Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Guimarães, Alexandre Huady Torres"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO cânone vicentino nas mídias digitais: um processo de reescrita pela ótica da educação básicaPeres, Anne Cristina Barbosa (2013-08-27)
Letras
Nossa pesquisa teve como objetivo refletir sobre a inquietação indagadora acerca da importância da leitura em uma sociedade que pretende ter cidadãos reflexivos e críticos e a falta de motivação que o adolescente e o jovem têm para ler livros considerados pela academia como cânones literários. Desde o início da história da educação no Brasil, há a preocupação docente com a leitura e a escrita. Ultimamente, é comum ouvirmos os educandos reclamarem sobre as leituras obrigatórias e os docentes afirmarem que os alunos não leem os livros cânones, apenas recorrem a cadernos de resumos e aos textos de análise disponíveis também na internet, porém, a tecnologia pode ser utilizada como uma ferramenta contemporânea e motivadora para a leitura desses livros. O foco dessa pesquisa foi a prática pedagógica desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio de uma escola particular, situada no bairro de Higienópolis na cidade de São Paulo. Essa prática está calcada na apresentação e na análise de trabalhos desenvolvidos pelos discentes a partir da leitura do Auto da Barca do Inferno escrito por Gil Vicente, no século XV e lido e reescrito por eles, alunos, no século XXI, com o emprego das mídias digitais, que se mostraram eficazes nessa reescrita. Esse autor foi escolhido pela possibilidade plural de leitura de sua obra escrita com tom crítico, que podia conscientizar a sociedade portuguesa do século XVI sobre os problemas de respeito, de ética e de cidadania. Pudemos concluir que quando motivados os adolescentes leem e, como registrado nas orientações propostas pelos PCNs, conseguem desenvolver uma investigação histórica que permite reencontrar o mundo sob a ótica do escritor de cada época e compreender a atemporalidade das obras. - DissertaçãoDo it yourself : o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino médio por meio de programetes televisivosPaula, Regiane Lima de (2015-08-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ensino efetivo de línguas estrangeiras na Educação Básica sempre foi um grande desafio para educadores e gestores de escolas. Normalmente, muitas escolas se preocupam em cumprir o planejamento escolar em detrimento da busca e do aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. O ensino da Língua Inglesa sofreu grandes mudanças ao longo dos últimos anos e, hoje, ainda, possui deficiências que comprometem a aquisição da língua diante de sua real função: a comunicação. Entretanto, muitos instrumentos, além do livro didático, podem ser utilizados para acelerar, concretizar e aprofundar a aplicabilidade do ensino da língua estrangeira em questão. Foi a partir dessa necessidade de busca por novos caminhos para contribuir com a real aprendizagem de nossos alunos, que este trabalho foi idealizado. Trata-se, portanto, de uma proposta de criação de um programete, uma transmissão de 3 a 5 minutos inserida no decorrer de uma programação de uma emissora de TV, canal de rádio ou redes sociais, utilizando estruturas da Língua Inglesa estudadas pelos alunos durante o ano letivo e discutindo assuntos relevantes e interessantes a eles. A propósito, os alunos recorreram às mídias digitais para a aplicação da língua a serviço da comunicabilidade da língua estrangeira em questão. A prática pedagógica dos docentes também deve estar a favor da aquisição da língua estrangeira para que os educandos visualizem o sentido verdadeiro de se aprender um segundo idioma. - DissertaçãoDO VERBO ÀS CAPAS: EDIÇÕES DE O CORTIÇO NO SÉCULO XXILuciani, Luciana Paula Bento (2015-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente dissertação tem como objetivo a análise de três capas do romance o cortiço (1890), de aluísio azevedo (1857-1913), publicadas, em livros impressos, no mercado editorial brasileiro. Essas capas, das editoras dcl, hedra e ática, de 2015, 2013 e 2011, respectivamente, foram selecionadas após pesquisa virtual e de campo, entre os anos de 2014 e 2015. Considerou-se, entre outros critérios, para a seleção das capas, publicações a partir de 2010, com o objetivo de observar como o cortiço, uma obra do século xix, é traduzida imageticamente na capa para o leitor do século xxi. Pretende-se, portanto, por meio deste estudo imagético, examinar as correspondências semânticas entre capa e texto literário, levando em consideração a estética naturalista, bem como o momento sócio-histórico do romance e da sua publicação no século xxi, oferecendo, assim, outra possibilidade metodológica de compreensão dessa importante obra de aluísio azevedo, consagrada como a mais importante expressão literária do naturalismo brasileiro. Recorre-se aos fundamentos teóricos da escola gestalt que fornece meios concretos para que se proceda a leitura visual da forma, especialmente aos estudos de rudolf arnheim (2013), joão gomes filho (2009) e donis a. Dondis (2003). Buscam-se, também, os pressupostos da tradução intersemiótica, em julio plaza (2008) e roman jakobson (1995), para compreender como ocorre o processo de transformação de uma linguagem, construída através de um sistema semiótico, em outra linguagem. - DissertaçãoOs dois lados de veja: o letteringe a tipografia como elementos integrantes na concepção da linguagem visual e na construção de sentido em anúncios publicitários impressosSilva, Brunelly Lopes da (2015-03-25)
