Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Bridi, Marlise Vaz"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO amor romântico parodiado em A mulher sem pecado, de Nelson RodriguesReis, Rafael de Oliveira (2016-05-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Se pretende en esta investigación, basada en la teoría de la parodia y la retórica, la forma de analizar los discursos y acciones de Olegario y Lidia depreciar el amor y directo a la destrucción de la relación matrimonial. Análisis de la mujer sin pecado tiene la intención de investigar cómo el amor romántico se parodió, destacando las acciones y los diálogos entre Olegario y Lidia, personajes de la obra, así como las acciones y los diálogos entre pares de personajes de novelas románticas: El moreninha , de Joaquim Manuel de Macedo y de la destrucción de Amor, Camilo Castelo Branco, que servirá como elementos parodiado. Por lo tanto, se tendrán en cuenta los contextos históricos; el diálogo intertextual y interdiscursivo Nelson Rodrigues el trabajo de manera que se destacan las inversiones; la capacidad de persuasión de personajes que buscan cambiar las situaciones que serán evidentes a partir del discurso general y discurso partidista; la carnavalización del amor y la relación matrimonial como resultado de mentiras y celos exhibidas por el modernismo y la presencia de la carta como un elemento indispensable permeado importancia. Con el resultado del análisis, se concluye que los discursos de los personajes involucrados en el drama corroborado que se produjo la traición de Lidia, que culminó en una práctica crítica de la contextualización como las representaciones morales y sociales, la eliminación de cualquier representación que huye romántica de la realidad. El amor de gran prestigio para los moralistas periodo determinado llegó a ser subvertido y el choque de la modernidad dio lugar a la amortización de los aspectos antes romanticismo sobreestimado. - DissertaçãoO belo e o grotesco em personagens femininas de Memórias póstumas de Brás CubasAzevedo, Patrícia Aparecida de (2006-05-26)
Letras
Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma análise interpretativa das personagens femininas que compõem o universo de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, sob as perspectivas teóricas das personagens e das imagens grotescas, com enfoque no par de personagens Virgília e Eugênia, estabelecendo um paradigma com as demais personagens femininas presentes neste romance. Para tecer a diversidade utilizada por Machado de Assis na constituição dessas personagens femininas, apresentamos, no capítulo teórico, os subsídios referentes não só à construção da personagem, como também ao grotesco. Na construção das personagens e do grotesco na literatura, utilizamos as teorias apresentadas por Foster, Bakhtin, Rosenfeld, Antonio Cândido e Kayser, entre outros escritores. Partimos do pressuposto de que as personagens femininas machadianas têm forte personalidade. Algumas delas estão sempre no comando da situação em que vivem; outras, embora com menor expressividade, também deixam suas marcas significativas por onde passam. As personagens femininas Virgília e Eugênia, bem como as outras por nós analisadas, presentes no romance, nem sequer são as protagonistas da história, mas são tão marcantes que sobressaem mais do que o próprio Brás Cubas, pela maneira como se comportam, pela posição que ocupam na sociedade e pelo poder das decisões que tomam perante as circunstâncias que a vida lhes impõe. A análise das personagens femininas mostra que Machado é o primeiro autor a inovar na constituição dessas mulheres, principalmente em termos de autonomia. Por isso o romance em pauta, mesmo tendo sido escrito nos fins do século XIX, a cada leitura surpreende seu leitor de maneira apaixonante. - DissertaçãoA construção do duplo e o sujeito cindido em "Páscoa Feliz"Jesus, Anita Jovelina Brito de (2010-02-22)
Letras
