Zuccotti Park em Nova York, do coletivo Mulheres do GAU em São Paulo e das ZAD francesas.Linhares, Maria Clara De Aguiar Reial (2023-02-16)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Essa pesquisa se propõe a construir uma discussão a respeito do papel do ativismo ambiental como agente de um biopoder insurgente através do estudo de três casos em diferentes escalas territoriais: a rural, a periurbana e a urbana. Em um primeiro momento, o trabalho aborda o tema da biopolítica e a questão da crise climática como fatores que promovem o agravamento da pobreza e precipitam a formação de movimentos insurgentes, como possibilidade para a coletividade construída com os não humanos - apoiado principalmente nas obras Microfísica do Poder (1979) de Michel Foucault e Diante de Gaia (2020) de Bruno Latour. Em seguida, serão discutidos os exemplos de ativismo ambiental e seus desdobramentos: as ZAD [Zones à Défendre - Zonas a serem defendidas] francesas em uma escala rural, o coletivo Mulheres do GAU em São Paulo e a ocupação do Zuccotti Park à época do Occupy Wall Street. A adoção de três situações territoriais distintas têm a finalidade de ampliar possíveis interpretações e abordagens a respeito desses imbricamentos e vínculos entre ações, sua expressão, conteúdo e o território onde ocorrem. Por fim, o trabalho se aproxima do conceito de rizoma para construir uma reflexão crítica sobre micro sociabilidades e interações horizontais como criação de uma cultura ambiental por vir. - DissertaçãoA construção da dimensão local e de micropolíticas urbanas a partir do resíduoLadeira, Anariá Reis Simões (2022-02-14)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A presente pesquisa propõe investigar as apropriações e expropriações dos territórios sob vias elevadas — essencialmente viadutos —, lugares estes esquecidos na cidade e que são considerados espaços residuais, rompendo com a dinâmica urbana. A estrutura conceitual da dissertação foi constituída com o objetivo de ancorar uma reflexão crítica complexa e mais profunda sobre a ocorrência desses espaços em diferentes contextos urbanos e culturais. Os termos apresentam leituras e amarras referentes a espaços que carregam muitas significações e subjetividades para além do seu uso óbvio, que são ou têm potencial para serem ocupados de diversas formas, efêmeras ou permanentes, podendo ser concomitantes ao uso original do espaço, justapostos ou contrapostos a ele, revitalizados, abertos ao porvir, gerando assim novos significados. A função principal dos viadutos é a ligação entre dois pontos da cidade; porém, é possível identificar novos fins e destinações a partir de singulares apropriações para esses vazios, que são oriundos de suas próprias disposições no território. O estudo parte de um recorte nacional e internacional de exemplos de ocupações encontrados sob viadutos, sendo nove os selecionados como suporte à reflexão que almeja ser enriquecida pelas diferenças que os aproximam e os distanciam. A pesquisa teórico-conceitual foi construída a partir de questões que elegemos como importantes, ligadas ao direito à terra, à cidade, à vida e ao exercício da liberdade e da ação política. Esse campo teórico olha para o momento presente com uma lente indagativa e reflexiva sobre os processos de apropriação de tais espaços, amparando-se em conceitos que nos ajudarão a pensá-los criticamente. Uma lente reflexiva que põe foco em técnica, micropoderes e intervenções do Estado, responsáveis pelo acolhimento e/ou inibição e interdição a essas ações. - DissertaçãoO dentro e fora da tela no século XX e início do século XXI: considerações sobre seis obras que aparentam extrapolar o limite espacial e temporal de seus suportes e suas virtualidades atualizadasColognese, Thatiane Marah Pimentel (2023-02-14)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
No século XX, diferentes suportes tornaram-se meios de difusão de conteúdos que de alguma forma almejaram extrapolar os limites e de seus suportes provenientes. No século XXI, a criação de novos suportes teletecnológicos acentuou o apagamento dos limites que supostamente considerávamos realidade e virtualidade, conteúdos virtuais se tornaram expressões reais e vice-versa. Este trabalho pretende se debruçar sobre seis telas de diferentes naturezas e aos conteúdos atrelados a elas a fim de investigar o borramento entre realidade e virtualidade, realidade e ficção, conteúdo e expressão, espaços de representação e representações socioespaciais, visibilidades e seus rastros. - DissertaçãoGalerias comerciais de interiores de quadra: uma leitura cruzadaFonseca, Thaís Pinto (2024-08-15)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O propósito desta dissertação é investigar e compreender os espaços urbanos que operam de maneira ambígua, nos quais as esferas pública e privada coexistem simultaneamente. Busca-se analisar como esses espaços podem transcender sua natureza consumista para