Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Brito , Regina Helena Pires de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoLiteratura infantil em contexto lusófono: uma análise de Tomé Bombom, de Olinda BejaSena, Ana Karoline Ferreira de (2022-11-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
São intrínsecas ao processo de colonização a exploração, a violência e a inferiorização do colonizado a uma posição de subalternidade. Isso implica imposição linguística e cultural para manutenção do domínio. Sendo assim, após a independência, é natural que haja um processo de reconstrução da identidade nacional e, por conseguinte, um processo de preservação da memória da cultura. Neste trabalho, tencionamos analisar a obra Tomé Bombom, de Olinda Beja, focalizando a construção da identidade nacional santomense, que é representada simbolicamente pelo protagonista Tomé. Para alcançar esses intentos, utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e para fazer um breve recorte histórico do período de colonização das ilhas de São Tomé e Príncipe, de acordo com Seibert e Hernadez, seguido pela fundamentação teórica baseada nos pressupostos dos Estudos Pós-coloniais, propostos por Inocência Mata, e dos Estudos Lusófonos sugeridos por Eduardo Lourenço, Moisés Martins e Regina Brito. Além disso, no que se refere ao panorama literário, respaldamo-nos nas reflexões teóricas a respeito da autoria feminina, e na proposta de sistema Literário de Antônio Cândido. A hipótese de analise sugerida é que assim como o menino é educado pela mãe e pela avó, a formação da identidade nacional é representada como fruto do engajamento de gerações anteriores nesse propósito, por meio da valorização dos aspectos linguísticos, isto é, da variedade da língua portuguesa de São Tomé e Príncipe e do crioulo santomense, e dos aspectos culturais. - DissertaçãoAs manifestações do grotesco nos discursos verbais e extraverbais de Donald TrumpPaula, Jennifer Bonvenuto de (2019-09-27)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente dissertação consiste na análise comparativa do conceito de grotesco presente nos discursos verbais e extraverbais de Donald Trump, antes e depois de sua eleição como presidente dos Estados Unidos. Bakhtin (1987) argumenta que as ideologias presentes no discurso são determinadas diretamente pelo contexto político-social no qual o sujeito enunciador se relaciona, ou seja, consiste na análise contextual da estrutura discursiva. Logo, esta dissertação tem como base a Análise do Discurso, responsável por estudar desenvolvimentos linguísticos, culturais, políticos e sociais, remodelando-se de maneira espacial e temporal em que é analisada (BAKHTIN, 1987). Dessa forma, focalizar-se-á no conceito de grotesco por meio de quatro categorias: a desvalorização da hierarquia da igreja; o rebaixamento da figura feminina; o baixo material envolto de questões sobre sexualidade e o conteúdo imagético, ou seja, a extraverbalização discursiva e sua mensagem intencionada. Ademais, este estudo traça o perfil discursivo de Trump ao apresentar breve biografia analítica; apresenta o conceito do grotesco e sua manifestação por meio de seus discursos (via Twitter, Instagram e outras redes sociais), bem como a intencionalidade acarretada. A partir dos aspectos teóricos foi possível analisar a recorrência enunciativa e estilística do grotesco empregada por Donald Trump em sua retórica.