O presente trabalho procura verificar como o duplo e a questão da identidade são tratados na novela Páscoa Feliz, de José Rodrigues Miguéis. A partir de estudos sobre o duplo feitos por Otto Rank, de uma busca de esclarecimento do conceito no assunto em várias áreas, desenvolvida por Carla Cunha para o E-Dicionário de Termos Literários de Carlos Ceia, bem como das teorias de Bakhtin em torno da posição do sujeito e das teorias de R. D. Laing sobre a cisão da personalidade, será sondado o processo de construção da personagem Renato Lima e seu duplo. Procura também examinar como um sujeito, incapaz de reconhecer-se enquanto participante de uma sociedade, divide-se, o que lhe dificulta tornar-se um sujeito situado e leva-o a desenvolver uma personalidade dupla . No sentido de esclarecer esse aspecto de construção da personagem, serão examinadas as idéias de Bakhtin sobre o assunto, assim como os estudos de Todorov acerca da manifestação do fantástico na estrutura do texto ficcional. O grotesco, o estranho e o espelho e sua função na camada simbólica no discurso e no comportamento responsivo das personagens que interagem com o protagonista também serão sondados. - DissertaçãoDas (im)perfeições de Deus: as intersecções dialógicas entre as obras Confissões e Caim: um estudo sobre a interdiscursividade bakhtinianaMachado, Eliane Aparecida (2017-06-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A literatura, como fenômeno típico da esfera do imponderável, do artístico, configura-se, mais das vezes, como uma alternativa possível de diálogo entre o indivíduo e sua realidade imediata, compreendendo-se no papel de indivíduo tanto a figura do autor como do leitor, por meio de uma relação ora pautada pela interpretação, contestação, reconfiguração, recriação ou até mesmo como estratégia de sublimação – muitas vezes única via possível de se estar no mundo – posicionar-se diante de um cotidiano tão contrário à força vital, à organicidade de qualquer ser vivo, quiçá da natureza humana – mecanismos de escapismos de experiências opressoras e desumanizadoras, arma mais que poderosa e eficiente de combate. Foi neste dia-a-dia que Agostinho de Hipona e José Saramago descobriram a matéria prima para compor suas escritas. Este trabalho propõe-se a investigar de que forma autores tão distanciados entre si, tornaram-se intérpretes contundentes de suas realidades, tradutores e vozes de mundividências tão particulares, aproximando seus textos por meio do estudo da natureza dialógica que orienta seus discursos, para compreender o entretecer-se dos enunciados, o entrecruzamento dos textos, a imbricação das ideologias, a contribuição do discurso filosófico religioso do século V ao discurso literário da contemporaneidade. Investigar o movimento de aproximação, sobreposição e distanciamento, que transita entre o tom elevado do solilóquio, gênero dialógico por natureza, que se configura como voz interiorizada do indivíduo em postura confessional presente no texto Confissões, ao tom baixo do diálogo burlesco entre Caim e Deus, ao dito chistoso, à “ironia socrática” que produz o riso carnavalesco tão mordaz que se faz presente no romance paródico Caim. O objetivo aqui é resgatar, no romance português contemporâneo, Caim, de José Saramago, a transfiguração da sátira menipéia, gênero cômico-sério da Antiguidade Clássica, também presente no texto autobiográfico confessional de Agostinho de Hipona, Confissões, como fenômeno de intersecção dialógica, a partir do estudo sobre a interdiscursividade bakhtiniana. Como embasamento teórico de apoio, aplicaram-se, principalmente, os conceitos bakhtinianos presentes em Problemas da Poética de Dostoievski e Questões de Literatura e de Estética – A Teoria do Romance, dentre outros textos também de autoria do linguista russo, assim como as vozes de outros especialistas, na condição de tradutores e intérpretes do legado teórico de Mikhail Bakhtin, para compor o aporte teórico em que se sustenta esta investigação. - DissertaçãoEntre Jesus e Barrabás: as representações de Maria Madalena em Saramago e em Torero e PimentaSilva, Wellington de Assis (2013-02-20)
Letras
Os romances O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago e O Evangelho de Barrabás, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta travam um diálogo com o texto bíblico, sendo paródia dos evangelhos canônicos. O presente estudo visa analisar as personagens Maria de Magdala e Maria Magdalena, respectivamente, almejando verificar em que sentido elas se aproximam e, ao mesmo tempo, se distanciam da figura da Madalena bíblica e o que há de semelhante e diferente entre elas. Para tal, parte dos estudos de Literatura Comparada, mais precisamente, da teoria do dialogismo bakhtiniano. Ademais, adentra em questões de identidades múltiplas e de gênero para verificar em que sentido o masculino e o feminino convivem e se complementam e de como o deslocamento das identidades auxilia no processo de construção do sujeito, no que tange à autoconsciência que as personagens dão umas às outras através do contato com o outro. - DissertaçãoFaroeste caboclo: literatura, cordel e rock and rollBarreiros, Carlos Rogério Duarte (2007-08-13)