Letras
O objeto de análise da pesquisa em questãosão quatro anúncios publicitários da Revista Veja, que fazem parte da campanhaQuem lê Veja entende os dois lados. Com isso, abarcaremos afunção atual da tipografiae do letteringno contexto da linguagem publicitáriacomo elemento-chave na construção de sentido e, portanto, pilar de sustentação da verbovisualidade. A forma da palavra, aliás, geralmente está atrelada à estética visual quando, na realidade, ela contribui para a construção de sentido tanto quanto o próprio conteúdo textual. O que se propõe, então, é a percepção do elemento gráfico como um signo que transpõe a psicologia da Gestalte, por conseguinte, traz consigo, em seu interior, diversas vozes que dialogam entre si ecom o contexto sócio-histórico. Há muitas fontes tipográficasou desenho de letrasque fazem parte da própria história e representam essa relação em sua forma. A questão por detrás dessa proprosta, em suma, é o saber ver , ou seja, uma percepção visualdistinta. Para tanto, utilizaremos como alicerce para as considerações tecidas nesta pesquisa autores como João Gomes Filho,Paulo Heitlinger, Adilson Citelli, Ellen Lupton, Erik Spiekermann,Donis Dondis, Petter Bonnici, Maria Fernanda Lopes Almeida, entre outros. - DissertaçãoEra uma vez um crime : representaçőes do mal na revista VejaMenezes, Mariana Leijoto Pinto Oliveira e (2016-09-30)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The magazine journalism has always tried to approach its readers through thematic and narrative organization, in a more distinct and deep form, - even because of its periodicity - than daily newspaper. In the reports and materials produced on violence, literary and opinionated bias becomes evidenced by the use of narrative resources that reveal a sophisticated narrative environment with intentions, ideologies and ways of conduct that communicate with the society and its way of dealing with the brutal and the grotesque. The purpose of this dissertation research project, initiated during journalism graduation is to verify, through the analysis of Elize Matsunaga's case report published in Veja magazine, how narrative elements engender in the journalistic production to deal with violence and use literature references to fairy tales to connect with the reader. In addition to conceptualizing the magazine journalism and its discursive strategies, this study analyzes the magazine's means of production, and studies verbal and non-verbal texts associated with fairy tales in the selected corpus to finally look into the journalistic- and human need- to narrate, discuss and think evil. - DissertaçãoEstudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua maternaBarbosa, Kédma Keila Gonçalves (2014-08-07)
Letras
O presente estudo tem o objetivo de desenvolver um olhar crítico que permita reconhecer com imparcialidade e lucidez a realidade do ensino da Língua Portuguesa no contexto da rede pública estadual. Procurou-se fazer, por meio desta pesquisa científica, uma reflexão pormenorizada sobre a relação da sociolinguística com a prática pedagógica e, buscando reconhecer nos documentos que estabelecem e parametrizam o Ensino Fundamental-Ciclo II, qual o direcionamento curricular, os recursos didáticos, a aplicação e a avaliação do processo ensino-aprendizagem da língua materna, valorizando as diferentes situações de uso e refletindo sobre a linguagem. Nesse sentido, questionou-se como se dá (ou não) a aprendizagem da língua no âmbito escolar; não somente quanto a sua expressão de acordo com a norma-padrão, mas também das possíveis intencionalidades, variações e identidades que a linguagem pode fornecer enquanto instrumento de comunicação e reconhecimento social. Por essas razões é que se fez necessário explorar o espaço e as contribuições da sociolinguística nas aulas cuja base seja a formação de concepções da linguagem como interação entre sujeitos em sociedade (sociointeracionista) na qual implica a capacidade dos sujeitos sociais de participar ou também construir conhecimentos gramaticais renovados, resultando em ações que refutem a discriminação e o preconceito linguístico. Para tanto, é necessário ao professor de língua materna possuir uma boa formação linguística, visto que, ainda é comum ver