se transformar em locais de produção cultural, especialmente por meio da gestão pública. O foco de estudo desta dissertação recai sobre as galerias comerciais localizadas no miolo de quadra, explorando sua formação e contexto histórico tanto na França, que foi pioneira nesse modelo arquitetônico, quanto no Brasil. O trabalho se baseará em conceitos, autores e dados que sustentem a análise proposta. A dissertação indaga se esses espaços, notadamente as galerias que passaram por reterritorialização e adquiriram novos significados urbanos, podem apontar para a construção de um renovado senso de coletividade ou um processo inovador de compartilhamento do espaço público. - DissertaçãoMultivalências da insurgência na contemporaneidade e suas reverberações territoriais na cidade de São PauloCunha, Raphaela Rodrigues Mello de Castro (2022-02-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a epistemologia da insurgência relacionada à emergência das ocupações territoriais no espaço público contemporâneo, sobretudo nos movimentos existentes na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. Partindo da análise ontológica do que pode ser considerado insurgência, visa- se construir o cerne da discussão a ser abordada. Em seguida, propõe-se a reflexão sobre a importância destes movimentos, espontâneos e imprevisíveis, em face do neoliberalismo, cuja estandardização induz a domesticação dos indivíduos; ou seja, tudo o que foge à norma, que propõe um pensamento crítico e/ou uma mudança de panorama tende a ser reprimido. Todavia, as manifestações continuam a ocorrer, inerente às resistências existentes, demonstrando a necessidade vital da sociedade de se expressar, de ocupar um território, como também, a importância do espaço público como meio, instrumento, deste anseio. Neste trabalho, o espaço público será destrinchado como território físico e virtual. A territorialidade da insurgência e suas multivalências vislumbradas através das trincheiras urbanas e virtuais serão expostas, a fim de se ampliar o questionamento e possível compreensão das transformações das relações sociais e urbanas atuais. Como recorte de análise territorial, elege-se a Avenida Paulista, eixo urbano de notoriedade na cidade de São Paulo e palco de muitas das manifestações contemporâneas. Parte-se de uma discussão social, política e sobretudo espacial, do porquê este local foi escolhido como sede desses movimentos, como também, um debruçar sobre as apropriações do espaço, ou seja, como os diferentes grupos sociais se comportam diante do cenário urbano, a partir da reprodução e do resgate histórico de alguns símbolos: palavras e frases de ordem, bandeiras, comportamentos, vestimentas lugares etc. Intenciona-se, por meio deste trabalho, ratificar a importância do acolhimento territorial do espaço público diante dos movimentos insurgentes, tal como a valorização do papel do cidadão, leia-se indivíduo dotado de ação política, na contribuição do fortalecimento ou enfraquecimento de um contexto urbano diverso e democrático. - DissertaçãoSlam resistência e as microterritorializações urbanasDias, Raíssa de Araujo (2019-02-20)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This paper aims to expose and discuss one of the many forms of marginal expression existing in cities, seeking a possible intersection between such forms of artistic expression and the emergence of other or new territorialities in the public space. Starting from the marginal expressions born in the American hip-hop movement of the 70's and in Brazil in the 80's, also inspiration in other diverse manifestations and international and national artistic movements, such as installations, happenings and performances, it is sought apprehend and reflect on another urban ethos brought about by an art that combines lyrical and revolt by manifesting itself in some squares and buildings of the city treated here as "intermediate spaces". In this work, this other territoriality (or an intermediate space between the extensive public space and the private space) will be considered a fertile place for freedom of expression, suggesting the appropriation and free creation of its users, impelling the emergence of small "others spaces "that happen from the use, a" spontaneous architecture "of the space generated from the understanding of these processes of appropriation of the cities by the marginal and contestatory languages present in the collective Slams where poets read or recite a poetry of their own in a performative way, in form of battle - in the city of São Paulo. It starts from a discussion for the construction of a cartography of the contestatory action of the subject in the city, its expression and that other space produced as input for a reflection on the public space in the contemporaneity. It is hoped that at the end of the work, it is possible to qualify even as a concept, what would be an architecture sensitive to such urban ethos.