Letras
Na canção Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana, é possível observar uma combinação singular de elementos da literatura brasileira culta, da literatura popular em versos a literatura de cordel e da indústria cultural. Esse cruzamento de diferentes sistemas culturais permite observar, de um lado, a filiação dessa composição à tradição da canção popular brasileira e, de outro, sua inserção na lógica de mercado da indústria fonográfica do rock, sempre permeável à inovação e à diferença para manter a lucratividade. Neste trabalho, aquela combinação é investigada detalhadamente: analisam-se os pontos de contato entre Faroeste Caboclo e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, A hora da estrela, de Clarice Lispector, os ciclos temáticos do cangaço e do messianismo, da literatura de cordel, e o faroeste norte-americano; a combinação de todos esses elementos culmina na conclusão de que a canção da Legião Urbana foge, em certa medida, à lógica da indústria cultural, embora esteja inserida nela. - DissertaçãoGelidez jornalística, sangue literário: uma análise de In cold bloodSantos, Rafael Fonseca (2013-08-22)
Letras
Este trabalho analisa a obra In Cold Blood, de Truman Capote, como primeiro grande romance do Novo Jornalismo ou jornalismo literário. Sumariamente, Capote publicou seus escritos em quatro partes na revista The New Yorker, em 1965. Dada a enorme repercussão, no ano seguinte foi compilado em um único volume e publicado em livro. Nesta dissertação, o leitor se deparará com uma análise acerca do que é o Novo Jornalismo, bem como sua relação com a literatura. São discutidas questões acerca do ficcional dentro de reportagens e da realidade dentro da literatura. Esquadrinha-se a narrativa, expondo suas características jornalísticas e literárias que corroboram para a grandeza da obra. Ainda no âmbito narrativo, o leitor poderá encontrar um estudo acerca da sociedade norte-americana e de que maneira Truman a apresenta e discute em sua obra. Verifica-se de que maneira Capote constrói suas personagens, como ele se utiliza de técnicas literárias para dar vida às pessoas reais dentro de sua obra e, particularmente, como ele descortina a personagem Perry Smith, um assassino frio apresentado como efeito de uma sociedade mentirosa. - DissertaçãoO insólito em "A confissão de Lúcio" de Mario de Sá-CarneiroKazan, Neide Medeiros (2010-08-29)
Letras
O propósito desta dissertação é fazer uma análise de A confissão de Lúcio, narrativa de Mário de Sá-Carneiro, a partir da aplicação da teoria do duplo e do fantástico no processo de construção da narrativa, não deixando ainda de mencionar a função exercida pelo narrador de 1ª pessoa, pois ele se apresenta como confiável, mas narra sua história a partir de uma memória que é questionável. Quanto ao duplo, a obra será analisada com base, principalmente, nos estudos teóricos de Otto Rank e Freud e, com relação ao fantástico, o apoio advirá das concepções de Todorov. O tema do duplo aparece na referida obra, em especial na criação de um insólito triângulo amoroso, composto por Lúcio, Ricardo e sua enigmática esposa, que, supostamente, constitui uma duplicação do marido, fato que possibilita mais de uma leitura da estranha aventura narrada por Lúcio. - DissertaçãoLeitura, literatura e dramaturgia na escola públicaDias, Humberto Luiz (2015-05-25)
Letras
Esta pesquisa é voltada para o estudo da aplicação do ensino de literatura e dramaturgia na escola pública, por meio de estudos pedagógicos, utilização da arte dramática, ações implantadas na sala de aula e propostas advindas dos gestores da Secretaria do Estado da Educação, educadores teóricos e profissionais relacionados às esferas da Pedagogia, da Literatura e das Artes Cênicas. As práticas realizadas pelos estudantes foram observadas a partir das sugestões descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e aplicadas em formato de montagens, inicialmente, geradas pela leitura compartilhada e ampliadas para a mostra de um Sarau Literário que ocorre há alguns anos em edições semestrais na escola pública pesquisada. - DissertaçãoA questão da identidade na lírica de Mário de Sá-CarneiroBeuttenmuller, Eric (2007-02-05)
Letras