muitos equívocos da parte de docentes que lidam com o ensino de forma superficial, descontextualizada ou que pensam na disciplina de Língua Portuguesa como algo isolado e normativo; sem contar os que, por não compreenderem totalmente certas perspectivas, ignoram seu importante papel no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à análise da linguagem, bem como, sua intervenção no momento da correção e das reflexões acerca da escrita e da fala. - DissertaçãoHarry Potter entre o espelho literário e o cinematográficoRinaldi, Júlia Pacheco (2017-02-23)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho, centrado na área de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político; tem como objeto de estudo a obra literária e a obra cinematográfica Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto volume da narrativa inicializada pela autora inglesa J.K. Rowling a partir da década de 1990 e que foi adaptada para o cinema a partir dos anos 2000. Para a realização da pesquisa foi selecionado um fragmento da obra literária, presente especificadamente no quinto volume da série, intitulado Harry Potter e a Ordem da Fênix, em que o jovem Harry tem que duelar contra o seu principal inimigo dentro de seu próprio corpo. Esta passagem possibilita compreender que a personagem passa por uma crise de identidade: Harry Potter recebeu quando bebê alguns poderes mágicos de seu inimigo quando este tentou matá-lo, e ao passar a conviver repentinamente com uma mistura de sentimentos bons (amor, amizade, coragem) e ruins (raiva, medo, insegurança) que oscilam rapidamente, acredita que Voldemort exerce de algum modo um controle sobre si. Harry Potter acredita que está pendendo para o mal, assim como aconteceu com seu inimigo, mas sabe que deve lutar para derrotar Voldemort e os Comensais da Morte e reestabelecer a paz no mundo bruxo. Desta forma, abordar-se-á também este momento no filme (intitulado pelo mesmo nome) buscando entender como a essência do fragmento literário foi transposta para linguagem audiovisual, utilizando, como base teórica principal, a Tradução Intersemiótica de Julio Plaza. - DissertaçãoLiteratura, cinema, parques e produtos: Branca de Neve e suas traduções intersemióticasSilva, Débora Cibele de Benedetto e (2014-03-31)
Letras
Approximately one hundred years after its first publication in Children s and Household Tales, by Jacob and Wilhelm Grimm, the tale Snow White is translated into a movie by the Disney Studio in 1937; Snow White and the Seven Dwarfs is the first full length animated film in the history of the movies. Due to its enormous success, Snow White and the Seven Dwarfs becomes one of the definite versions of the tale registered by the Brothers Grimm. What is more, this version influences countless other productions made after its release. Subsequently, the Disney Company devises other intersemiotic translations to the tale, some of which are attractions in Disney theme parks and various retail products sold by the Disney Store. Such an expansion characterizes Disney as an expansionist company which makes of use of a portfolio of brands and media to differentiate content in order to develop creative, innovative and profitable entertainment experiences and related products. The translations to Snow White made by the Disney Company allow the audience to interact with the characters and universe of the movie in a deeper way and, moreover, they increase the niches of consumers who may appreciate the story. An academic study about such intersemiotic translations may help us comprehend in which ways the audience, in general, interacts with fairy tales nowadays. In order to do so, the following dissertation proposes a dialogue between literature, movies and communication, and presents an analytical thinking process which starts with a literary analysis of the Grimm s tale, reflects upon the concept of intersemiotic translation and then focuses on some of the translations to Snow White devised by Disney. - DissertaçãoMashup brasileiro, a coleção clássicos fantásticos: a literatura como produto do mercado editorialRodrigues, Sheila Darcy Antonio (2013-12-20)
Letras
O homem é um ser profundamente ligado à narratividade e que tem por característica contar e recontar histórias. Um texto literário é o que pode ser reconhecido como uma obra de valor artístico, que representa os anseios e as reflexões relativas às grandes questões universais da humanidade e, como forma de arte, a literatura tem o poder de proporcionar ao leitor, uma série de novas experiências, que o levam a vivenciar distintas realidades e acontecimentos, sem a necessidade do experimento físico destas situações. Porém, quando do advento da criação da imprensa de tipos móveis por Johannes Gutemberg, em 1455, instalou-se no Ocidente uma nova tecnologia que permitiu a produção em maior quantidade e com maior rapidez de impressos que podiam ser divulgados, e também ser