The theme of identity is very important and discussed when we talk about Modernity. In the Portuguese modernism, for example, besides Mário de Sá-Carneiro, we have the emblematic figure of Fernando Pessoa and his heteronyms that assure a lot of discussions about the theme. The objective of this research is to analyze the question of identity in Mario de Sá-Carneiro s lyrics. Throughout his poems, the main focus is the relation made up among the image that the persona has about itself and another one, ideal, that it creates for itself, plus the consequences that the established conflict generates. In all the poems written by the renowned Portuguese poet, there is a strong perceptible difference between these images. From Mário de Sá-Carneiro s poems, we will ascertain the way the persona tries to create an own identity. We will also notice how, in a historic period that demands fragmentation, the persona searches for its identity, according to a conception of subject that is perfect and self-centered. We will realize how and why this attempt is condemned to fail. - DissertaçãoTropipolítica: poética e política em Caetano VelosoProtta, Felipe Pupo Pereira (2012-02-24)
Letras
This work has as corpus the works of one of the most relevant figures of the Brazilian cultural scenery: Caetano Veloso. Using the classification given by Hall, Caetano Veloso, as an artist, can be considered a "postmodern subject", for the fact of not presenting a unique identity, but several, which are related to the historic moment and not to biological components. This research is going to focus on the three main identities assumed by Caetano Veloso: the woman s, the man's and the Brazilian s, respectively. The objective is to analyze how each one of these identities are built in Caetano s works and, for this purpose, there are going o be analyzed the songs that bring aspects specifically related to these identities. - DissertaçãoO universo humanizado de Murilo RubiãoMartins, Verônica Nogueira (2008-02-18)
Letras
Sabe-se que o Modernismo inicia em 1922, com a Semana de Arte Moderna. A partir desse movimento, a literatura brasileira é constituída, ao longo dos anos, por uma série de correntes ecléticas: geração de 45, concretismo, poesia marginal, regionalismo, nouveau roman, entre outros. É nesta atmosfera contemporânea que surge no âmbito ficcional o escritor mineiro Murilo Rubião. Sua obra intimista parte de uma literatura fantástica humanizada para representar a angústia do homem moderno diante dos problemas sociais e psicológicos. Para melhor entender a obra de Murilo Rubião, percorremos vários caminhos. Para o estudo da literatura fantástica, pesquisamos suas vertentes entre estranho, maravilhoso, mágico, sobrenatural e humanístico, bem como inúmeras obras independentes de sua estrutura desde os textos da Antiguidade Clássica até a atualidade, sempre buscando encontrar no fantástico contemporâneo as respostas para o universo muriliano: o insólito, o supra-real, o não-real, o irreal que aparece sem surpresas, a fim de representar o absurdo da condição humana em confronto com a realidade repressora. - DissertaçãoVideoclipe: a canção para os olhosSantos, Bianca Rodrigues dos (2009-08-20)
Letras
Com o advento e popularização da televisão, o rádio perdeu parte de seu espaço. Entretanto a canção, definida neste trabalho como a soma de letra e música, tem continuado a fazer parte da vida de todas as pessoas. Assim, todo país tem seu hino nacional e toda tribo urbana aprecia um tipo de canção diferente, o que contribui, de maneira fundamental, para a construção da identidade desse determinado grupo. Ao longo o tempo, houve a necessidade de uma linguagem que unisse a canção, que é sonora, com a imagem, ou seja, uma linguagem audiovisual. Surge, então, a partir da década de 80 do século XX, o videoclipe. Apesar de delimitada pelo tempo da canção, essa nova linguagem apresenta uma grande capacidade criativa e seus diretores têm em mãos os mais recentes recursos provenientes da era digital na qual vivemos. O videoclipe faz parte da indústria cultural e pode ser considerado como uma linguagem moderna. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de um corpus composto por três videoclipes nacionais da década de 90, como o videoclipe (re)constrói a canção. As análises são realizadas sob diferentes aspectos: em Segue o seco , interpretada por Marisa Monte, há a temática da seca nordestina; em Amor I love you , da mesma intérprete, o diálogo com a obra O Primo Basílio; e em Seus Passos , interpretada pela banda Skank, o diálogo com o surrealismo.