comercializados, e, a partir de então, intensificaram-se os interesses nas relações comerciais envolvendo materiais impressos por esse novo método, nascendo, assim, o que se denomina de mercado editorial. Esse mercado, como qualquer outro mercado comercial, está em constante busca de novos produtos para atender a demanda de seus consumidores, de modo que, sempre existam novidades para ser absorvidas pelo público leitor, fato que, muitas vezes, gera a necessidade da produção um determinado material, para se responder a uma demanda do referido mercado. Assim, no final da primeira década dos anos 2000, surgiu o que se está denominando de literatura mashup, que são textos que criam uma versão alternativa dos textos cânones da literatura mundial, efetuando uma mistura, por meio de uma atualização da obra cânone, com a adição de um elemento novo, normalmente fantástico/insólito, o que acaba provocando um estranhamento no leitor. Essa literatura surge para responder aos anseios de um público leitor inserido em um tempo hipermoderno no qual, as regras mercadológicas do capitalismo imperam e as novas tecnologias permitem os mais diversos tipos de criações. Por meio da analise da série Clássicos Fantásticos da editora LeYa, propõe-se um olhar sobre essa nova forma de literatura pensada como um produto do mercado editorial. - DissertaçãoNo coração da metrópole: as linguagens da cultura em narrativas audiovisuais de jovens das periferias de São PauloArruda, André Ribeiro Passos de (2015-09-04)
Letras
This research looks at the processes of construction of youth identities. We intend to reflect on the various mechanisms of cultural and political action promoted through media resources, mobilized by young participants of audiovisual creation workshops in civil society organizations, in the suburbs of São Paulo City nowadays. The daily experiments made by these young people through audiovisual recordings, in multiplier institutions which provide them with the knowledge and tools needed, contribute to promoting changes in personal relationships, sociability values as well as to a redefinition of identities day by day. These young people, in varying degrees of organization, build collective identities, get organized in a spirit of solidarity, hold dialogues, recognize themselves as entitled to rights and also as citizens and agents of change in society. We attempted to use an interdisciplinary methodological approach in a perspective related to topics of the areas of Cultural Studies, Anthropology, Discourse Analysis, Languages, History and Sociology, with regard to the dynamics of identity construction processes and social interaction, and urban sociability, for they question the different forms of resistance, as well as the process through which new values, behaviors, identities, new forms of political and cultural action are built. - DissertaçãoA polissemia em 140 caracteres: o Twitter como interface entre a educação e a comunicaçãoPrieto, Sandra Lorenzo Gonçalves (2013-02-27)
Letras
The methodological suggestions established by the PCNs (Brazilian National Curricular Parameters) guide us towards a social-interactionist practice, in relation to the teaching of the language as a contextualized system and determined socio-historically as well.Producing a text, therefore, is to act symbolically for the world, producing meaning for the other. Within this social practice, taking into account the different forms of language manifestations, the presence of technology is undeniable, moreover the interaction relations are enhanced by the Internet social networks, especially among the youngsters. Using this reflection as a springboard, this project tries to show the necessity and the importance of the school role in relation to these new textual supports that cause to emerge different digital genres that should be integrated into the academic context, to contribute to a better background knowledge to form an individual to deal with life s challenges. Twitter has acquired different functions due to the current communication that has appeared among its users, hence the awareness concerning the limits and the possibilities of written production and levels of communication of this interface should be catered by the school. The use of this communication platform as a textual support within the Portuguese Language lessons can contribute to a language learning-teaching process, in particular, for the development in the student of a more critical, discriminatory and concerned posture regarding the act of writing. We can put in evidence though, the necessity of a broader knowledge of this subject and the enormous responsibility of the teachers to take an active role in this process, reflecting upon this subject and its methodology to apply these proposals incorporating the social interactionalist theory of the language teaching into the Communication and Information Technology.